NA SOBREMESA DA VIDA

04/08/2023
| Colunista: , Glenda Maier
|
Assunto: , Terceira Idade

Definitivamente, a velhice é a sobremesa da vida! Podemos estar chegando ao fim da refeição, mas ainda há muito que saborear! Ainda há um papo pendente que teremos tempo de levar adiante enquanto esperamos o cafezinho

Glenda20230804Talvez a expressão “Sobremesa da Vida” não seja novidade para muitos de vocês. Ouvi, pela primeira vez, durante a propaganda de uma peça de teatro com este nome, onde o ator principal explicava tratar-se da velhice. Minha mente disparou!
Terceira Idade é um nome ridículo, afinal, todos os anos mudamos de idade! Melhor Idade é uma inverdade, além de ser, também, depreciativa das outras idades, que, provavelmente, foram bastante boas e não devem ser menosprezadas. Mas envelhecer sabendo que estamos na “Sobremesa da Vida” me encantou.
Podemos considerar a infância como o período antes da refeição, onde existe apenas a expectativa pela chegada dos convidados.
A adolescência é como a entrada, onde, muitas vezes, há exageros de comida, excessos de bebida, muito entusiasmo, algumas brigas e, infelizmente, alguns comprometem o sucesso da refeição futura justamente por estes excessos.
A fase adulta é a refeição propriamente dita: o momento mais importante, repleto de alegrias. Estar entre amigos; ter a comida preparada sendo apreciada pelos convivas; saber que nossa saúde será preservada por termos nos alimentado corretamente. Mas, é também nesta fase adulta em que existem as grandes preocupações: há dinheiro suficiente para alimentar a todos? Será que minha irmã, ou meu pai, ou aquele velho amigo virão ou ainda estão aborrecidos comigo? Como sorrir se nosso pai, nossa mãe ou nossa avó já não ocuparão aquela cadeira que sempre lhes pertenceu?
Quando chegamos à velhice, estamos, então, na sobremesa da vida. Gosto da ideia, pois não há falsidade nela – quando chegamos à sobremesa é porque a refeição está chegando ao fim. Gosto mais ainda porque a sobremesa é doce e gostosa e não poderá, jamais, comprometer a saúde dos comensais – afinal, um pedacinho de torta de chocolate não vai matar ninguém. Além disso, para a sobremesa não precisamos nos preocupar com muito dinheiro, afinal, uma banana com um pouco de mel, ou simplesmente açúcar, podem adoçar nosso paladar! É também durante a sobremesa que já não nos preocupamos mais com os ausentes – tem sempre alguém que se levanta antes pois “não quer engordar”, “está com pressa para ir ao trabalho” ou, muito em moda hoje em dia, precisou atender o celular.
Definitivamente, a velhice é a sobremesa da vida! Podemos estar chegando ao fim da refeição, mas ainda há muito que saborear! Ainda há um papo pendente que teremos tempo de levar adiante enquanto esperamos o cafezinho.
Sim, minha gente, pois para quem sabe aproveitar bem a sobremesa, ainda haverá tempo para o cafezinho e se o indivíduo for bem esperto, bem esperto mesmo, quem sabe ainda sobra tempo para tomar um licor?
Só posso desejar para mim e para todos os leitores, uma longa refeição, com uma deliciosa sobremesa. Bom apetite!

+Glenda Maier

Voltar Próximo artigo