Por que é importante fazer exames de rotina?

17/01/2023 |
Assunto: , Medicina, Saúde

Uma coisa é certa: deixar de realizá-los pode prejudicar a sua saúde e comprometer o bem-estar

QVSaude20230117Os exames de rotina são alternativas eficazes para ajudar no diagnóstico de doenças que ainda se encontram em fases iniciais, ou seja, que podem não apresentar sintomas e continuar se desenvolvendo sem que a pessoa perceba qualquer alteração até que o quadro se agrave.

E não é só isso! A realização de exames de rotina também é ideal para que um médico consiga avaliar a condição geral do organismo de uma pessoa, analisando se é preciso haver mudanças na alimentação, se o paciente deve trocar alguma medicação, se é o momento de buscar um profissional de uma especialidade específica.

Isso tudo significa que os exames de rotina são considerados um método de prevenção efetivo para garantir mais bem-estar e qualidade de vida às pessoas.

Quais são os exames de rotina essenciais para a saúde?
Existem diversos exames que ajudam a proteger a saúde e contribuem com a prevenção de doenças. A seguir, você vai conhecer 5 tipos que não podem ficar de fora do seu check up regular!

Hemograma
Ele consiste em uma coleta de uma amostra de sangue, a fim de identificar possíveis alterações nas células sanguíneas. O hemograma ajuda a diagnosticar doenças como anemia, leucemia e infecções.

Colesterol e Triglicerídeos
Ao coletar uma amostra de sangue, é possível verificar os índices de colesterol e triglicerídeos, dois indicadores importantes para o diagnóstico de doenças do coração.

Exame de curva glicêmica
Esse exame é indicado para analisar a concentração de glicose (açúcar) no sangue, com o objetivo de detectar o quadro de diabetes.

Eletrocardiograma
O exame produz uma representação gráfica da atividade elétrica do coração e serve para indicar a presença de problemas cardíacos, como a arritmia.

Papanicolau e Mamografia
Esses dois exames são exclusivos para as mulheres e ajudam a prevenir problemas nas mamas e no colo do útero, sendo eficazes na detecção de nódulos e lesões nessas regiões. Normalmente, eles são feitos 1 vez ao ano.

Não deixe de fazer os exames de rotina
Cada pessoa vai realizar os exames de rotina de acordo com aquilo que o médico julgar necessário. Mas uma coisa é certa: deixar de realizá-los pode prejudicar a sua saúde e comprometer o bem-estar.
Por isso, não abra mão desse tipo de segurança!

Fonte: QV Saúde
+Saúde

Voltar Próximo artigo