É comum ouvirmos que a piscina está com muito cloro por que está dando para sentir o cheiro do cloro. E se te dissermos que quando você sente cheiro de cloro na piscina quer dizer que ela precisa de mais cloro?
Primeiro ponto que a maior parte das pessoas não sabe: o cloro dissolvido na água não tem cheiro! ISSO MESMO! Água clorada tem cheiro de água, ou seja não tem cheiro.
O que acontece na piscina é um fenômeno interessante. Quando você eleva o cloro da piscina, ela é desinfetada. Isso significa que as algas e bactérias que estavam ali e poderiam causar doenças e infecções nos banhistas não estão mais.
No entanto, com o uso da piscina, com a chuva, com a urina dos banhistas na piscina e uma série de outras coisas que acontecem frequentemente, a piscina vai recebendo mais patógenos e o cloro que estava a protegendo vai sendo consumido para desinfetar a piscina. Quando o cloro que estava na piscina é suficiente para isso, o nível de cloro apenas diminui, mas a piscina continua desinfetada.
O que são patógenos
Organismos capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de bactérias, podemos citar como patógenos: fungos, protozoários e vírus.
Quando o cloro livre não é suficiente para oxidar a sujeira que entra na piscina, suas moléculas acabam se ligando às moléculas de impurezas que contém Nitrogênio formando novos compostos. Estes compostos formados são chamados de Cloraminas e sim, estes têm cheiro de cloro! Quando a piscina está com desinfetante em excesso, ou seja, muito cloro, ela não tem cheiro de cloro, pois a água com cloro é inodora!
Para acabar de vez com o cheiro de cloro na piscina, basta mantê-la clorada corretamente. Apesar de parecer contraditório, com a explicação acima fica fácil de visualizar: quando a piscina está suja, ela possui um composto que tem cheiro de cloro!
Siga o passo a passo e acabe com o cheiro forte de cloro da sua piscina
* Meça e corrija a alcalinidade da piscina
* Meça e corrija o pH da piscina
* Aplique uma dosagem de super cloração na piscina utilizando 14 gramas para cada 1000 litros de água da piscina.
* Aguarde cerca de um dia e verifique a necessidade de aspirar a piscina. Se houver, aspire o fundo.
Depois disso você poderá utilizar a piscina quando o nível de cloro livre estiver abaixo de 3 PPM.
Simples, não é?
Pois é! E quando alguém te disser que o excesso de cloro da piscina está nítido devido ao odor, explique para ela! Não é o excesso de cloro que causa odor de cloro, é sua falta que traz o cheiro!
Cuidar da piscina não é difícil. Basta um pouco de disciplina e dedicação para manter tudo nos conformes e garantir uma água limpa e apropriada para o uso. Se ficou alguma dúvida, fale conosco.