Por que as empresas quebram?

26/12/2023
| Colunista: , Icônicos Consultoria Empresarial
|
Assunto: , Economia, Empreendedorismo, Impostos, Negócios, Planejamento

Se há um comportamento padrão que leva à falência, o ideal é conhecê-lo para evitá-lo. Neste artigo, você vai aprender a fugir de um dos principais erros que podem levar seu sonho ao fim: A Contabilidade

Iconicos20231226O contador é, definitivamente, o melhor amigo do empreendedor. Sozinho, sem tempo e sem conhecimento, o dono de empresa não raro mete os pés pelas mãos na gestão financeira, fiscal e tributária.

Porque as empresas quebram no Brasil?
No ramo empresarial, não basta apenas saber quais decisões devem ser tomadas. É de suma importância conhecer quais resoluções devem ser evitadas, bem como o motivo de não adotá-las.

O Sebrae consultou 5.727 empresas para tentar verificar as características dos negócios que não conseguem sobreviver por muito tempo. A elevada carga tributária, o difícil acesso a empréstimos e a falta de planejamento do empresário foram apontadas como os principais obstáculos ao desenvolvimento das empresas.

Carga tributária
Aqui reside um grande problema, pois, além da alta carga tributária que fica sob responsabilidade dos empreendedores brasileiros, também há a questão da complexidade do sistema (que define a forma de pagamento desses tributos) e a pesada cobrança em caso de não pagamento. Por isso, é importante contar com a ajuda de um profissional que entenda do assunto, principalmente no momento de abertura da empresa, para a definição do melhor regime a ser adotado.

Acesso a empréstimos
É recorrente a situação onde o empreendedor, na esperança de fazer as contas voltarem para o azul, contrai empréstimos sem o ter o devido planejamento e a certeza de que poderá pagá-los. No final, as taxas e os juros dos bancos se tornam os maiores vilões dessa história.

Falta de planejamento
Você perde o controle das contas e, quando percebe, já está em dívida com terceiros, fornecedores e funcionários. Uma boa gestão financeira não serve apenas para manter as contas em dia. É um alicerce essencial de qualquer negócio. Afinal, é por meio de uma gestão de qualidade que uma empresa consegue realizar seus investimentos e crescer.

Decisões precipitadas
Você conhece a expressão Tomada de Decisões? Essas palavras são tão importantes no meio empresarial, porque uma decisão a ser tomada é quase como uma jogada de xadrez. Deve ser pensada, estudada e muito bem planejada. Mesmo negócios bem estabelecidos podem sofrer e fechar as portas devido às deliberações definidas impulsivamente ou elaboradas inadequadamente.

Conte com ajuda profissional
Ter a ajuda de um contador é primordial, principalmente se você não tem conhecimento na área para gerir as finanças sozinho. Por mais que à primeira vista pareça um gasto desnecessário, a ajuda que um profissional de contabilidade faz com que você evite correr riscos desnecessários.

Como você pôde perceber, existem erros muito comuns que todo empreendedor pode cometer e, sem perceber, pode levar sua empresa à falência. Após todas essas informações, você certamente está mais consciente sobre quais atitudes tomar agora para manter o bom funcionamento do seu negócio.

O empreendedor que possui um bom contador a serviço da empresa tem um parceiro ideal de negócios. Esse tipo de suporte faz uma diferença muito grande para que a rotina do gestor seja mais produtiva. Afinal, o profissional contábil pode resolver inúmeros problemas e se antecipar a outros sem que você sequer perceba isso.

Você viu neste artigo algumas das tarefas realizadas por um bom contador que livram sua empresa de grandes transtornos. A presença desse profissional ao seu lado é, sem dúvida, responsável por direcionar o negócio ao sucesso e não ao fracasso.

Mas fique atento: contratar um serviço de contabilidade não significa se eximir dos seus deveres de empresário. É preciso saber até onde vai a responsabilidade do contador e onde começa a sua. Afinal, você é o dono da empresa e é de você que ela espera o comportamento de um bom gestor. Dê o devido valor ao seu parceiro e não deixe de fazer a sua parte.

Quer saber mais sobre o assunto? Faça contato.
+Icônicos Consultoria Empresarial

Voltar Próximo artigo