O que é aquaplanagem?

24/03/2024
| Colunista: , DTM Pneus
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Assunto: , Carros

Quando a pista está molhada, o risco de acidentes é muito maior. Por isso, atenção redobrada e velocidade reduzida é o básico

DTMPneus20240324A aquaplanagem é um fenômeno no qual um veículo, ao passar sobre a água, perde o atrito com o solo. Quando isso acontece, o carro flutua, e caso o motorista não esteja preparado, ele pode perder o controle da direção.
Isso acontece quando os quatro pneus perdem aderência com a estrada, total e simultaneamente.
Situações como essa não dependem apenas do motorista. Mas é possível se precaver da aquaplanagem e, caso isso aconteça, você pode  minimizar os transtornos para que não resulte em um acidente. O tipo de asfalto, a quantidade de água presente na superfície, a velocidade do veículo e o estado de conservação dos pneus são fatores que favorecem a aquaplanagem. Por isso, para evitar acidentes na chuva, é preciso ficar atento a algumas recomendações.

Como evitar ou reduzir a aquaplanagem ao dirigir na chuva?
1. Verifique o estado de conservação dos pneus
Faça chuva ou faça sol, essa dica é sempre válida. Avaliar se as condições do veículo e dos pneus estão boas o suficiente para rodar é essencial. Sendo assim, dois itens devem estar no topo da lista: freios e pneus. Afinal, são eles que enfrentam o desafio de manter o veículo estável no asfalto molhado.
Quando o assunto é pneu, é importante ficar de olho no T.W.I (indicador de desgaste do pneu). Ele indica a profundidade mínima dos sulcos, responsáveis pelo escoamento da água e, se estiverem gastos, trazem riscos à segurança e favorecem a aquaplanagem.

2. Nada de abusar na velocidade
Em caso de chuva ou água na pista, é preciso ficar de olho no velocímetro, pois quanto maior a velocidade, maior é a perda de atrito entre o pneu e o asfalto. Isso facilita a passagem de água entre eles e, consequentemente, a derrapagem.
Por isso, é preciso dirigir a uma velocidade reduzida, mesmo que a sinalização indique uma velocidade superior, afinal, é uma situação atípica e é preciso agir com precaução. Em alguns casos, acione o pisca-alerta como forma de avisar aos outros motoristas que há risco na pista.

3. Fique na defensiva
Estar na defensiva é você se autoproteger de um possível perigo, isso também serve para o trânsito. Por isso, olhos sempre bem atentos em tudo ao seu redor, evite frenagens bruscas, mantenha a distância de outros veículos, rode com a velocidade reduzida e mantenha sempre os pneus bem calibrados.

4. Manutenção dos pneus é fundamental
Estar com os pneus em dia é uma medida de segurança para qualquer situação. Por isso, rodar com os pneus sempre bem calibrados e seguindo a pressão indicada pelo fabricante são algumas ações que podem fazer toda a diferença em uma situação de aquaplanagem.
Pneus desgastados e carecas trazem alto risco de aquaplanagem, pois não contam mais com os sulcos responsáveis pelo escoamento da água e aderência ao solo.

Em casos de pista escorregadia ou alagamentos, não insista!
Não enfrente alagamentos ou bolsões d’água, além de dificultar a visibilidade dos motoristas e pedestres, ela também pode esconder possíveis perigos na via. Quando a pista apresentar alto risco de aquaplanagem, pare e procure um local seguro para se alojar enquanto a situação não melhorar.
Além disso, após o veículo passar por um trecho alagado, existe uma possibilidade dos freios não funcionarem, já que os componentes estão molhados e sem atrito entre eles. Caso isso aconteça, engate a primeira ou segunda marcha e rode uns 30 segundos pisando fundo no acelerador com o pé direito e firme no pedal do freio com o esquerdo. O atrito vai provocar calor e secar as pastilhas, discos, lonas e tambores.

Mesmo assim, e se ocorrer uma aquaplanagem?
Se mesmo com os cuidados, a aquaplanagem acontecer, é importante manter a calma e estar preparado para agir da seguinte forma:
* Tire imediatamente o pé do acelerador assim que sentir que o carro não está mais no seu controle;
* Não pise no freio bruscamente;
* Segure firme o volante para manter as rodas alinhadas;
* Quando os pneus retomarem o contato com a pista, gire levemente o volante de um lado para o outro para sentir que o veículo recuperou a aderência ao solo.

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Fonte: Michelin
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