Idi Amin foi presidente de Uganda entre 25 de janeiro de 1971 e 13 de abril de 1979 e é amplamente considerado um dos líderes mais brutais da história mundial
Vida pregressa
Idi Amin Dada Oumee nasceu por volta de 1923 perto de Koboko, na província do Nilo Ocidental, onde hoje é a República de Uganda. Abandonado pelo pai ainda jovem, foi criado pela mãe, herborista e adivinha. Amin era membro do grupo étnico Kakwa, uma pequena tribo islâmica que se estabelecera na região.
Ele ficou conhecido como o Açougueiro de Uganda por seu governo brutal e despótico como presidente de Uganda na década de 1970, é talvez o mais notório dos ditadores africanos. Amin tomou o poder em um golpe militar em 1971, governou Uganda por oito anos. Estima-se que ele tenha torturado, matado ou aprisionado entre 100.000 e 500.000 de seus oponentes. Ele foi deposto em 1979 por nacionalistas ugandenses, após o que se exilou.
Hipomania
A lenda popular afirma que Amin estava envolvido em rituais de sangue e canibalismo. Fontes mais confiáveis sugerem que ele pode ter sofrido de hipomania, uma forma de depressão maníaca caracterizada por comportamento irracional e explosões emocionais. À medida que sua paranoia se agravava, Amin importou tropas do Sudão e do Zaire. No fim, menos de 25% do exército era ugandense. O apoio ao seu regime diminuiu à medida que relatos das atrocidades de Amin chegavam à imprensa internacional. A economia ugandense sofreu, com uma inflação acima de 1.000%.
Morte
Em 16 de agosto de 2003, Amin faleceu em Jidá, Arábia Saudita. A causa da morte foi relatada como falência múltipla de órgãos. Embora o governo ugandense tenha anunciado que seu corpo poderia ser enterrado em Uganda, ele foi rapidamente enterrado na Arábia Saudita. Amin nunca foi julgado por seu grave abuso de direitos humanos.
FRASES
* Há liberdade de expressão, mas não posso garantir liberdade após a fala.
* Eu sou o herói da África.
* Às vezes, as pessoas confundem a maneira como falo com o que penso. Nunca tive educação formal, nem mesmo um certificado de educação infantil. Mas, às vezes, sei mais do que doutores porque, como militar, sei como agir, sou um homem de ação.
* .Não quero ser controlado por nenhuma superpotência. Eu mesmo me considero a figura mais poderosa do mundo, e é por isso que não deixo nenhuma superpotência me controlar.
* Assim como o profeta Maomé, que sacrificou sua vida e seus bens pelo bem do islamismo, estou pronto para morrer pelo meu país.
* Sei exatamente quando, como e que horas eu vou morrer.