Mitos sobre piscinas em que você precisa parar de acreditar agora mesmo
Você pode achar que sabe tudo sobre piscinas, mas provavelmente acredita em muitos mitos a respeito delas.
Essas falsas crenças podem estar impedindo momentos preciosos entre família e amigos.
Ou até mesmo transformando-os em momentos ruins.
1. Os gastos mensais com a piscina são muito altos
Mito. Antigamente, esse pensamento até poderia fazer algum sentido. No entanto, o tempo passou e, hoje, existem muitas tecnologias e facilidades para quem deseja aproveitar ao máximo essa estrutura dentro de casa. Com os recursos atuais, os donos de piscina já conseguem realizar a higienização sem grandes preocupações ou investimentos absurdos. Um bom truque é utilizar um filtro para que a água se mantenha cristalina sem nenhum esforço.
2. O cloro deixa o cabelo verde
Mito. O cloro não é responsável por deixar os cabelos verdes. Os verdadeiros culpados por isso são os metais, como o cobre, adicionados à água com produtos para o controle de algas. E ainda que o cabelo possa ficar verde, não há razões para se preocupar ou deixar de aproveitar a sua piscina por essa razão. A cor pode ser facilmente removida com o uso de shampoos.
3. A limpeza da piscina é trabalhosa demais
Mito. Quando falamos em piscina, ainda existem pessoas que acreditam que tais estruturas demandam manutenção trabalhosa e detalhada, ocupando, assim, muito tempo na agenda dos moradores. Grande engano! Assim que adquirir a sua, basta garantir que todos os equipamentos estejam funcionando adequadamente e, logo, você não precisará realizar muitas intervenções.
4. Nadar depois de comer faz mal
Mito. Todo mundo já ouviu alguma vez na vida que não se pode entrar na água depois de comer. Segundo a crença popular, isso causaria cãibras severas e as chances de um afogamento por causa disso seriam altas. Não há, porém, provas médicas que apoiem esse outro mito sobre piscinas – Saiba Mais
5. Água clara é sinônimo de limpeza
Depende. Para que a água da piscina fique própria para o banho, costumamos utilizar o cloro, substância capaz de eliminar os germes. Entretanto, o seu efeito não acontece imediatamente. Mesmo que a maioria das bactérias seja eliminada de maneira rápida, existem outras que são mais resistentes. Por isso, não podemos confiar 100% na aparência da água e, sim, em sua química. O ideal é que o local seja testado semanalmente, para conferir os níveis de cloro e o pH.
6. Piscina com odor químico pesado significa uma piscina limpa
Mito. O forte odor químico não vem do cloro. O odor significa que a cloramina se formou na água. Essa substância aparece quando os desinfetantes do cloro reagem aos contaminantes trazidos para a piscina, Seja através das pessoas (transpiração, urina, óleos corporais, cosméticos) ou do ambiente (poeira, folhas). Enquanto muitas pessoas pensam que o forte cheiro químico na piscina significa que há muito cloro na água, mais cloro pode ser necessário para acabar com a cloramina – Saiba Mais
7. Quem possui piscina não a usa com frequência
Essa é uma percepção que é relativa. Afinal, o uso do espaço está diretamente relacionado aos hábitos dos donos e à infraestrutura do espaço. Se você investir em um modelo bacana e com recursos modernos, dificilmente verá o local parado e sem utilização. Também é importante considerar o clima da região onde a sua residência está localizada. Normalmente, pessoas que vivem em cidades frias e não instalam um sistema de aquecimento, tendem a não aproveitar muito bem essas áreas. Já quem vive em lugares com altas temperaturas, consegue desfrutar melhor esse diferencial.
8. Piscinas não podem ser instaladas em espaços pequenos
Mito. A não ser que o seu objetivo seja construir uma piscina olímpica, essas estruturas conseguem ser encontradas em diferentes formatos e tamanhos. Cada um pode ser ajustado em um imóvel diferente, dependendo das dimensões do seu quintal. Assim, a indicação é conhecer bem as características do seu espaço externo, até encontrar o equipamento adequado.
Mantenha isso em mente: nadar é uma atividade divertida, saudável e relaxante. Como vimos, muito do que se pensa geralmente não passa de mito. Então, não permita que a água da sua piscina se contamine e tampouco deixe de aproveitá-la por causa de suposições, que não fazem nada a não ser estragar os seus momentos de lazer!
Quer saber mais sobre piscinas? Fale conosco.