DESCUBRA SE HÁ VAZAMENTOS NA SUA CASA

20/05/2019
| Colunista: , Edison Parente
|
Assunto: , Construção & Reformas, Economia, Meio Ambiente

O uso consciente da água já é uma necessidade conhecida por todos. O baixo nível dos reservatórios já fez a maior cidade do país, São Paulo, ficar com escassez de água em diversos pontos da cidade, o resultado disso: a população tem sentido e muito essa falta de água no seu dia a dia. Agora, o Rio de Janeiro começa a desenhar também esse problema que pode tirar o sono e não matar a sede de muitos cariocas.

Renascenca20190520A

Contudo, esse uso consciente já está sendo feito por muitas pessoas que começam a tomar medidas sustentáveis visando o não desperdício. Porém, muitas vezes imperceptíveis, podem acontecer alguns pequenos vazamentos que acabam, mesmo com os cuidados, trazendo um desperdício e um aumento nas contas. Esses pequenos vazamentos podem parecer inofensivos, contudo, a longo prazo podem trazer um grande prejuízo.

Uma torneira que esteja pingando, por exemplo, pode desperdiçar diariamente, algo em torno de 46 litros de água.

Pensando em combater esse problema, a Agência de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) separou algumas ações para que se possa encontrar de fato algum vazamento nas tubulações e aparelhos de hidrômetros, acompanhe as cinco dicas principais e veja se está tudo certo na sua casa, na sua empresa e no seu prédio, acompanhe:

HIDRÔMETRO

O relógio de água é o primeiro ponto a ser conferido sempre. Para poder verificar se há algum vazamento, basta que se deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras e desligue todos os aparelhos que usam água, inclusive os sanitários. Em seguida, anote o número que aparecer ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.

CANOS ALIMENTADOS DIRETAMENTE PELA AGÊNCIA DE SANEAMENTO

Feche os registros na parede e em seguida abra uma torneira. Espere a água parar de sair e coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede de saneamento.

Renascenca20190520B

CANOS ALIMENTADOS PELA CAIXA D’ÁGUA

Para poder verificar os canos alimentados pelas caixas d’água feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e feche a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de mais água.

Feito isso, marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Caso o nível tenha baixado, quer dizer que há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d’água.

RESERVATÓRIOS SUBTERRÂNEOS DE EDIFÍCIOS

Parecido com o teste da caixa d’água, para se observar se há vazamentos nos reservatórios de prédios é necessário que se feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da boia. Após isso, marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, verifique se ele baixou. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.

VASO SANITÁRIO

Simples e rápido, o teste nos vasos sanitários é o mais simples de todos. Basta jogar borra de café dentro do vaso. Se a borra não se concentrar no fundo do sanitário, é sinal que existe um vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Fonte: Renascença Revista Eletrônica – Out/Nov/Dez 2018

Voltar Próximo artigo