Não se deixe afetar pelos maus hábitos! O motorista profissional ou não,
dirigindo na cidade ou na estrada precisa manter-se saudável
Ser um motorista com o atual trânsito caótico não é nada fácil. Tanto para quem dirige o próprio carro, ou para quem usa o carro profissionalmente. Evitar os maus hábitos deve ser uma preocupação constante.
Neste artigo, vamos mostrar alguns maus hábitos que podem comprometer sua saúde e profissão.
Confira também como fazer para combatê-los e ter uma saúde melhor. Boa leitura!
VEJA OS DADOS SOBRE MAUS HÁBITOS DO MOTORISTA
Sabia que quanto mais quilometragem o motorista roda, mais chance tem de cometer algum erro ao volante? E os erros estão diretamente ligados aos acidentes e violações da lei. Quanto mais violações, mais acidentes. A ultrapassagem inadequada, por exemplo, é uma violação que causa sérios acidentes.
Assim é também com o uso de drogas como a cocaína, maconha, anfetaminas. Quanto mais se faz uso, mais chance tem de se acidentar.
Motoristas que já sofreram assaltos têm maiores chances de cometer erros.
CONHEÇA OS MAUS HÁBITOS MAIS RECORRENTES
1. DORMIR POUCO
Uma noite mal dormida faz com que o motorista tenha alterações de humor, fique com os reflexos menos apurados e, geralmente, mais irritados.
2. TABAGISMO
Quem usa, dá a desculpa de que ajuda a relaxar e a dirigir com mais calma. Na verdade, fumar aumenta os riscos de cometer algum erro e se acidentar.
3. LONGOS PERÍODOS EM JEJUM
Se o motorista pega uma estrada, às vezes, não para nem para ir ao banheiro ou almoçar. Uma dieta desregulada também provoca alterações de humor e sobrepeso. A gastrite é um exemplo de incômodo bem comum em quem fica muito tempo sem se alimentar e depois consome um prato enorme de comida.
Evite o consumo de comidas gordurosas.
4. SEDENTARISMO
O sedentarismo começa na preguiça. Se exercitar é fundamental para uma vida saudável.
5. DIETA INADEQUADA
Ficar longas horas sem comer corretamente e depois comer fritura. O bom senso precisa prevalecer. Se esforce para almoçar pratos cheios de folhas e verduras. Troque o refrigerante pelo suco natural e tenha sempre uma fruta no veículo.
6. USO DE SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS
Depois da obrigatoriedade do Exame Toxicológico para os motoristas profissionais, o número de usuários de drogas está diminuindo. O Exame Toxicológico é muito confiável; portanto, os profissionais preferem não se arriscar por essa estrada.
Então, para levar uma vida mais saudável e tranquila, lembre-se de sempre ter à mão uma garrafa d’água para manter-se hidratado e uma barrinha de cereal ou uma fruta no porta-luvas. Veja dicas de hábitos saudáveis:
* ATIVIDADE FÍSICA REGULAR;
* NÃO CONSUMIR BEBIDAS ALCOÓLICAS EM EXCESSO;
* NÃO FUMAR;
* MANTENHA DISTÂNCIA DAS DROGAS;
* RESERVE UM TEMPO PARA O LAZER.
Viu que é possível evitar os maus hábitos? Tenha em mente que para viver melhor, não só como motorista, mas como um cidadão exemplar, é necessário manter a saúde física e mental. Por isso, comece logo a colocar em prática as nossas dicas.