Dia do Trabalhador

01/05/2021
| Colunista: , Geraldo Mercadante Simões
|
Assunto: , Datas Comemorativas

O Dia do Trabalho é feriado nacional no Brasil e em várias outras nações
A data representa o momento que os empregados e as empresas têm para refletir
sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho

GMS20210501

A data foi escolhida em homenagem ao esforço dos trabalhadores dos Estados Unidos, que, num sábado, 1º de maio de 1886, foram às ruas das maiores cidades do país para pedir a redução da carga horária máxima de trabalho por dia.

O movimento se espalhou pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto.

No Brasil, em 1925, o então presidente Artur Bernardes decretou o Dia do Trabalhador, como também é chamado, em 1º de maio. A maior mudança, no entanto, veio bastante tempo depois, com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em 1º de maio de 1943 (a data foi escolhida propositalmente), Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei 5.452.

Qual a importância do trabalho no dia a dia?

Tem a ver com realização pessoal, com sentir-se útil e encontrar sentido para os dias. A importância do trabalho na vida do ser humano vai muito além do fato de que, através dele, satisfazemos nossas necessidades básicas. O trabalho é um meio inexorável da existência humana e constituinte da identidade do sujeito.

Alguns trabalham com máquinas. Outros com ferramentas. Alguns usam computador e tem gente que só precisa das mãos. Mas todos compartilham a dedicação, o esforço e a vontade de fazer cada vez melhor.

A você, trabalhador, parabéns pelo seu Dia

Uma homenagem da GBS – Advocacia & Gestão Imobiliária a quem faz as coisas acontecerem

+GBS – Advocacia & Gestão Imobiliária

Voltar Próximo artigo