* BATENDO TRÊS VEZES NA MADEIRA
Bater três vezes na madeira para afastar a má sorte, é um costume com séculos de existência. Há cerca de 4 mil anos atrás, os índios da América do Norte verificaram que o carvalho era a árvore mais atingida pelos raios.
Concluíram, então, que a imponente árvore era a morada dos deuses na Terra e toda vez que se sentiam culpados por alguma coisa, batiam no tronco dos carvalhos com os nós dos dedos, para chamar os deuses e pedir perdão.
Hoje, costuma-se fazer esse mesmo ritual em busca de isolar algum comentário negativo que se tenha feito.
* CRESCIMENTO
As árvores crescem em média 12 cm por ano, assim a madeira é um produto gerado de forma lenta, num processo que em geral dura dezenas ou centenas de anos.
* MADEIRA DE LEI
Madeira de lei significa uma madeira de qualidade. Nos tempos da colonização, com a exploração da madeira maciça e a preocupação com o esgotamento de algumas espécies, a Coroa portuguesa impôs uma lei para a exploração da madeira brasileira, assim as melhores árvores só poderiam ser derrubadas pelo governo, a exemplo do Pau Brasil.
* A INFLUÊNCIA DA COR
As madeiras mais escuras possuem durabilidade natural elevada se comparadas com as mais claras, que requerem cuidados especiais para evitar o ataque de insetos e fungos. A madeira branca, por exemplo, é mais mole. Por isso, as diversas espécies possuem aplicações diferentes, considerando sempre a capacidade estrutural de cada uma.
* ÁGUA, INIMIGA DA MADEIRA
Em níveis elevados, a água é prejudicial à madeira, causando sua expansão e contração e, consequentemente, provocando rachaduras e empenamento. Para isso, indicam-se cuidados, como reduzir o índice de umidade na obra, protegendo as vigas, facilitar a ventilação das peças e manter as uniões afastadas do solo e do nível da água.
* MADEIRA E O FOGO
Em casos de incêndio, peças de madeira com espessura superior a 50 mm são consideradas mais resistentes que estruturas metálicas. Isso porque o fogo destrói apenas a superfície da madeira, criando uma camada de carvão e impossibilitando que o oxigênio se espalhe.
* REDUÇÃO DE CUSTOS
Ao compararmos estruturas edificadas em alumínio, concreto, madeira e ferro, a que mais economiza energia é a madeira. Além disso, uma obra em madeira exige menos materiais e mão de obra, alterando de forma significativa os custos do projeto.
* ISOLANTE NATURAL
Um mau condutor térmico, a madeira dificulta a passagem de ondas de calor ou frio, fazendo com que o ambiente mantenha uma temperatura estável. O mesmo ocorre com o som, ondas sonoras são reduzidas ao entrar em contato com a madeira, fazendo com que o ambiente possua isolamento acústico.