O ar condicionado parou. Só dar carga de gás resolve?

02/02/2020
| Colunista: , Flavio Leal
|
Assunto: , Ar-Condicionado, Automóveis, Motos e Bicicletas

Basicamente, o ar-condicionado do seu carro é composto por cinco elementos principais ligados entre si por mangueiras, conectores, engates e tubos por onde circula o gás

AutoCooler20200202

Cada peça é essencial para determinar a qualidade, eficiência e vida útil de um aparelho.

Para refrigerar, o ar condicionado do carro depende de uma espécie de gás, que ao longo do tempo, escapa naturalmente pelo sistema de vedação. Mesmo com o ar condicionado bem vedado, é necessário trocar o gás a cada 1 ou 2 anos, para que o ar permaneça funcionando de forma eficaz.

Quando o ar condicionado está com um problema no sistema de vedação, não adianta apenas recarregar o gás. É preciso também efetuar seu reparo.

Muita gente acha que, quando o ar-condicionado para de funcionar, basta repor o gás que resolve, mas não é bem assim.

Portanto, se o seu carro esta sem gás, é porque existe vazamento. E não adianta colocar o gás sem antes descobrir por onde ele está vazando. Se você apenas repuser o gás, ele funcionará por um tempo. Se o furo tiver o diâmetro de um fio de cabelo, ele funcionará por um mês; se o furo for grande, ele funcionará por 15 minutos.

É bom lembrar que o sistema de ar-condicionado do carro precisa suportar uma série de solicitações, como variações de temperatura do motor, trepidações, solavancos e que, se a instalação não for bem feita, você poderá ter problemas frequentes de perda do gás.

Carros mais Antigos

Veículos mais antigos também necessitam de manutenção com mais frequência, pois as conexões que possuem vedadores de borracha tendem a ressecar e isso acaba por deixar o gás escapar.

Ainda com relação aos carros mais antigos, não fique bravo se o reparador condenar mais de uma peça, pois, quando ocorre um vazamento, a pressão do sistema cai. Após repará-lo é preciso ficar de olho no resto do sistema: a pressão voltará a subir e. se houver algum outro local fragilizado, é bem possível que ele venha a romper e gerar um segundo ponto de vazamento.

Então, repor o gás é a última etapa do processo.

Já pensou ficar sem ar no carro naquele dia ensolarado, ou acabar tendo problemas de saúde por conta da umidade e da sujeira acumulada no ar condicionado?

Faça a manutenção preventiva do ar condicionado automotivo e deixe esse problema nas mãos de profissionais!

Voltar Próximo artigo