Já imaginou se sentar em uma mesa para debater negócios com seus sócios,
mesmo estando em lugares diferentes? E alugar um terreno dentro de um
ambiente virtual? Parece coisa de filme, mas não é!
O Metaverso é uma tecnologia que integra os mundos real e virtual. Ele nada mais é do que um espaço coletivo e compartilhado na web associado a tecnologias que recriam a experiência física no ambiente digital, formando relacionamentos que são, em simultâneo, online e offline. O recurso nasce como uma estratégia omnichannel, interligando diferentes ferramentas para estreitar a relação físico-digital e aprimorar a experiência do usuário. O usuário será transportado a um Universo Digital.
O Metaverso é composto de vários “mundos” em que os avatares (boneco no jogo, que representa o jogador) podem fazer o que quiser. O Metaverso de forma geral poderia ser comparado a um Universo composto de vários Planetas, e cada planeta seria um desses “mundos”. Já existem vários desses como Sandbox, Descentreland, Meta etc., cada um com suas funcionalidades, regras e jogadores (avatares).
Para acessá-lo e ter uma experiência tridimensional, é necessário ter um óculos de realidade virtual compatível com as plataformas. As pessoas também irão procurar o Metaverso para ter experiências que não poderiam ter no mundo real, como escalar o Everest, surfar no Havaí, ser um astro do Rock ou mesmo, se apaixonar e ter uma outra família. Essas experiências sensoriais só serão possíveis com roupas, luvas e óculos especiais, que em breve serão comercializados.
O assunto ainda está engatinhando nos EUA e a previsão é que comece a fazer a diferença no mundo, com todas as suas infinitas possibilidades, em 10 anos, mas não tenho dúvida que será o futuro e pouco será feito fora dele, seja compra de produtos e serviços, esporte e lazer, vida social, tudo passará pelos diversos mundos do Metaverso, não é à toa que a maior empresa de rede social mundial mudou seu nome de Facebook para Meta.
Cada vez mais pessoas comentam sobre o Metaverso, e já há quem sonhe em viver dentro dele. Mas em que isso afeta o mercado imobiliário? É que considerando novas formas de se gerar valor a um ativo digital, o mercado imobiliário passa a fazer parte da discussão entre aqueles que têm interesse em ser proprietários e lucrar no novo universo que integra mundo real e virtual. Existem alguns motivos que explicam o interesse que vem surgindo por parte dos investidores:
* A especulação imobiliária e a valorização daquele terreno no futuro.
* Possibilidade de compra de terras para locação e realização de eventos dentro do Metaverso.
* A oportunidade de se criar negócios que geram receitas e podem se tornar cada vez mais rentáveis.
Quando empresas e pessoas públicas apostam no mercado imobiliário digital, chama ainda mais atenção, é o caso da Nike, que está vendendo tênis digitais para os avatares, cada par custa em torno de 50.000 dólares, e a rede de supermercados Wallmart, que montou uma loja digital, em que seu avatar pode comprar itens no supermercado para ser entregue na sua casa. Já existem imobiliárias especializadas que já estão vendendo terrenos e alguns artistas já estão investindo milhões de dólares.
O intuito é comercializar ainda mais o espaço, tornando as atrações de interesse público e promovendo eventos nos ambientes virtuais. Até mesmo as escolas darão aulas no Metaverso, onde o aluno em vez de usar plataformas de chamadas de áudio e voz, poderá entrar no Metaverso e assistir aulas com seus colegas, como se fosse presencial.
A ideia de ter um imóvel virtual e viver nesse mundo pode parecer estranha, em um primeiro momento, mas os usuários têm se adaptado e investido, inclusive, em acessórios e móveis para a casa, ainda que sejam objetos digitais.
Além disso, as empresas já estão apostando nos espaços para realização de reuniões de negócios e conseguindo, desta forma, se conectar com pessoas de diversos países dentro de um imóvel virtual.
Apesar da ideia atrair interesse, já existe muita burocracia para ter um imóvel ou terreno virtual. Especialistas afirmam que os aspectos jurídicos estão se adaptando a nova realidade e a tendência é que os processos fiquem mais fáceis com o passar do tempo.
E aí, curtiu a ideia? Você compraria um imóvel em um ambiente virtual? Já imaginou alugar um imóvel que só existe virtualmente?
Vamos ficar de olho nesse mercado pois, segundo os especialistas, ele promete crescer cada vez mais! Escolha seu avatar e nos vemos em uma reunião no Universo Digital!
Quer entender mais do Metaverso? Clique aqui e assista ao filme Jogador número 1.
Fonte: Revista Renascença 10
Conte com a Renascença Administradora de Imóveis. Há mais de 45 anos alugando e administrando imóveis em todo Rio e Baixada Fluminense.
+Renascença Administradora de Imóveis
© Portal em Foco. Todos os direitos reservados.