No dia 24 de abril de 2019, o Presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto revogando o horário de verão. A partir de então, a prática de adiantar os relógios em uma hora durante os meses do verão foi encerrada em todo território nacional.
O Horário Brasileiro de Verão 2018-2019 começa às 00h do dia 04 de novembro de 2018.
A partir da meia-noite do dia 03 de novembro (HOJE), os relógios brasileiros serão ADIANTADOS em 1 hora nos estados em que o Horário de Verão é válido.
Horário de verão é a prática de adiantar os relógios em uma hora durante os meses do verão, com o objetivo de fazer com que a luz do dia seja experienciada também durante o início da noite.
A chegada do horário de verão sempre divide opiniões. Algumas pessoas ficam extremamente felizes com a mudança, pois podem aproveitar mais o dia e o sol. Entretanto, outros ficam insatisfeitos, porque os dias são mais quentes e para acordar está ainda escuro.
As primeiras semanas da modificação são as mais difíceis, causando cansaço, falta de concentração e atenção.
Uma hora a menos de sono pode afetar sua concentração, memória e atenção. Procure descansar sempre que puder para evitar ter prejuízos na sua rotina familiar, acadêmica e profissional.
Para conseguir se livrar dos efeitos iniciais da privação do sono, tente ir para cama uma hora mais cedo do que o de costume. Dessa forma, o corpo não vai sentir tanto os prejuízos com a mudança de horário.
A ideia moderna do horário de verão foi proposta pelo neozelandês George Hudson em 1895. A Alemanha e a Áustria-Hungria organizaram a primeira implementação, começando em 30 de abril de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial. Vários países usaram-no diversas vezes desde então, particularmente durante a crise da energia em 1970.