Ter um pet na infância, além de ser algo marcante, pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos. A ciência já comprovou que a interação entre pets e crianças é capaz de impactar positivamente em diversos aspectos, desde a saúde mental até a física
Por que a interação entre animais e crianças é tão importante?
Ter um pet na família já é algo muito positivo para os adultos, mas quando falamos de crianças e animais, essa interação tende a ter ainda mais benefícios, além de papéis no desenvolvimento infantil. Isso porque os bichinhos podem ajudar no âmbito emocional, motor e imunológico, por exemplo.
Desenvolvimento motor
Ao brincar e repetir essas brincadeiras, a criança acaba desenvolvendo sua coordenação motora. Por isso, ao ter um pet, invista sempre um tempo do dia para essas interações, pois isso irá trabalhar naturalmente as conexões neurais do pequeno, aperfeiçoando suas habilidades como força, equilíbrio e flexibilidade.
Controle do estresse
Segundo estudos, os pets também são ótimos companheiros para acalmar e aliviar o estresse das crianças. De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, ao interagir com um cachorro é possível aumentar os níveis de ocitocina, conhecido como hormônio do amor, que traz sensação de bem-estar, promove laços sociais e diminui níveis de estresse e ansiedade.
Ajuda nas habilidades sociais
Ao socializar com pet, a criança desenvolve habilidades sociais que são muito importantes, pois a ajudam a ter mais empatia, respeito e companheirismo ao se relacionar com outras pessoas.
Os pets possuem sentimentos e necessidades, que serão percebidos pela criança ao longo do convívio. Isso fará com que o pequeno tutor tenha uma noção maior sobre ter respeito e empatia com as pessoas ao seu redor.
Fortalecimento do sistema imunológico
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, ter pets não acarreta alergias ou problemas de saúde nas crianças. Na verdade, esse convívio prepara o corpo naturalmente para combater agentes externos como os pelos e poeira, por exemplo. Com isso, esse contato ajuda no fortalecimento do sistema imunológico da criança, prevenindo dermatite atópica, problemas respiratórios, alergias e infecções.
Senso de responsabilidade
Sabemos que cuidar de um pet não é super fácil, por isso, antes de tudo é preciso ter responsabilidade. Ajudar a criança a ter senso de responsabilidade e autonomia desde cedo é possível por meio do cuidado com o bichinho. Dar comida e água, escovar, respeitar e brincar são tarefas que o pequeno irá aprender no dia a dia e levará para sua vida ao fazer outras tarefas.
Melhorias físicas e emocionais
Muitas crianças gostam de brincar usando o celular, por isso, é importante encontrar atividades físicas que despertem o interesse dos pequenos. Pensando nisso, passeios com cachorro e brincadeiras com gatinho são ótimas formas de exercitar a criança, a afastando do sedentarismo e da obesidade infantil.
Além das melhorias físicas, ao ter um pet a criança também tem melhorias emocionais. Muitos pets, principalmente cães, atuam em tratamentos terapêuticos, como em casos de crianças autistas, por exemplo, pois são capazes de auxiliar na socialização, reduzir níveis de ansiedade e estresse e ajudam no desenvolvimento psicomotor e da linguagem.
Principais cuidados para manter um ambiente com animais e pets
Antes de ter um pet é preciso se planejar muito bem, afinal, será quase como dar um irmãozinho para a criança, já que é necessário pensar nas vacinas, alimentação, saúde, higiene, brincadeiras, carinho, cuidados e acessórios.
Vale lembrar de que esses cuidados serão por anos, muitas vezes mais de uma década. Por isso, é importante termos consciência antes de adotarmos e pensarmos nas condições a longo prazo, pois os pets são vidas com sentimentos e necessidades!
Também não se esqueça de analisar a interação entre os animais e crianças, principalmente se forem muito novinhos. Preze para que o pet consiga se adaptar na nova casa e para que seu pequeno tutor consiga aos poucos entender as suas necessidades e cuidados.
Adotar é bom para toda a família
Adotar um pet pode ser muito benéfico para a criança, pois ajuda na socialização, na saúde mental e física e no controle de estresse. É importante ensinarmos aos pequenos tutores sobre os cuidados necessários com peludo para que essa interação seja respeitosa e saudável sempre.
Fonte: Petlove
Amanda Fernandes
+Animais & Veterinária