Enoturismo – Portugal

03/08/2018
| Colunista: , Raphael Mariano
|
Assunto: , Turismo, Vinhos

É impossível falar de Portugal e não lembrar da extensa variedade de vinhos que já é marca registrada em todo o mundo. Afinal, são mais de 250 castas de uvas que proporcionam ampla oferta de todos os tipos.

E para apreciar e conhecer os vinhos portugueses, nada melhor que visitar as regiões onde eles são produzidos. Os vinhos são um excelente pretexto para descobrir também as paisagens, o patrimônio, a cultura e a gente hospedeira que vive em Portugal.

Dependendo da época em que você viajar, será possível ainda acompanhar festivais e celebrações típicas das colheitas, além de apreciar e comprar produtos artesanais como compotas, azeites e queijos.

ArteDosVinhos20180803Regioes

Principais regiões produtoras de vinho de Portugal: Douro, Dão, Ribatejo e Alentejo

Alentejo é a maior região produtora de vinhos de Portugal. Com 31 mil km² de área e dividida em oito sub-regiões, o Alentejo é uma das regiões mais quentes de Portugal. Além do vinho, ela é conhecida pela sua grande produção de azeite. A gastronomia do Alentejo é conhecida mundialmente por sua gastronomia típica, com pratos à base de porco, perdizes e carnes de caça. Na produção de vinho, as regiões de Borba, Évora, Redondo e Reguengos são bastante tradicionais, dando origem a vinhos frescos e frutados.

Douro e Alentejo são as regiões onde se concentra o maior número de espaços dedicados ao enoturismo.

ArteDosVinhos20180803TosMTrás-os-Montes

A região de Trás-os-Montes, situada no nordeste de Portugal, apesar de não estar incluída entre as principais produtoras, produz excelentes vinhos devido ao seu clima.

O clima é mais frio no norte e extremamente quente ao sul nos meses de verão que sucedem as neves do inverno, e muitas vezes, com geadas fora de época.

Os Vinhos tintos produzidos em pontos mais quentes podem ser robustos, mas há também brancos, secos e aromáticos e espumantes de grande qualidade, numa infinidade de estilos influenciados pelos diferentes micro-climas gerados pelas diferentes variações de altitude, precipitação, temperatura e solo.

Museus

Não deixe de conhecer, também, os diversos museus dedicados ao vinho que existem de norte a sul de Portugal.

Arte dos Vinhos – Um pedacinho de Portugal no Rio de Janeiro

Voltar Próximo artigo