Eldorado – Um pouco da nossa história

01/12/2009
| Colunista: , Lúcia de Souza Silva
|
Assunto: , Condomínios
| Condomínio: , Eldorado

Eldorado80FotoPortal

<– Área de bosque conhecida como cachoeira e margens do Rio São Francisco. Do local foram retirados 11 caminhões de lixo e entulho.

O Eldorado é uma associação com 400 unidades, distribuídas em 12 ruas. Constituída por instrumento público, com autorização para implantar guaritas, portões e controlar o acesso de visitantes. É gerida por uma Junta Administrativa, composta por 5 moradores voluntários eleitos a cada 2 anos, além disso, conta com uma administradora assessorando a Junta Administrativa junto aos órgãos públicos, privados e também junto aos moradores.
O Eldorado é sem dúvida um lindo condomínio, no entanto a sua importância maior é no que se refere à preservação ambiental. Temos como exemplos: reflorestamento, preservação ambiental da divisa com a comunidade da Tirol e cuidados com o Rio São Francisco.
Várias são as reivindicações aos órgãos públicos, em sua maioria não atendidas, dentre as quais citamos:
Asfalto: Desde a enchente de 1996 que a AME teve a sua manta asfaltica totalmente danificada. Outros condomínios próximos tiveram suas ruas recapeadas na ocasião da enchente, mas o Eldorado não foi contemplado e sofre até hoje. Mesmo com vários pedidos feitos a cada ano, nem mesmo o “tampa buracos” comparece.
Iluminação: Temos 500 mil metros quadrados de área, incluindo área de preservação ambiental, duas praças e o Rio São Francisco. Realizamos todos os meses pedidos a Rio Luz, que raramente nos atende, pois sempre fechamos o mês com aproximadamente 50 pontos de iluminação apagados.
Poda de Árvores: Encaminhamos pedidos ao Parques e Jardins e a COMLURB para poda e remoção de árvores sem vida, mas recebemos como resposta dos órgãos, de que não realizam podas no interior de Associações.
Poluição: Despejo de esgoto no Rio São Francisco. O Eldorado abriu processo junto a Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – Processo Preliminar 4183, solicitando providências, face à necessidade de sua preservação e revitalização. Foram juntados ao processo um dossiê fotográfico identificando a origem dos focos de poluição no sentido de facilitar sua identificação e eliminação.
Paralelamente, a Associação implantou um mutirão de preservação e limpeza do leito e das margens do rio, realizadas por funcionários da AME, incluindo o plantio de vegetação nativa. Felizmente, o Rio São Francisco está incluído na lista dos que serão agraciados pelo Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá aprovado em junho último.
Desentupimento de Esgoto: Hoje enfrentamos a morosidade da CEDAE em atender aos nossos pedidos de desentupimento de esgoto, somos obrigados a renovar o pedido todos os dias e aguardamos as providências por várias semanas.

Fonte: Jornal Condomínios Em Foco 80

Voltar Próximo artigo