Em Foco – Fevereiro 2022

26/02/2022
| Colunista: , Artur Moura

Brasil é o terceiro pior país para morrer
EmFoco202202MorrerCentenas de pesquisadores analisaram 81 países, onde foram comparados dados sobre expectativa de vida média, gastos com saúde e programas governamentais, entre outros. Entre os 81 países, o Brasil aparece como o terceiro pior para morrer, ficando na frente apenas do Paraguai e do Líbano.
Com uma média final de 38,7 pontos, a saúde terminal dos brasileiros recebeu nota F (a pior possível) ficando atrás do Haiti, considerado o país mais pobre da América.
Em contrapartida, o Reino Unido foi considerado o melhor país para se ter os momentos finais da vida, seguido pela Irlanda, Taiwan e Austrália. O estudo foi divulgado em dezembro do ano passado pelo periódico acadêmico Journal of Pain and Symptom Management.
No geral, foram obtidos resultados quantitativos e qualitativos dos países, que incluía levantamentos sobre expectativa de vida média, gastos com saúde, a existência de campanhas nacionais de sensibilização da população com foco nos cuidados em fim de vida, e se os países tinham programas governamentais de acesso à saúde.
Outros aspectos observados foram se os locais onde os profissionais de saúde trataram o paciente estavam limpos, seguros e confortáveis; se os hospitais controlavam a dor dos doentes e os auxiliavam psicologicamente; além de averiguar se os especialistas encorajaram o contato do paciente com amigos e família. Ao final do estudo foi feita uma média ponderada para calcular a qualidade de morte dos países, que variou de A a F.
O estudo constatou que quase metade dos países recebeu uma nota D ou F na qualidade de morte, destacando a falta de comprometimento dos governos em investimentos no sistema de saúde. Os resultados apontaram ainda as grandes disparidades nas avaliações entre países de renda baixa e alta. Os considerados mais ricos foram os que tiveram o melhor desempenho, segundo a análise.

Todo mundo tem o mesmo número de horas por dia
EmFoco202202HorasE são 24 horas. Nem mais nem menos, para realizar o que quiser.
Isso significa que Bill Gates, Richard Branson e Warren Buffet têm a mesma quantidade diária de tempo do que nós.
Então se eles conseguiram ser bem sucedidos, nós também podemos. Nesse caso, o que importa é usar esse tempo em nossa vantagem, então, por que não colocar a mesma quantidade de trabalho para ter os mesmos resultados que essas pessoas?

Home Office
EmFoco202202HomeOfficeV01Um grupo de gerentes de um banco no Canadá resolveu tirar uma foto com a roupa que usam durante suas reuniões de vídeo.

Dia Mundial de Combate ao Câncer
EmFoco202202CancerV01O Dia Mundial de Combate ao Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle da doença.
Promover a equidade na saúde, com inclusão e respeito às escolhas e diferenças, é um dos princípios fundamentais para o acesso e a utilização de ações de prevenção e serviços de saúde com qualidade.
O câncer é a segunda causa de morte em todo mundo.
* 70% das mortes por câncer ocorrem em países de baixa a média renda.
* Menos de 30% dos países de baixa renda têm serviços de tratamento do câncer disponíveis, em comparação com 90% nos países de alta renda.
* O câncer mata quase 10 milhões de pessoas por ano e cerca de 70% delas têm 65 anos ou mais.
* Até 3,7 milhões de vida poderiam ser salvas a cada ano por meio de estratégias apropriadas de uso de recursos para prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado em tempo oportuno e com qualidade.
Acesse www.inca.gov.br e saiba mais

Envie sua colaboração para contato@portalemfoco.com.br
+Em Foco

Voltar Próximo artigo