Falar de finanças não é uma questão que preocupa apenas grandes investidores ou bancos, també em casa devemos aprender a administrar nosso dinheiro de maneira efetiva. A responsabilidade não corresponde apenas ao pai ou à mãe, pois hoje em dia todos os membros da família podem participar desta tarefa.
A Comissão Nacional de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Financeiros do México (Condusef), uma agência do governo, forneceu as recomendações abaixo para a administração de finanças em a família.
Orçamento
É muito importante compartilhar a responsabilidade das finanças da família, todos os membros entendem o que é o orçamento, ou seja, para que serve, assim como tomar um plano de ação que ajudará a manter as finanças da família melhor gerenciadas.
Serviços Financeiros
É necessário explicar a todos os membros da família sobre os produtos e serviços financeiros disponíveis, tais como créditos, fundos de investimento e seguros. É essencial rever o uso, uma vez que o abuso pode levar a erros financeiros devido à ignorância.
Poupança e Investimento
Saber diferenciar esses conceitos desde cedo é uma vantagem, já que poupar e investir são as ações que protegerão e farão crescer o fruto do seu trabalho. A chave é ensinar a toda a família como economizar e o que investir. Ao fazer o orçamento, é essencial que uma parte seja economizada e investida para alcançar objetivos diferentes.
Finanças do Casal
Esta é frequentemente uma questão delicada, por isso é melhor ignorar quem ganha mais e concentrar esforços na gestão de recursos para o lar. A coisa mais importante aqui é administrar os gastos e ser claro sobre como o dinheiro está sendo gasto.
Envolva Seus Filhos
Como mencionamos anteriormente, quanto mais cedo aprendemos sobre gestão financeira, mais chances de sermos bem-sucedidos no futuro. Ensine seus filhos com exemplos que fazem parte de sua realidade, como poupar na mesada para garantir novos brinquedos ou passeios.
Fonte: TudoPorEmail
Bruno Á.
+Economia