Internet das Coisas (IoT) – Internet of Things

24/04/2020
| Colunista: , Rodrigo Seabra (BIRD)
|
Assunto: , Informática, Internet, Tecnologia

É um conceito capaz de mudar não só como nós vivemos, mas também como trabalhamos.
Mas de que coisa estamos falando? A resposta é qualquer coisa.

RodrigoSeabra20200424

Internet das coisas é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas. Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.

Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones.

É um fenômeno atual, mas que continua a se desenvolver e vai desenhar nosso futuro de uma forma completamente inédita. E não é difícil entender o porquê.

Suas possibilidades são inúmeras, a Internet das Coisas está transformando nossa relação com a tecnologia, mudando o modo como interagimos com o mundo e, principalmente, o modo como o mundo interage conosco.

É um conceito capaz de mudar não só como nós vivemos, mas também como trabalhamos. Mas de que coisa estamos falando? A resposta é qualquer coisa.

Saiba como a IoT pode afetar a sua vida

As coisas são todo tipo de equipamento que pode ser conectado de distintas formas. De um caminhão para acompanhamento do deslocamento de frotas de transporte de produtos a microssensores que monitoram o estado de pacientes à distância em hospitais ou fora deles.

Hoje em dia já podemos dizer que “qualquer coisa que puder ser conectada será conectada”. Mas, por que você iria querer tantos dispositivos conectados conversando entre si?

Existem muitos exemplos de como isso pode ser ou qual o valor potencial. Alguns exemplos simples que já são usados:

* Você está a caminho de seu trabalho e seu carro percebe que o trânsito em seu caminho normal está ruim. Ele automaticamente oferece uma nova rota para você e dá a previsão de horário que você irá chegar.
*E se o seu despertador o acordar às 6 da manhã e notificar sua cafeteira para começar a fazer café para você?
* Ou na volta para sua casa, seus dispositivos informassem que você está a caminho e já ligassem o ar-condicionado na temperatura ideal para você entrar em casa com todo conforto.

Estes são apenas alguns exemplos de uso e por mais incríveis que eles pareçam, eles ainda são apenas o início de muitos outros benefícios que a IoT pode trazer para o nosso dia a dia.

Outro exemplo é o uso de sensores em tratores que medem a situação do solo e enviam dados para sistemas responsáveis por processar essas informações e fazer sugestões das melhores áreas ou momentos para o plantio. Outro é a adoção de dispositivos em casa, como termômetros, reguladores de consumo de energia ou gestores de eletrodomésticos.

Atualmente, já são perto de 25 bilhões de coisas conectadas à internet. Um crescimento exponencial sobre as 4,8 bilhões de 2015.

Já é possível ver aplicações práticas da internet das coisas na organização do trânsito, na agilização de tratamentos médicos e também na preservação do meio ambiente, sempre condicionada à capacidade humana de analisar os dados que os dispositivos conectados geram. Conheça aplicações da internet das coisas que já estão tornando o mundo melhor.

Cidades mais inteligentes

Hoje, mais da metade da população mundial vive em ambientes urbanos. Em 2050, a previsão da ONU é que a proporção suba para dois terços. Por isso, é fundamental cuidar para que as cidades sejam lugares sustentáveis e bem organizados, que suportem o peso das mudanças climáticas e a chegada de mais milhões de habitantes.

A internet das coisas vem ajudando várias cidades a cumprir esse objetivo. Em Barcelona, na Espanha, o uso de água para irrigação em jardins e fontes públicas já é controlado digitalmente, evitando desperdícios. O mesmo acontece com o sistema de iluminação pública, que tem postes dotados de sensores de presença, usados como roteadores para conexão WiFi.

Também em Barcelona, um sistema implantado nas vias públicas avisa os motoristas sobre lugares disponíveis para estacionar seus carros. Por meio de sensores no asfalto, sinais são emitidos para um aplicativo, ajudando o motorista a estacionar rapidamente, o que reduz o trânsito e as emissões de gases pelos veículos.

Menos desperdício de comida

Enquanto quase um bilhão de pessoas ainda sofrem com a fome e a desnutrição nos países mais pobres, um terço da comida produzida anualmente para o consumo humano é perdido ou estraga em algum ponto da cadeia de abastecimento, segundo a FAO – órgão da ONU que investiga questões relacionadas à alimentação.

Há como reduzir a dimensão do problema usando a internet das coisas, mais uma vez agindo no ambiente rural. Uma possibilidade é monitorar processos como irrigação, polinização e a fertilização do solo, e fornecer relatórios a fazendeiros. É o que faz a startup israelense Prospera, que também tem um software de gestão para que os produtores gerenciem suas vendas e evitem perdas no transporte das mercadorias.

Na África, onde a logística é mais precária, empresas semelhantes, como Farmerline e ArgoCenta, atuam para ajudar pequenos produtores a canalizar seus produtos rapidamente a distribuidores. Nos aplicativos, eles encontram empresas fabricantes de alimentos interessadas em vários tipos de ingredientes, além de cotações atualizadas de mercado para determinar o preço correto.

Carros inteligentes

Os veículos autônomos estão cada vez mais inteligentes graças à IoT. Com a tecnologia, eles podem se comunicar com o seu dispositivo móvel e trocar dados. Também podem otimizar o trajeto em tempo real e promover uma direção mais segura e econômica.

Uma das apostas do modelo que ainda estão chegando ao Brasil são os carros autônomos. Eles dirigem sem que haja um condutor para o veículo e já estão sendo colocados em prática.

Junta-se a isso o fato de que a intenção é tornar o transporte de passageiros mais integrado, com trocas mais rápidas e conexões eficientes, seja o serviço privado ou público.

Smarthome

Com a internet das coisas cada vez mais comum, o conceito de smarthome vai se tornando mais acessível e próximo. Assim, as casas serão mais conectadas, confortáveis e, também, eficientes.

Dessa forma, o setor de serviços é otimizado em tarefas como diminuir o desperdício de energia e alimentos e melhorar a coleta de lixo. Com isso, os cidadãos têm facilidades na organização de tarefas e monitoramento da casa no seu dia a dia.

Tecnologia a favor das pessoas

Como você pôde ver, as aplicações da Internet das Coisas são muitas. Da integração de dados corporativos ao uso doméstico, os benefícios são vários. Por isso, invista na modernização da sua infraestrutura tecnológica e conquiste resultados cada vez melhores na sua empresa.

Não deixe sua empresa parar por problemas simples de suporte. Estamos aqui para te ajudar.

Voltar Próximo artigo