Pensando Bem – Martha Medeiros

30/12/2019 |
Assunto: , Cultura

MarthaM20191230

Escritora, Aforista e Poetisa

* A liberdade dos outros nos incomoda
A vida seria tão mais sossegada se não houvesse o inferno chamado “os outros”.
O casamento aberto dos outros nos pertuba, a posição política, as ideias, os rompantes, tudo que difere da nossa conduta nos desacomoda, um pouco ou muito.

* Política e Religião não deveriam se misturar, um assunto é público e o outro é privado.

* Eu sou melhor do que você
Todos nós sairemos ganhando se pararmos de nos estranhar. Ajude. Qualquer gesto, mesmo que pequeno, contra o racismo, contra o machismo e contra a homofobia acelerá o que já está em andamento: o fim dessa cafonice chamada “eu sou melhor do que você”.

* WhatsApp – Essa mensagem foi apagada
Se a pessoa se arrependeu do que enviou, ela apaga discretamente e fim. Qual a vantagem de o interlocutor ser avisado de que alguém desistiu do que escreveu para você? Sadismo.

* Luxo
Dormir uma noite inteira sem despertar no meio. Não precisam ser dez horas seguidas. Estou falando em desmaiar por seis horas. Dormir uma noite de ponta a ponta sem acordar uma única vez. Melhor que um iate ou uma cobertura em Nova York.

* Cultura adoece?
Sim, adoece. Uma cultura doente é uma cultua aprisionada, asfixiada. Uma cultura baseada em preceitos religiosos – e de uma única religião, sem considerar as outras. Uma cultura totalitária, escolhida por um pequeno grupo que acha que sabe o que é melhor para você, para mim e para nossos filhos. Este é o quadro clínico de uma cultura doente.

* Casamento
Quando há separação, esta deve ser civilizada e, se possível afetiva. Nossos filhos merecem essa delicadeza de nossa parte. Um final feliz, por que não? Nem sempre o amor precisa terminar em drama.

* O Planeta inteiro se beneficiaria caso os grandes líderes mundiais parassem de pensar só em lucro e tomassem medidas preventivas para deter o aquecimento global.

* Tanta gente com dívidas impagáveis, sem acesso a um tratamento médico decente, sentindo-se solitário. Que atenção destinamos aos milhares de “invisíveis” que nos cercam?

* Quando a gente se sente incomodado com algo que antes não nos abalava, é sinal de que nos tornamos mais conscientes.

* Para mim é indispensável que a criatura beba um pouco. Tomar refrigerante durante o jantar é que é um defeito imperdoável.

* Passe 12, 14, 16 horas sem pensar que estão te perseguindo, sem fazer fofoca dos outros, sem criar confusão, sem levantar a voz, sem acreditar que é mais sabido que os demais.

* Há duas maneiras de existir: fazendo coisas bem feitas ou coisas mal feitas, sendo produtivo ou sendo destrutivo, respeitando as leis ou desafiando-as.

* Luxo é estar com quem se gosta, afinar a sintonia com os filhos e se dedicar ao amor. Enxergar, escutar, estar: conjugar mais os verbos que são de doação, não apenas os que contemplam o ego.

* Se o namorado diz que virá me buscar às oito, às quinze para as oito estarei pronta. Se ele aparecer às oito e dez, ainda me encontrará sorrindo. Se aparecer às oito e meia, já não.

LIVROS
* QUEM DIRIA QUE VIVER IA DAR NISSO

+Martha Medeiros
+Pensando Bem

Voltar Próximo artigo