Dicas infalíveis para um home office funcional

16/09/2021

Home office ou escritório em casa, também chamado de trabalho remoto, trabalho à distância ou teletrabalho, é uma tendência mundial que a cada ano ganha mais adeptos

CarvalhoHosken20210916

1 – Encontre o local ideal

Tem um quarto na sua casa sobrando? A sala pode ser dividida em dois ambientes? Pois estas são duas alternativas para começar a montar o seu home office. É muito importante que o local seja arejado, iluminado e silencioso. Invista em móveis confortáveis, em especial na cadeira e na mesa, pois você passará boa parte do tempo sentado. Faça um check list dos objetos que mais usa como computador, telefone/celular, cadernos e canetas, entre outros. Deixe tudo à disposição para evitar levantar várias vezes.

2 – Defina a cor

Para cada cor, uma função que pode influenciar no seu ambiente profissional. Conheça o efeito de cada tom:

* Branco: Deixa o local mais claro e estimula a criatividade. Uma dica é complementar com outra cor para trazer mais energia ou ainda utilizar móveis coloridos.
* Cinza: Mais um tom neutro ideal para a criatividade e que também pode ser usado com outra cor.
* Azul: Traz sensação de confiança e mantém a pressão sob controle.
* Vermelho: Escolha perfeita para espaços dinâmicos em que as pessoas trabalham até mais tarde porque estimula a atividade do cérebro.
* Roxo: Produz efeito de calma e estimula a criatividade, mas não deve ser usada em excesso.
* Verde: Mantém o equilíbrio e a produtividade.
* Amarelo: Ativa a criatividade e a energia. Também não deve ser usada em excesso para não despertar a ansiedade.

3 – Decoração personalizada

Escolha o estilo que mais define a sua personalidade. Para os fãs de livros, organize alguns títulos de forma que eles fiquem especialmente expostos. É apaixonado por esporte? Utilize objetos com o tema para decorar (bolas de basquete, taco de golfe, raquete de tênis etc.). Outra dica é trazer o verde para o ambiente com plantas.

4 – Cortinas e tapetes

Estes dois itens, além de decorativos, darão ao seu home office uma sensação de aconchego. No caso das cortinas, elas são ainda mais funcionais porque trazem conforto térmico, privacidade e ajudam a regular a iluminação. Já os tapetes, é possível encontrar uma infinidade de modelos: grandes, pequenos, lisos e com estampas.

5 – A iluminação é uma das 6 dicas infalíveis para um home office funcional e com personalidade

Um ambiente escuro compromete a concentração e pode trazer problemas de visão. Segundo especialistas, o foco deve ser a mesa de trabalho, o que significa que a luz precisa estar em cima da mesa e não atrás. A luz de LED fria é a mais recomendada, pois estimula a concentração. E sempre que possível, utilize também a luz natural.

6 – Tudo no seu devido lugar

Nada mais desagradável do que trabalhar em um ambiente bagunçado, não é mesmo? E falta de espaço não é desculpa, já que o mercado oferece produtos que organizam e decoram como os arquivos, as bandejas e as prateleiras.

Fonte: Blog da Carvalho Hosken
+Carvalho Hosken

Voltar Próximo artigo