O que define um SUV?

03/11/2021
| Colunista: , Flavio Leal
|
Assunto: , Automóveis, Motos e Bicicletas

A categoria SUV tem crescido nos últimos anos, o que tem levantado dúvidas
sobre quais são as principais características desse tipo de carro

AutoCooler20211103

A sigla SUV significa Sport Utility Vehicle, ou seja, veículo utilitário esportivo. As SUVs costumam ter porte avantajado, além de interior espaçoso e possibilidade de trafegar dentro e fora da cidade.

De onde surgiu o termo SUV?

O termo SUV surgiu da sigla inglesa Suburban Vehicle (veículo suburbano). Há várias histórias diferentes sobre a origem do utilitário-esportivo, mas existe um consenso de que o veículo surgiu com fazendeiros, soldados e outros profissionais que precisavam de um carro urbano, mas que fosse versátil, capaz de rodar em terrenos mais irregulares e grande para levar algum tipo de carga no porta-malas. O Range Rover, lançada em 1970, é apontada como a primeira SUV moderna. Era um veículo luxuoso, confortável e versátil. Apesar do automóvel britânico, foi nos Estados Unidos que o veículo se tornou popular, mas países como Canadá, Índia e Austrália também aderiram ao carro, principalmente no final da década de 90 e começo de 2000.
As SUVs chamavam a atenção de famílias pela altura para a direção do motorista e segurança. Por isso, não demorou para o carro substituir as minivans, ainda mais considerando que o preço normalmente era menor. A Land Rover, marca de Jaguar, tornou-se icônica com seus SUVs nessa época.

Como um veículo pode ser definido como SUV?

Além do já citado porte avantajado e interior espaçoso, outras características ajudam a enquadrar um veículo como SUV. Um artigo da Hemmings (revista automotiva) define os SUVs como um veículo que está “entre o carro e o caminhão”. No entanto, há um consenso de que uma das principais características é a tração e a possibilidade de trafegar em vários terrenos – para isso, esse tipo de veículo costuma trazer tração nas quatro rodas – o popular 4×4.
Nos últimos anos, vários lançamentos no segmento ajudaram a popularizar as SUVs, mas há quem defenda que um veículo só pode ser definido como utilitário esportivo caso seja robusto e tenha tração nas quatro rodas.

O que é a tração nas quatro rodas?

Um veículo com tração nas quatro rodas distribui a força do motor nas quatro rodas. Com a melhor aderência ao solo, o carro pode trafegar em terrenos menos regulares. A tração nas quatro rodas pode ser dividida em alguns tipos. A integral (AWD) ou a temporária (4WD).
Na integral, o veículo sempre recebe força do motor para todas as rodas. É claro que o veículo pode adaptar a força recebida de acordo com as condições – curvas e terrenos, por exemplo. Já na temporária, significa que o veículo pode tracionar em um período de tempo – quando necessário, mas em condições normais o uso é 4×2, tracionando no eixo dianteiro ou traseiro.

Como é um design de SUV?

Normalmente, o design de SUV segue um padrão: rodas grandes e uma estrutura grande e robusta. A altura do motorista costuma ser alta. Ao longo dos anos, o design das SUVs tem mudado aos poucos: estão se tornando mais aerodinâmicos, além de modificações para que o carro se adapte mais para a cidade do que outros terrenos.
Com isso, quase todos os veículos da categoria têm quatro portas, e não duas como já foi o costume até o começo da década de 1990.

Como é o mercado dos carros SUV?

Os SUVs já dominam mercados na Europa e nos Estados Unidos, e os números começam a crescer no Brasil. Segundo dados da Fenabrave e Abeifa (associação das importadoras), a cada 10 carros vendidos no Brasil até novembro de 2017, dois foram SUVs. Por aqui, as SUVs só perdem para os hatches e sedãs. A previsão é que os utilitários esportivos sejam ainda mais vendidos. Em 2018 foram cerca de 20 lançamentos no segmento.

Fonte: Jaguar Brasil
+Auto Cooler

Voltar Próximo artigo