Halo Solar

01/02/2023

Halo solar é um círculo policromático ao redor do Sol. Ocorre quando a luz atravessa partículas de gelo suspensas na atmosfera

BrasilEscola20230201Halo solar é um fenômeno óptico ao redor do Sol causado pelas refrações e reflexões da luz em pequenos cristais de gelo suspensos nas nuvens da troposfera.

Ele ocorre da mesma forma que o arco-íris, em que a luz, ao passar pelas partículas de gelo, decompõe-se nas cores que conhecemos.
Contudo, no caso do halo solar, tem-se um formato circular por causa da geometria desses cristais de gelo.

O halo lunar, por sua vez, ocorre com base no mesmo princípio do halo solar, a única diferença é que o círculo formado se dá ao redor da Lua.

Como ocorre o halo solar
No momento em que a luz passa de um meio para o outro, ocorrem os fenômenos de reflexão (a luz se reflete) e refração (a luz se refrata em um ângulo diferente do incidente). Assim, conforme verificado por Sir Isaac Newton, quando a luz branca do Sol atravessava um prisma, além de ela ser influenciada por esses fenômenos, também se decompõe em várias cores, semelhantes às do arco-íris.

Dessa mesma forma ocorre o fenômeno do halo solar, no qual os cristais finos de gelo suspensos em nuvens carregadas na atmosfera têm a função do prisma, desviando a luz e direcionando-a até nossos olhos.

O halo solar ocorre na troposfera a, aproximadamente, 12 km de altitude; nessa altura, em razão das baixas temperaturas, há um favorecimento da formação das nuvens do tipo Cirrostratus, sendo possível visualizar o fenômeno de qualquer parte do planeta.

Características do halo solar
O halo solar tem como características principais sua forma arredondada e multicolorida ao redor do Sol. Seu formato geométrico é devido à estrutura cristalina na forma hexagonal dos cristais de gelo suspensos na troposfera. Além disso, pode haver regiões com uma luz mais concentrada, chamadas de parélios.

Halo lunar
O halo lunar ocorre pelo mesmo princípio do halo solar, no qual a luz atravessa os cristais de gelo nas nuvens e se desvia para nossos olhos, a única diferença é que o astro que está a nossa frente é a Lua, e não o Sol.

Fonte: Brasil ESCOLA
Pâmella Raphaella Melo – Professora de Física
Foto: Bairro da Freguesia em Jacarepaguá às 11:45h, por Mariana Moura

Voltar Próximo artigo