ECONOMIZE NA CONTA DE LUZ

13/02/2019
| Colunista: , Edison Parente
|
Assunto: , Economia, Energia Elétrica

Renascenca20190213

O Brasil vive eternamente sendo ameaçado pelas crises energéticas e quem sofre com isso é o brasileiro

Com a economia em total desalinho o número do desemprego cresceu e os valores a serem pagos nas contas do dia a dia cresceram. Com isso, a necessidade de poupar e economizar se torna uma das prioridades para quem quer passar pela crise sem grandes transtornos no futuro. E são exatamente nas pequenas mudanças, que podem acontecer essa economia necessária.

Uma das contas mais caras dos gastos mensais é a conta de luz, porém há maneiras de se diminuir esse impacto no final do mês com apenas algumas mudanças, que vão desde a troca de lâmpadas incandescentes e halógenas, que consomem cerca de 80% de sua energia só para calor e 15% para luz, pelas lâmpadas fluorescentes, que emitem mais luz e produzem menos calor, como escolher cores mais claras para pintar as paredes e teto da casa, pois elas refletem melhor a iluminação local.

Separamos algumas dicas para que você possa fazer as simples mudanças que trarão economia para o seu bolso.

* Não deixe luzes acesas em cômodos sem ninguém.

* Limpe regularmente as luminárias e as lâmpadas, pois o acúmulo de pó, com o tempo, reduzirá a iluminação do ambiente.

* Dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares nos locais em que elas fiquem acesas mais de três horas por dia. Além de consumir menos energia elas duram cerca de 6 a 10 vezes mais do que as incandescentes.

* Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.

* Use iluminação dirigida (spots) para leitura, trabalhos manuais e outros, para ter mais conforto e economia.

* Coloque mesas, lugares de leitura ou trabalho perto das janelas.

* Apague as lâmpadas e desligue o ar condicionado dos ambientes desocupados.

* Pinte de cores claras as paredes internas e o teto de sua casa, assim você poderá utilizar lâmpadas de menor potência para iluminar os ambientes.

* Antes de comprar, pesquise pela internet. Procure as sugestões de sites dos fabricantes, para que possa saber mais sobre uso, instalação, consumo e potência.

* No momento da aquisição de um novo aparelho de iluminação exija o Selo Procel de Economia de Energia, dando preferência aos mais econômicos.

* Ao comprar aparelhos novos de ar condicionado prefira os com tecnologia inverter que pode gerar economia de até 60%.

* Em sua próxima compra, verifique e prefira lâmpadas de alta eficiência luminosa (Lm/W), ou seja, lâmpadas que produzem mais luz com menor consumo de energia elétrica.

Fonte: Renascença Revista Eletrônica – Out/Nov/Dez 2018

Voltar Próximo artigo