27/09 – Dia Nacional da Doação de Órgãos
O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo e o Sistema Único de Saúde é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no País. Em números absolutos, somos o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. Aqui, pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública.
O Dia Nacional da Doação de Órgãos foi instituído pela Lei 11.584/2007 com o objetivo de promover a conscientização da sociedade sobre a importância da doação
Apesar de nos últimos anos ter aumentado a discussão, trata-se ainda de um tema polêmico e de difícil entendimento, que resulta em um alto índice de recusa familiar, fato que não ocorre só no Brasil. Segundo pesquisa conduzida pela Universidade Federal de São Paulo a incompreensão da morte encefálica, a falta de preparo da equipe para fazer a comunicação sobre a morte e motivos religiosos são os principais fatores dessa recusa.
A legislação em vigor determina que a família seja responsável pela decisão de doar ou não os órgãos de seu ente falecido.
No caso de doador vivo, a pessoa maior de idade e capaz juridicamente pode doar órgãos a seus familiares. Para a doação entre pessoas não aparentadas é exigida autorização judicial prévia.
Entre vivos podem ser doados um dos rins, parte do fígado, parte da medula e parte dos pulmões.
Os potenciais doadores não vivos são pacientes assistidos em UTI com quadro de morte encefálica, ou seja, morte das células do Sistema Nervoso Central, que determina a interrupção da irrigação sanguínea ao cérebro, incompatível com a vida, irreversível e definitivo.
Na doação de órgãos de pessoas falecidas são obtidos rins, coração, pulmões, pâncreas, fígado, intestino e tecidos como córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias.
Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. O gesto de familiares de um mesmo doador pode beneficiar várias pessoas e, todos os anos, milhares de vidas são salvas.
Todo mundo quer tirar foto com Carlos Drummond de Andrade. Todo mundo MESMO!
“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade. O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar”
Quem passa pelo calçadão de Copacabana, nas imediações do Posto 6, já se acostumou com a silhueta de um velhinho que desde que ali chegou, em 30 de outubro de 2002, nunca mais abandonou a postura circunspecta e contemplativa.
Carlos Drummond de Andrade, ali imortalizado pelas mãos do mineiro Leo Santana, foi lavrado em bronze com tal maestria que hoje é um verdadeiro chamariz de turistas e curiosos. É comum ver filas de pessoas que ao lado dela se sentam para tirar fotos, conversar, ou simplesmente olhar a paisagem fazendo companhia ao taciturno poeta.
A estátua pesa cerca de 150 quilos, foi feita para retratar um momento rotineiro da vida de Drummond, a partir de registro fotográfico feito por Rogério Reis. Sua inauguração se deu em meio às homenagens em comemoração ao centenário do poeta que, embora mineiro, passou parte significativa de sua vida no Rio de Janeiro.
Às vésperas de sua inauguração, quando ainda estava envolta em plástico da cabeça aos pés, ocorreu um fato curioso: policiais do 19º BPM chegaram a abrir chamada via rádio sobre a localização de um indivíduo possivelmente asfixiado, confundindo a estátua do poeta com a vítima de um crime.
+Carlos Drummond de Andrade
Quem te viu Quem te vê
Lívia Andrade, nascida em 20/06/1983, é apresentadora, atriz e cantora. Iniciou a carreira na década de 1990, fazendo campanhas publicitárias durante a adolescência. Foi assistente de palco do programa Fantasia, do SBT, em 1997. A partir de 2000, fez parte do grupo Malladrinhas, do programa Festa do Mallandro, na Gazeta. Entre 2006 e 2010, integrou o elenco do humorístico A Praça é Nossa, que marcou seu retorno ao SBT.
Em 2008, participou do quadro Jogo dos Pontinhos, do Silvio Santos, em que conquistou popularidade.
Também se firmou como apresentadora do Fofocalizando e do Triturando, nas tardes da emissora.
Como atriz, atuou nas novelas Vende-se um Véu de Noiva (2009) e Carrossel (2012), entre outras.
Também já fez trabalhos como cantora, como a gravação do single Sou Corinthiana. Atualmente, é contrata da Globo e trabalha no Domingão com Huck +Lívia Andrade +Musas
Você está cansado, estressado ou tem tudo sob controle?
Num mundo onde os smartphones são companheiros sempre presentes, as nossas vidas foram transformadas. Agora conectados 24 horas por dia, 7 dias por semana às redes sociais, inundados com constantes atualizações de notícias e mensagens, muitos de nós trabalhamos mais e mais arduamente do que nunca. Talvez você também se encontre preso em um ciclo de tarefas e compromissos perpétuos, deixando pouco tempo para amigos e familiares. Esse ritmo implacável pode prejudicar seu bem-estar mental, mas quanto? Por outro lado, tudo pode estar perfeitamente bem, e o que você está vivenciando pode ser simplesmente o fluxo e refluxo da vida em que todos nós navegamos. Reserve um momento para respirar profundamente e relaxar antes de ler Você é seu melhor remédio
Envie sua colaboração para amoura@portalemfoco.com.br ou WhatsApp
+Em Foco