Fiz um Pix errado, e agora?

13/10/2023 |
Assunto: , Economia

O Pix trouxe mais agilidade para os pagamentos, mas exige cuidados

SerasaConsumidor20231013O Pix entrou começou a funcionar em 2020 e, de lá para cá, trouxe muita praticidade para a rotina dos brasileiros. Porém, como em qualquer novidade, há dúvidas comuns, como: “Fiz um Pix errado, e agora”?

Essa é a pergunta que vamos responder ao longo deste artigo, mas já podemos adiantar que a operação é irreversível. O próprio Banco Central, criador do meio de pagamento, alega que, no Pix, não há um sistema de retorno ou cancelamento do envio.

O cancelamento de uma transferência via PIX só é possível em caso de agendamento, ou seja, se o valor ainda não tiver sido enviado ao destinatário. Mas você pode solicitar o retorno do valor, por meio de algumas comunicações que vamos mostrar.

Problemas com Pix
O Pix trouxe mais praticidade e agilidade para a realização de pagamentos no dia a dia. Porém, isso não significa que ele esteja completamente livre de falhas, e você pode enfrentar alguns problemas na hora de fazer um pagamento.

Instabilidade no sistema: Apesar da promessa de poder realizar pagamentos em qualquer dia e horário, você não deve deixar suas transações para o último minuto. Afinal, imprevistos podem acontecer com qualquer tipo de tecnologia.

Duplicidade: Já houve, por exemplo, relatos de transações realizadas em duplicidade. A instituição financeira enviou o dinheiro do pagador para o beneficiário duas vezes. Esse tipo de falha é normalmente corrigida pela instituição. No entanto, para isso, é preciso que você esteja atento e identifique a situação, quanto mais rápido, melhor. Assim, sempre que realizar um Pix, aproveite para verificar o extrato da sua conta e confirmar se o valor enviado estava correto, e se por acaso não foi duplicado.

Outro problema comum é a realização de um Pix errado, informando a chave de um destinatário diferente do pretendido ou realizando a transação com valor superior ao devido.

Infelizmente, uma vez que o Pix é realizado, ele não pode ser cancelado (afinal, é instantâneo) nem revertido pelo pagante. Apenas o beneficiado tem uma solução, que é a funcionalidade “devolver valor”.

Por esta razão, é extremamente importante que você confirme a chave que deve ser usada. Uma letra ou número fora do lugar é o suficiente para que o dinheiro seja enviado a um destinatário diferente.

Assim, preste bastante atenção ao informar os dados no aplicativo na hora de fazer o Pix. Verifique com calma a chave e o valor, para evitar que um simples erro de digitação provoque uma transação incorreta. Para não restar dúvidas, solicite ao destinatário que confirme se estes são os dados, se aquele é seu nome, sua conta.

Fiz um Pix errado, e agora?
Como já mencionamos, uma transferência incorreta não pode ser revertida pelo pagante. Por isso, se você fez um Pix errado e sabe quem recebeu o valor, a primeira medida é entrar em contato diretamente com essa pessoa e pedir que ela use a funcionalidade “devolver valor” para resolver o problema. Em algumas instituições, esta função se encontra no próprio extrato do recebimento.

Se você não conhece a pessoa que recebeu o Pix errado, ainda é possível tentar identificá-la por meio da própria chave, se for CPF, e-mail ou celular. Você pode usar essa informação para entrar em contato e solicitar a devolução.

No entanto, se for uma chave aleatória, a identificação é inviável. Aliás, a opção desse tipo de chave existe justamente para garantir ainda mais privacidade ao usuário. Nesse caso, sua última alternativa é entrar em contato com a instituição na qual a chave do beneficiário está cadastrada, informando seu problema, e pedindo que o banco faça o contato com o destinatário.

Lembre-se de que a instituição não pode conceder a você as informações de seus clientes. Mesmo explicando que você fez o Pix errado, seria uma violação do direito de privacidade desse indivíduo. Por isso, existe a chance de não ser possível recuperar o valor da transação.

Sabendo disso, você precisa tomar ainda mais cuidado na hora de fazer um Pix. Sempre confirme a chave com o beneficiário, verificando juntos se você inseriu as informações corretamente antes de concluir a transação.

Fonte: Serasa Consumidor
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