Em Foco – Junho 2021

30/06/2021
| Colunista: , Artur Moura

Mercado Imobiliário de Alto Luxo
EmFoco202106AltoLuxoNo Rio, luxo é ter vista para o mar. De preferência, para o de Ipanema ou Leblon, direto de uma cobertura. Esses são os bairros com imóveis mais caros do Rio, com valores que chegam à impressionante casa dos nove dígitos.
Não é segredo que o Rio é o paraíso desse mercado de alto padrão no Brasil. São Paulo pode até ter preços do metro quadrado semelhantes, mas no Rio os valores podem atingir cifras estratosféricas por causa do tamanho dos empreendimentos: alguns ultrapassam os mil metros quadrados de área.
Quanto mais linear, mais o imóvel é valorizado. Uma cobertura tríplex que obriga o morador a subir lances de escada ou pegar um elevador privativo para chegar à piscina vai perder para outra que não exige tanto esforço. Outro fator que empurra o preço para cima é a possibilidade de networking. Um prédio com altos executivos e empresários do ramo financeiro será muito mais atraente para quem faz negócios nessa área.
O carioca de alto padrão prefere Ipanema, Leblon e Lagoa. Mas, quando tem procura de estrangeiros, eles buscam Copacabana, por toda a história da bossa nova, por ser a Princesinha do Mar.
Fora da Zona Sul, Angra e Paraty, especialmente as ilhas, e a Serra Fluminense, como Itaipava, são os locais preferidos dos mais ricos em busca de sossego.

Leite Condensado Moça – 100 Anos
EmFoco202106MoçaO Brasil é o maior consumidor de leite condensado do mundo. De acordo com dados da própria empresa divulgados em 2020, são sete latas de Leite Moça por segundo, o que dá 220 milhões de latas por ano. É mais ou menos uma lata por brasileiro. Isso sem contabilizar as outras marcas.
O Prêmio Top of Mind, do jornal Folha de S. Paulo, pergunta todo santo ano: “Qual a primeira marca que vem à cabeça?”. A Nestlé ficou em primeiro lugar em dez anos, num total de 27 edições, disputando cabeça a cabeça com Omo e Coca-Cola.
O leite condensado chegou ao país com nome gringo Milkmaid era difícil de pronunciar e, então, a turma apontava para a moça da lata e pedia o leite da moça. Em 1921, quando a Nestlé abriu sua primeira fábrica por aqui, em Araras, no interior de São Paulo, adotou de vez esse nome.
Atualmente, 70% das receitas de doces no Brasil levam leite condensado. Muito antes do Facebook, a fabricante do Leite Moça teve acesso à informações valiosas sobre as aflições das mulheres e o que poderia ser feito para lucrar em cima disso. Ela formou toda uma geração de mulheres divulgando receitas em embalagens ou em folhetos que iam para a casa dessas pessoas. Quando essas pessoas ligavam para o Centro Nestlé para pedir receita e ela mandava, formou todo um contingente fiel à marca.

Dia Mundial do Doador de Sangue
EmFoco202106SangueO Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho.
O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.
A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos. +Doação de Sangue

Supervia, empresa de trens urbanos no Rio, pede recuperação judicial
EmFoco202106SuperViaA Supervia, empresa de trens urbanos do Rio de Janeiro, entrou hoje (07/06) com pedido de recuperação judicial no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Com dívidas que somam R$1,2 bilhão, a companhia tem como principais credores o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Light, que juntos têm a receber cerca de 85% do total devido pela concessionária.
O banco de fomento tem pouco mais de 70% do total, enquanto a Light é credora de 13% das dívidas.
Outra parte relevante do endividamento está em debêntures de infraestrutura. O processo foi distribuído por sorteio para a 2ª Vara Empresarial do Rio.
Em seu pedido de recuperação judicial, a Supervia também afirma que o aumento do preço da energia elétrica, que representa um quarto de seus custos, afetou a sua operação.

Envie sua colaboração para contato@portalemfoco.com.br
+Em Foco

Voltar Próximo artigo