Chegou o frio, precisamos todos nos preparar. Para a maioria de nós, isso significa tirar
o cobertor do armário, e nos imaginarmos tomando um chocolate quente delicioso
Entretanto, muito mais importante que isso é preparar nosso carro e nossa direção para a condição das ruas e estradas.
Faça o check-up do carro
Certifique-se de que os freios, limpadores e sistemas de ar quente e desembaçador estão em excelente condição e considere instalar uma capa de borracha nos pedais para evitar que os seus sapatos molhados escorreguem.
Certifique-se também de que os seus pneus estão bons, ou seja, não estão carecas, e não possuem rachaduras nos lados.
Limpe o seu para-brisa, janelas e os faróis dianteiros e traseiros, a visibilidade salva vidas!
Conforto do motorista
Evite usar casacos pesados enquanto está dirigindo, pois eles limitam sua mobilidade e podem levar a acidentes. Sapatos/botas pesadas fazem com que você perca um pouco da sensibilidade nos pés, portanto pise com mais gentileza no acelerador.
Mantenha uma temperatura agradável dentro do carro, mas cuide muito para não esquentar demais, pois isso causa sonolência. Também é recomendado manter uma fresta da janela aberta para permitir a entrada de ar fresco.
Mantenha distância
A distância de travagem dobra em rodovias molhadas. Não fique na cola dos outros carros e pare ao dobro de distância do veículo da frente. Preste atenção no veículo atrás de você, e deixe que os apressadinhos passem. Você pode até pensar que, se eles baterem em você, a culpa é deles, mas mesmo assim você pode se machucar e estragar o seu carro.
Quando você para (no semáforo, por exemplo), há uma chance das suas rodas perderem a tração quando você acelera novamente, fazendo você perder o controle do carro. O mesmo pode acontecer com o carro da frente, portanto mantenha uma distância segura dele, mesmo no engarrafamento.
Visibilidade
O inverno pode levar à baixa visibilidade (chuva, neblina etc.), o que significa que você pode não ver obstáculos na rodovia até que seja tarde demais. Dirija mais devagar para permitir a si mesmo mais tempo para reagir.
Em casos de baixa visibilidade, o seu instinto é apertar os olhos para ver melhor. Isso pode cansá-los rapidamente e lhe fazer perder o foco.
Tente relaxar a sua visão e você vai se surpreender com o quão melhor consegue ver. Esse truque é usado por pilotos profissionais.
Subviragem
Às vezes, quando a pista está úmida e você vira o volante, o carro se move menos do que o que você queria. Isso acontece quando a velocidade do carro é alta demais para aquela curva.
Um erro comum é virar o volante ainda mais, mas isso é uma péssima ideia – o carro não está virando menos porque as rodas não estão viradas o suficiente, mas sim porque há menos tração na rodovia.
A solução é mover o peso do veículo de trás para frente – e você faz isso diminuindo a velocidade. Às vezes, é suficiente tirar o pé do acelerador, mas é recomendado pisar um pouco no freio também. Não freie rispidamente, mas tenha reflexos rápidos.
Sobreviragem
Quando os seus pneus de trás não estão suficientemente calibrados, estão muito velhos, ou perdem a tração na rodovia (devido a óleo na pista etc.), eles podem puxar, e a sua curva fica mais fechada que o planejado. Isso também pode acontecer quando você acelera demais em marcha baixa, em um carro com tração traseira.
Um erro comum é tentar virar o volante na direção oposta, ou até mesmo acelerar mais. Essa reação só funciona com extrema habilidade para corrigir a sobreviragem e aumentar a velocidade só dificulta mais. Muitas batidas de frente ocorrem quando o motorista tenta fazer isso, e acaba no lado oposto da pista, na contramão. Mesmo pilotos profissionais precisam de muito treino para fazer isso, mas, na rodovia, nós só temos uma chance.
A solução é uma frenagem rápida e decisiva quando você percebe que a traseira do carro começou a derrapar. Isso é muito importante: freie rápido e com força – qualquer outra coisa que fizer vai tornar a situação ainda pior. Desta maneira, o seu carro tem maior chance de parar e você poderá voltar a acelerar com cautela e continuar.
Aquaplanagem
A flutuação ocorre quando você passa por uma poça profunda. As ranhuras dos pneus não conseguem drenar a água, o que os faz perder tração.
A solução é frear antes de passar pela poça, cruzá-la em baixa velocidade e manter suas rodas o mais reto possível.
Se o seu carro é manual, use a embreagem. Assim que sair da poça, pise de leve no freio por 2-3 segundos, para certificar-se de que os pneus estão drenados e de há novamente a tração.
Aceleração
Em rodovias molhadas, com a tração mais baixa, há um risco maior de derrapagens e perda de controle do carro.
A solução é sempre iniciar o carro devagar e aumentar a velocidade aos poucos. Durante o passeio, acelere também aos poucos após cada freada, especialmente ao sair de uma curva.
Neblina ou cerração
Acenda imediatamente a luz baixa e, se possuir, o farol de neblina. Diminua a velocidade, aumente a distância do veículo à frente, e nunca use a luz alta.
Se puder, pare em lugar seguro, mas nunca no acostamento. A neblina dificulta a visibilidade dos outros motoristas, que podem não ver o seu carro.
Freio de emergência
A parte mais importante da condução segura no inverno.
Para quem não é um piloto profissional, a melhor opção é frear forte e com precisão. Se o seu carro possui ABS, ele irá prevenir que as rodas travem e manter o carro sob o seu controle. Se você precisar frear no meio de uma curva, ele vai fazer com que a curva fique mais aberta, então é preciso que você continue freando e mantenha o volante na posição original.
Se você não tem ABS, as rodas vão travar. Portanto, se precisar desviar de um obstáculo, solte o pé do freio até a metade enquanto passa do obstáculo, e depois volte a frear totalmente. Se está no meio de uma curva, freie com força, mas não completamente. Se as suas rodas travarem, solte um pouco o freio até recuperar o controle.