Pelé – 80 anos

23/10/2020 |
Assunto: , Datas Comemorativas, Esportes

“O difícil, o extraordinário, não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé”
Carlos Drummond de Andrade

Esportes20201023Novo

Hoje, 23 de outubro, o lendário Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, comemora seu 80º aniversário. O ex-atleta brasileiro é uma das pessoas mais reconhecidas do mundo, apesar de ter se aposentado em 1977.

Pelé é famoso principalmente por ter vencido três Copas do Mundo, o único atleta masculino ou feminino a fazê-lo, e marcando um recorde mundial de 1.281 gols em 1.363 jogos pelo clube e pela Seleção brasileira.

Os números da carreira do melhor jogador de futebol de todos os tempos são grandiosos. Lembramos sete marcas que demonstram que Pelé é nota 10. E não vamos nem citar os 1.284 gols.

* 16 anos tinha Pelé quando defendeu pela primeira vez a Seleção. Fez o gol do Brasil na derrota por 2 a 1 para a Argentina, em 7 de julho de 1957.

* 0,92 é a média de gols de Pelé em jogos oficiais.

* 3 títulos de Copa do Mundo. Único jogador a vencer tantas vezes o Mundial de futebol.

* Mais jovem atleta a disputar e ganhar uma final de Copa. Pelé tinha com 17 anos, 8 meses e seis dias nos 5 a 2 diante da Suécia em 1958, fez dois gols na decisão.

* 36 títulos – Santos, Seleção Brasileira e Cosmos.

* 8 gols em Santos 11 x 0 Botafogo-SP (21/11/64, pelo Campeonato Paulista).

* 3 gols na 1ª vez em que jogou no Maracanã (Combinado Santos-Vasco 6 x 1 Belenenses – Portugal, em 19 de junho de 1957).

A origem do apelido Pelé

Nascido na cidade de Três Corações no dia 23 de outubro de 1940, Pelé chegou a Bauru no dia 15 de setembro de 1944, vindo da cidade mineira de Lorena. Seu pai João Ramos do Nascimento, conhecido no futebol como Dondinho, assinara um contrato com a equipe do Lusitana Atlético Clube, que depois se transformaria no Bauru Atlético Clube.

Junto com Dondinho vieram a esposa Celeste, a mãe Ambrosina, o cunhado Jorge Arantes e os filhos Maria Lúcia com 8 meses, Jair, o Zoca, com 2 anos, e Edson, o Dico, com 4. De início, a família Nascimento ficou instalada no hotel da Estação, no centro da cidade de Bauru, até a mudança definitiva para a Rua Rubens Arruda, 3.

Desde menino Dico gostava de jogar bola e ao lado do tio Jorge, companheiro inseparável, assistia os jogos do pai Dondinho pelo Vasco da Gama de São Lourenço de Minas Gerais.

O grande nome do time do Vasco era um goleiro apelidado de Bilé. Suas atuações chamavam muito a atenção do garoto Dico que gostava de brincar no gol e costumava gritar após algumas defesas: Boa, Bilé! Porém, como a dicção do garoto ainda estava em formação, o Bilé passou a ser pronunciado como Pelé. No início, o menino se irritava com o apelido de Pelé, mas depois foi se acostumando e o Bilé virou a marca mundial de Pelé.

Os primeiros times em que Pelé jogou foram todos na cidade de Bauru

Com 11 anos, Pelé jogou no 7 de setembro, América, Bauru Atlético Clube onde foi treinado pelo Waldemar de Brito, Noroeste, e à noite jogava futebol de salão na equipe do Radium.

Chegou ao Santos em 1956 pelo mesmo Waldemar de Brito, amigo do então presidente do clube, Athié Jorge Coury, que conseguiu para Waldemar uma transferência como funcionário público de Bauru para São Paulo junto ao governador do Estado, Jânio Quadros.

E assim Pelé começou sua trajetória no Santos a partir de julho de 1956 até despedir-se do Peixe no dia 2 de outubro de 1974. Foram 1.116 partidas e 1.091 gols marcados pelo Alvinegro.

As propostas milionárias pelo Rei

São raros os exemplos de atletas que permanecem em seus clubes a carreira toda. Edson Arantes do Nascimento poderia ter atuado em qualquer clube do mundo. Mas o Rei do Futebol preferiu permanecer a sua carreira toda no clube que o revelou, desfilando a sua maestria por 18 anos nos gramados da Vila Belmiro.

Em 29 de junho de 1958, a Seleção Brasileira conquistou seu primeiro título mundial, com o menino Pelé sendo o grande protagonista da final. No dia da grande decisão, restavam apenas nove dias para o contrato do menino prodígio se encerrar com o Santos, e a atuação do garoto havia chamado a atenção dos clubes europeus.

A Internazionale de Milano saiu na frente dos outros clubes, e ofereceu 650 liras (moeda italiana da época). O valor equivaleria hoje a pouco mais de 335 mil euros. O presidente da Inter, o Sr. Angelo Moretto, estava confiante na contratação, mas o mandatário santista, Athié Jorge Coury, conseguiu convencer Pelé a permanecer na equipe santista, principalmente por ainda ser menor de idade. O Rei completaria a maioridade no mês de outubro.

A investida do Real Madrid

Já sendo uma grande realidade do futebol, no ano de 1961, foi a vez do Real Madrid tentar comprar o passe do maior jogador de todos os tempos. O presidente do time madrilenho da época era o Sr. Santiago Bernabéu. Ele havia declarado que seu maior sonho era contatar Pelé para jogar no Real Madrid.

Athié sabia do interesse de Pelé em permanecer no Santos, mas ao mesmo tempo tinha receio dele ser seduzido por uma proposta milionária. A equipe espanhola já havia feito outras investidas, mas essa prometia ser a maior. O mandatário santista reformou o contrato do Rei para ele se sentir ainda mais valorizado, e o Real Madrid nada pôde fazer.

Depois da desistência, o Sr. Santiago Bernabéu disse à imprensa espanhola: “Não adianta sonhar com Pelé, pois o Santos não o venderá para nenhuma parte do mundo. Isso só aconteceria se o clube brasileiro conseguisse outro jogador igual a Pelé, o que é impossível. Jogador igual a Pelé custará muito a aparecer”.

A vontade de Pelé em permanecer aliada a competência dos dirigentes santistas, fez com que ele atuasse toda sua carreira no Santos. Ao se despedir da Vila Belmiro, em 1974, ele foi convencido a retornar três anos depois, em 1977, para atuar no New York Cosmos, dos Estados Unidos, e ajudar a desenvolver o futebol no país norte-americano.

O Milésimo Gol

Perante um público de 65.167 espectadores, o Rei Pelé marcava o gol mais importante de sua monumental carreira ao atingir a espetacular marca de 1.000 gols, jogando com as camisas da Seleção do Exército, Seleção Paulista, Seleção Brasileira, combinado Santos/Vasco e, principalmente, Santos Futebol Clube.

Foi em uma quarta-feira, dia 19 de novembro de 1969, que o melhor jogador de todos os tempos atraiu a atenção da imprensa esportiva mundial para o Estádio do Maracanã. Nessa histórica noite, o Santos venceu o Vasco da Gama pelo placar de 2 a 1, em partida válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, também conhecido como Taça de Prata.

Esportes20201023Cabecada

Mil gols só pelo Santos

Em 2 de julho de 1972, após dois anos, sete meses e 13 dias da marcação do Milésimo Gol de sua monumental carreira, o Rei Pelé voltava a assinalar outro Milésimo, só que desta vez em partidas disputadas somente pelo Santos. Esse feito memorável ocorreu em Chicago, Estados Unidos, numa das mais longas excursões realizadas pelo Alvinegro mundo afora.

Nesse giro internacional o Santos jogou em quatro continentes (Ásia, Oceania, Europa e América do Norte) e não perdeu nenhuma das 17 partidas disputadas, obtendo 15 vitórias e dois empates. Esse feito sem igual no futebol nacional deu ao clube de Vila Belmiro o título de A Fita Azul do Futebol Brasileiro, ofertada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pela Gazeta Esportiva aos clubes que voltassem após excursões ao exterior.

O festejado Milésimo Gol de Pelé pelo Santos surgiu no décimo terceiro jogo de uma longa excursão pelos Estados Unidos e foi o primeiro da vitória de 2 a 0 sobre o time da Universidad Unam, do México, no Hanson Stadium, em Chicago. Era um domingo, 2 de julho de 1972. O curioso é que apenas quatro minutos depois Pelé marcou novamente, chegando ao seu gol 1001 com a camisa santista.

Essa foi a partida 971 de Pelé pelo Santos. Dessas, 41 foram disputadas nos Estados Unidos, das quais ele venceu 32, empatou quatro e perdeu cinco, marcando 51 gols.

80 ANOS DE REINADO

23 de out de 1940: Nasce Edson Arantes do Nascimento, filho de Celeste Arantes e João Ramos do Nascimento, na cidade de Três Corações (MG).

1948 – 7 anos: Pelé, então chamado de Dico, estreia no time amador do América, em Bauru (SP), para onde se mudou com os pais três anos antes.

1956 – 15 anos: Primeiro jogo do Rei como profissional, já pelo Santos. Ele marca dois gols na vitória por 7 a 1 sobre o Corinthians de Santo André.

1957 – 16 anos: Pelé faz sua estreia pela Seleção Brasileira, contra a Argentina. O jovem do Santos faz o único gol verde e amarelo na derrota por 2 a 1.

1958 – 17 anos: Em duelo com a União Soviética, Pelé estreia em Copas do Mundo. Foi o 3º jogo do Brasil no torneio, com vitória por 2 a 0. A Amarelinha, ao vencer por 5 a 2 a anfitriã, Suécia, ganharia seu 1º título mundial. Pelé marca seis gols e é eleito o melhor jogador do torneio.

1962 – 21 anos: Pelé se machuca na fase de grupos da Copa. Amarildo entra em seu lugar e Garrincha conduz o Brasil ao segundo título mundial.

1963 – 23 anos: Já multicampeão no Santos, o Rei chega ao topo no Alvinegro com a conquista do bi Mundial, 1 a 0 sobre o Milan no jogo desempate.

1969 – 29 anos: Em um Maracanã lotado, diante do Vasco, Pelé marca, de pênalti, seu milésimo gol na carreira na vitória do Santos, por 2 a 1. Depois, pede, em discurso, atenção aos pobres e crianças.

Esportes20201023Camisa10

1970 – 29 anos: Brasil se recupera do fracasso em 1966, quando o Rei teve nova lesão e, com a melhor seleção de todos os tempos, conquista o tri mundial. Pelé foi o craque daquele time.

1977 – 37 anos: Em jogo amistoso entre New York Cosmos e Santos, Pelé, que jogava nos EUA há dois anos, encerra sua carreira. “Love, Love and Love”, diz, em discurso histórico.

1981 – 41 anos: Inicia namoro com Xuxa, que dura até 1986. Apresentadora afirma, em 2020, que era traída e que o Rei costumava referir-se a si mesmo na terceira pessoa.

1991 – 51 anos: Sandra Regina Machado entra com processo para ser reconhecida como filha de Pelé. Os dois travam batalha judicial até 1996, quando exame de DNA dá positivo.

1998 – 57 anos: Ministro do Esporte da gestão FHC, de 1995 a 2002, Pelé consegue ter aprovada no congresso a Lei do Passe Livre, mais conhecida como Lei Pelé. Ela muda a legislação vigente sobre os direitos dos jogadores.

2005 – 64 anos – Vê o filho Edinho ser preso em operação contra quadrilha de traficantes de drogas. Condenado em 2014 a 33 anos de prisão por lavagem de dinheiro, Edinho responde ao processo em regime aberto.

2012 – 72 anos: O Rei do Futebol é submetido a cirurgia no quadril para colocar prótese. Três anos mais tarde, passa por nova cirurgia, dessa vez na lombar, para corrigir problema que dificultava os movimentos das pernas. Em 2016, é internado para nova cirurgia no quadril.

2020 – 80 anos: Internado pela última vez em 2019, nos EUA, com infecção urinária, Pelé desmente em entrevista que esteja deprimido, mas tem dificuldades de locomoção e usa andador. Já na semana do aniversário, agradece por chegar aos 80 anos com saúde

Vida longa ao rei do futebol

Em 80 anos de vida, ex-jogador mudou os rumos do futebol brasileiro. A importância de Pelé é tamanha que é possível falar que, a partir dele, o mundo mudou a forma de ver os jogadores e a seleção do Brasil.

Hoje, o Rei vive seu tempo preocupado com a saúde. Seu quadril já passou por três cirurgias, e um dos rins ele já não possui mais. Sua meta é ir à Copa do Mundo de 2022, e depois ficar com sua família.

Fato é que neste 23 de outubro o Brasil comemora 80 anos de Pelé. E para o bem ou para o mal, o Tempo Rei será interminável.

+Esportes

Voltar Próximo artigo