Por que a água da piscina fica verde quando chove?

02/03/2020
| Colunista: , Ricardo Freitas
|
Assunto: , Piscinas

A água verde pode ser um problema grave, mas tem tratamento

PortoRicoPiscinas20200202

Muitas vezes a piscina acaba abandonada na época de chuva. O único que lembra dela é o responsável pela limpeza. E o desafio de quem limpa a piscina é não deixar que a piscina fique verde com a chuva.

Piscina com água verde pode ser muito mais recorrente do que se imagina e os motivos, no geral, são sempre os mesmos: a falta de manutenção adequada que leva à proliferação de algas.

Quando chove, o vento forte e a água da chuva podem levar muita sujeira para dentro da piscina, como plantas, grama e terra, levando, assim, milhões de microrganismos também. Se a piscina não estiver com os níveis certos de pH e alcalinidade, as algas vão aparecer, se multiplicar rapidamente, bem como as bactérias, o que tornará a água esverdeada e imprópria para uso.

Por isso, a manutenção da piscina nas épocas de chuva deve ser tão intensa e cuidadosa quanto durante os períodos de uso frequente. Aliás, durante o verão, quando todo mundo está usando a piscina, há também um período de chuvas fortes. Fazer a manutenção preventiva, para evitar que a água da piscina fique verde, é também uma forma de evitar muita dor de cabeça.

Como evitar que a água da piscina fique verde?

A dica é bem simples, manter a água de piscina sempre bem cuidada. Para isso é necessário checar com frequência o pH e a alcalinidade.

Se normalmente você checa o pH, a alcalinidade e o cloro livre da piscina semanalmente, para fazer a limpeza da piscina na época de chuva é interessante que você meça e corrija estes parâmetros diariamente.

De preferência, medir e corrigir o pH, a alcalinidade e o cloro durante a manhã e repetir o processo durante a noite. Deve-se manter este controle dos parâmetros da piscina mais de perto pois com as chuvas o pH e a alcalinidade tendem a diminuir.

Mas e se minha piscina já estiver verde, como tratar?

Se a água da sua piscina ficou verde, é preciso ter atenção ao tratamento. Em casos mais graves, quando há muita alga e bactérias na água, é preciso até esvaziar completamente a piscina, o que pode causar um prejuízo enorme aos donos.

O primeiro passo é avaliar as condições da água, medindo a alcalinidade e os níveis de pH. Se você não sabe como fazer, contar com a ajuda de profissionais é o mais indicado.

Será necessário a utilização de algicidas, floculantes para decantação e cloro, mas a quantidade ideal irá variar de acordo com o tamanho da piscina e a gravidade do problema. A limpeza manual também será necessária após a aplicação e a ação dos produtos químicos.

Recuperar a água não é um processo tão simples e exige conhecimento no assunto. E, como você pode perceber, pode causar algum prejuízo. O ideal, portanto, é manter a água sempre limpa e bem cuidada, atuando na prevenção à proliferação de algas e bactérias na água.

Se ficou alguma dúvida, fale conosco.

Voltar Próximo artigo