Quando vivenciada de forma lúdica e carinhosa, a Páscoa é um ritual que pode gerar memórias afetivas e valorizar a cultura e os valores de uma família. Também é um bom momento para ensinar aos filhos sobre o verdadeiro sentido da data: a passagem para uma vida nova e a ressurreição de Jesus
A Páscoa é uma festa de origem judaica, que comemora a liberdade do povo hebreu após um longo período de escravidão no Egito. Com o mesmo sentido de libertação e de esperança, a Páscoa cristã surge posteriormente com a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo.
Durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, período conhecido como Quaresma, os católicos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas da palmeira, para comemorar a sua chegada.
A Sexta Feira Santa é o dia em que os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz. E por fim, com a chegada do Domingo de Páscoa, os cristãos celebram a Ressurreição de Cristo e a sua primeira aparição entre os seus discípulos.
Por que o coelho da Páscoa representa a Páscoa?
Durante a época em que a Páscoa era comemorada próximo ao início da Primavera, o coelho era um dos primeiros animais a serem vistos com o fim do inverno. Isso fez com que o animal passasse a ser enxergado como um símbolo da renovação e, portanto, da ressurreição.
Porque se come ovo de chocolate na Páscoa?
Os ovos são historicamente associados à fertilidade e ao surgimento de vida nova. Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. A relação com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, está a partir da Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.
As pessoas trocavam ovos de galinha decorados. A tradição dos ovos de chocolate começou na França e, a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração.
+GBS – Advocacia & Gestão Imobiliária