DISCURSO MEDALHA PEDRO ERNESTO

11/07/2015
| Colunista: , Célio Lupparelli

Senhoras e Senhores,

O Mandato de um Vereador se fundamenta nas ações de legislar, ou seja, de produzir e de votar projetos de lei de interesse coletivo; fiscalizar os atos do poder executivo, acompanhando as ações do prefeito e de seus secretários na implementação das políticas públicas e, em especial, verificar a aplicação do orçamento municipal e, além disso, vocalizar os interesses das entidades de classe, das associações e dos cidadãos, utilizando a tribuna para repercutir os fatos sociais relevantes e denunciar as ações ou as omissões de autoridades públicas e do setor privado que estejam em desacordo com aquilo que o parlamentar e o grupo que ele representa consideram oportuno dar relevância.

Outra atribuição Nobre de um Vereador é a de poder homenagear pessoas que se destacam nas suas atividades, colaborando, de alguma forma, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e trazendo, dessa maneira, justiça social para as pessoas que vivem em nossa Cidade.

CelioL20150711Medalha

Para tanto, destaca-se a concessão da Medalha Pedro Ernesto, maior comenda que uma pessoa pode receber desta Casa de Leis, por seus relevantes serviços prestados.

Eu e a minha Equipe temos o maior cuidado na seleção daqueles a quem conferimos destaque, porque valorizamos sobremodo a entrega dessa Medalha. Sabemos que o nosso mandato também é avaliado pelas pessoas que aqui trazemos para eventos como o de hoje.

É necessário, de outro lado, que aquele que recebe a homenagem se sinta plenamente consciente de que faz jus ao que está recebendo. Se não for dessa maneira, em lugar de esse momento refletir uma gratidão da Cidade por alguém que ajuda a trazer melhor qualidade de vida para os que aqui vivem, será um mero ato político de baixa qualidade e condenável.

O nosso laureado de hoje é EDISON PARENTE DA ROCHA MARTINS NETO, formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RIO) e em Negócios Imobiliários pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). É pós-graduado em Gestão de Negócios Imobiliários pela FUNCEFET.

Atualmente, EDISON PARENTE NETO é Presidente da Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá (ACIJA) e seu Mandato irá até 2017. Há onze anos, Parente atua na ACIJA e já ocupou os cargos de Conselheiro e Vice-Presidente nessa entidade.

A Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá (ACIJA), fundada em 1959 e formada, atualmente, por mais de 500 associados, congrega comerciantes, indústrias e profissionais liberais estabelecidos em Jacarepaguá. Tem por missão principal, sustentar, defender e pleitear, perante o Poder Público e onde se fizer necessário, tudo quanto faça prosperar estes segmentos econômicos, estimular o desenvolvimento sustentável da região de Jacarepaguá, o fortalecimento da livre iniciativa e a preservação dos princípios da justa concorrência, da responsabilidade social e da ética.

Para atender aos anseios e necessidades dos associados que representa, a ACIJA estabelece canais formais de comunicação constante e transparente com os Poderes Constituídos, interferindo, sempre que necessário e de acordo com o ordenamento jurídico em vigor, nos debates de temas técnicos, sociais, econômico-financeiros e outros de âmbito municipal, estadual e/ou federal, sugerindo medidas e procurando evitar, de acordo com os mecanismos legais à sua disposição, a aplicação daqueles que forem prejudiciais aos legítimos interesses dos seus associados.

Objetivando fortalecer e qualificar também os micros e pequenos empresários, a ACIJA estimula a criação, o desenvolvimento e a ampliação de programas de fomento, de cooperação empresarial entre seus associados, microcrédito, incubadoras, simpósios, cursos, seminários e treinamentos, bem como a realização de pesquisas e estudos técnicos abrangendo temas de interesse dos diversos segmentos econômicos a que seus associados se vinculam. É essa importante Associação que Edison preside.

Nosso homenageado é, ainda, Sócio e vice-presidente comercial da Administradora de Imóveis RENASCENÇA que tem 11 filiais no Rio e na Baixada Fluminense. É, também, Membro conselheiro fiscal da Bolsa de Imóveis da Barra e empresário e especialista em gestão de Imóveis há 21 anos.

Vale ressaltar que a Empresa da sua família trouxe grandes benefícios para Jacarepaguá e para a Cidade do Rio, principalmente no que tange à geração de emprego e renda para os que vivem nessa Cidade Maravilhosa.

A Sociedade necessita de pessoas empreendedoras como Edison Parente Neto para que a função social da iniciativa privada seja implementada efetivamente.

A Constituição de 1988, em seu artigo 170 dispõe: “A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa”, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social.

Este artigo da norma constitucional introduz um modelo econômico baseado na liberdade de iniciativa, que tem por finalidade assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, sem exclusões nem discriminações. Daí entende-se que, independentemente de sua natureza, se pública ou privada, toda a empresa para desenvolver atividade econômica, seja esta indústria ou comércio, ou ainda, prestação de serviços, regem-se pelos princípios contidos neste artigo.

O Princípio da Livre Iniciativa é considerado como fundamento da ordem econômica e atribui à iniciativa privada o papel primordial na produção ou circulação de bens ou serviços, constituindo a base sobre a qual se constrói a ordem econômica, cabendo ao Estado apenas uma função supletiva, pois a Constituição Federal determina que a ele cabe apenas a exploração direta da atividade econômica quando necessária a segurança nacional ou relevante interesse econômico.

CelioL20150711Homenageado

Mas, para que o disposto na Constituição se efetive, é fundamental que existam pessoas arrojadas e empreendedoras do porte e da grandeza de Edison Parente Neto.

Muitos enveredam para a atividade empresarial, mas nem todos têm o sucesso e conseguem cumprir seu papel da forma que o nosso homenageado alcançou, embora ainda muito jovem.

Estamos felizes por termos em nosso rol de amigos a pessoa de EDISON PARENTE NETO. E mais do que isso: estamos felizes por Deus nos ter dado a oportunidade de fazermos justiça, entregando a esse jovem e exitoso empresário a Medalha Pedro Ernesto – Foto: O homenageado – Edison Parente, seu Pai – Aldair Gomes e eu.

Ao premiarmos nosso homenageado, estamos, também, destacando a importância de todos os bons empresários dessa Cidade, desse Estado e do Brasil. Queremos que esse momento sirva de modelo para que outros empresários trilhem o caminho de EDISON a fim de que possam, também, desfrutar desse momento mágico.

EDISON, meu grande amigo, amigo de Jacarepaguá, amigo da Cidade do Rio de Janeiro, receba, com a altivez dos grandes vencedores, essa homenagem. Em meu nome, em nome de todos os vereadores dessa Casa, em nome de todos os cariocas passo às suas mãos o conjunto de Medalhas PEDRO ERNESTO que simboliza a nossa gratidão por sua capacidade, por sua dedicação e por seu elevado espírito público.

Parabéns.

Voltar Próximo artigo