Em Foco – Maio 2021

28/05/2021
| Colunista: , Artur Moura

Terminal Alvorada é rebatizado em homenagem ao arquiteto e urbanista Jaime Lerner
EmFoco202105AlvoradaA Prefeitura publicou em 28/05, no Diário Oficial do Município, decreto nomeando o Terminal Rodoviário Alvorada, na Barra da Tijuca, em homenagem ao arquiteto e urbanista Jaime Lerner, falecido em 27/05, aos 83 anos. O decreto 48.910, assinado pelo prefeito Eduardo Paes, denomina a estação rodoviária, situada no encontro das Avenidas das Américas e Ayrton Senna, como Terminal Alvorada – Arquiteto Jaime Lerner.
A homenagem considera a importância do arquiteto, internacionalmente conhecido por seus projetos, todos voltados para a maior qualidade das cidades. Em algumas de suas afirmações mais famosas, Lerner dizia que “Não há futuro urbano se o transporte depende de veículos particulares” ou ainda que “O carro é o cigarro do futuro”.
Foi ele quem, enquanto prefeito de Curitiba em 1974, implantou um sistema que previa que ônibus trafegassem em canaletas exclusivas, através de terminais integrados. Conhecido como Ligeirinho, o BRT (Bus Rapid Transit) foi elogiado e adotado em pelo menos 177 cidades pelo mundo.
Jaime Lerner atuou em múltiplas funções, conciliando as atividades de arquiteto e urbanista, professor de urbanismo na Universidade Berkeley e presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA). Foi prefeito de Curitiba três vezes, entre os anos 70 e 90, depois atuou como governador do Paraná por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2002.
O arquiteto cooperou diretamente com a cidade do Rio, elaborando estudos urbanísticos e de mobilidade nos anos 80. Além de contribuir decisivamente para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio, finalizado em 2018.

PROCURA POR IMÓVEIS AUMENTA 10 VEZES EM UM ANO
EmFoco202105ZapPesquisa realizada pelo DataZap indica que a procura por imóveis aumentou em dez vezes entre março de 2020 e março de 2021. Moradias maiores que as atuais são o foco principal das pesquisas, realizadas no ambiente digital. O dado demonstra como aumentaram as oportunidades no setor imobiliário, especialmente na área de compra e venda de imóveis. Segundo o levantamento, vizinhança com mais comércio e serviços é uma prioridade para 65% dos pesquisados.

Parabéns Prefeitura
“Não insistam. Vamos demolir e demolir e demolir todas as vezes que quiserem construir sem licença” – Prefeito Eduardo Paes

EmFoco202105Demolicao03EmFoco202105Demolicao01EmFoco202105Demolicao02

Prefeitura do Rio demoliu sete construções irregulares na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. A operação foi uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Conservação, a Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Subprefeitura de Jacarepaguá. As edificações estavam localizadas nas avenidas Sampaio Correia e Adauto Botelho, onde ocupavam área pública.
A operação teve a participação de cerca de 50 servidores e contou com o apoio da Coordenadoria Geral de Operações Especiais, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, da Comlurb, da RioLuz e da Controladoria de Controle Urbano. Para o trabalho, a equipe usou uma retroescavadeira, três caminhões e oito viaturas.
A Subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, também esteve no local.
“Áreas públicas não podem ser utilizadas para exploração imobiliária. Antes de construir ou adquirir imóveis, o cidadão de bem tem que procurar a Prefeitura para verificar se o imóvel é legal e regularizado”, resumiu Talita, acrescentando que muitas outras áreas estão sendo mapeadas e fiscalizadas.

Amuleto de Sorte e Prosperidade
EmFoco202105TrevoSeja um amuleto, estátua ou símbolo, os humanos têm usado amuletos e símbolos da boa sorte por milhares de anos para qualquer coisa, desde o sucesso financeiro até afastar o mal.
Alguns amuletos de boa sorte são vistos em muitas culturas, enquanto outros são exclusivos de uma determinada cultura. Fique seguro e próspero com este amuleto de boa sorte: Trevo de quatro folhas.
Os trevos de quatro folhas estão firmemente ligados aos irlandeses e considere-se com sorte onde quer que os encontre.
São Patrício usava originalmente um trevo de três folhas para representar a Santíssima Trindade e os druidas irlandeses o usavam como amuleto de boa sorte antes que o cristianismo viesse para a Irlanda.
Suas chances de encontrar um trevo de quatro folhas são de cerca de 1 em 10.000, mas se o encontrar, as quatro folhas representam esperança, amor, fé e sorte. +Amuletos

Envie sua colaboração para contato@portalemfoco.com.br

+Em Foco

Voltar Próximo artigo