JEANS

09/10/2020
| Colunista: , Mariana Moura
|
Assunto: , História, Moda, Mulher

Uma das peças de roupa mais populares do mundo
O Brasil é o segundo maior mercado de jeans do mundo, os Estados Unidos são o primeiro

Há quase 200 anos, esta peça de roupa surgiu e, desde então, passou a fazer parte do cotidiano de quase todo o mundo. Talvez, você até esteja vestindo uma calça jeans neste momento.

MarianaM20201009Calça

A origem francesa do jeans

A história dos jeans inicia-se em Nimes, na França, onde o seu tecido foi fabricado pela primeira vez no ano de 1792. Rapidamente começou a ser conhecido por “tecido de Nimes”, expressão que com o tempo foi abreviada para Denim.

Vale ressaltar que o denim francês do final do século XVIII era muito diferente do denim atual, usado para confeccionar as calças jeans que conhecemos e utilizamos diariamente.

A história do jeans começa a tomar forma

O uso da palavra jeans, no entanto não vem da França, mas sim da Itália. O termo é uma forma jocosa pela qual os franceses se referem aos cidadãos e produtos de Gênova. Cidade no norte da atual Itália.

Na época da invenção do denim, Gênova era uma cidade autônoma, sob a forma de República. Porém, em 1797, com a ascensão de Napoleão Bonaparte e a formação do Primeiro Império Frances, Gênova foi invadida e anexada pela França Napoleônica.

Com as transações comerciais trazidas pelo novo Império, o denim alcançou a cidade de Gênova, e começou a tomar a forma e a cor que conhecemos hoje, com seu azul índigo tradicional.

A chegada aos Estados Unidos e Levi Strauss

Em 1851, Levi Strauss, migrou da cidade de Buttenheim, na atual Alemanha, para a incipiente Nova Iorque, na costa leste dos Estados Unidos. Cidade que começava a ganhar os traços de megalópole multicultural e etnicamente diversa, como a conhecemos hoje.

Lá, Strauss foi trabalhar em um pequeno armazém. Porém, apenas dois anos após a sua chegada em Nova Iorque, ele foi para a costa oeste. Aonde se iniciava a chamada Corrida do Ouro. E é aí que começa a história do jeans Levi.

Um problema que ocorria com os mineradores, desde o início da Corrida do Ouro, eram as roupas. Elas duravam pouco e se desgastavam rapidamente com o trabalho e as condições insalubres das minas.

Jacob Davis, um alfaiate do estado americano de Nevada, chegou em São Francisco, para vender roupas para mineradores e, de imediato, viu as possibilidades que o denim francês, vendido por Levi Strauss, tinha.

Uma das grandes inovações de Davis foi fixar pequenos pedaços de metal nas bordas dos bolsos das calças, o que os tornava mais firmes e mais seguros para o armazenamento de ferramentas, ou mesmo do ouro encontrado. Outra grande inovação da calça jeans foram os zíperes.

Em 1873, sob a patente 139.121, Levi Strauss e Jacob Davis inauguraram a época do jeans nos Estados Unidos e em todo o mundo. Em 1910, foram adicionados bolsos traseiros.

Como o jeans passou de uma calça de mineradores para uma das peças de roupa mais populares do mundo?

Após a patente, no entanto, a história da calça jeans demoraria mais 80 anos para sair das minerações e fábricas e passar para o cotidiano das pessoas.

MarianaM20201009JamesDean

Apenas em 1950, quando o ator americano James Dean, o Rebelde sem Causa, passou a adotar as calças jeans como vestimenta, a peça se tornou popular.

James Dean morreu em 1955, aos 24 anos, em um acidente de carro, quando se dirigia a uma corrida de carros na qual iria competir. Porém, a sua herança de estilo levou a história da calça jeans a outro patamar.

Em pouco tempo, a calça jeans começou a se tornar uma peça mais aceitável de roupa. Nas décadas seguintes, mais e mais pessoas passaram a usar a calça jeans. Dando continuidade a jornada da peça que saiu da França, passando pelas minas de São Francisco, até chegarem ao seu armário.

 

MarianaM20201009Short

Antigamente, o jeans era apenas usado para fazer calças. Para a nossa sorte, hoje podemos ter uma infinidade de peças diferentes disponíveis no jeans, como vestidos, saias, blusas e camisas.

Na Expedita Moda você encontra toda variedade de Jeans, e muito mais. Faça-nos uma visita.

+Mariana Moura

Voltar Próximo artigo