Cuidar da valorização dos imóveis de um condomínio também é papel do síndico

21/07/2015
| Colunista: , Laudimiro Cavalcanti
|
Assunto: , Condomínios, Imóveis

LaudimiroCavalcanti20150721O dever do síndico vai muito além da tarefa de garantir o funcionamento harmônico do condomínio. É seu papel também primar pela constante valorização do patrimônio dos moradores e proprietários. Nestes dias que o mercado imobiliário anda com variações constantes e até queda nos valores para vendas e aluguéis, a atenção a essa questão deve ser redobrada. Infraestrutura, segurança e contas em dia, por exemplo, são itens essenciais para o declínio ou alta no preço de um imóvel.

Sustentabilidade é chamariz

Não é de hoje que a sustentabilidade passou a fazer parte da vida das pessoas. Ela vem se tornando também, cada vez mais, um item primordial na valorização de condomínios. O Rio abraçou com vontade o conceito e a prática sustentável. Um condomínio que segue os padrões sustentáveis ganha um interesse crescente do mercado.

Um importante instrumento para comprovar se um edifício é sustentável é a Certificação LEED, selo para quem segue os padrões internacionais no assunto. Um condomínio interessado em conseguir o selo precisa passar por um processo de análise que leva em conta as ações feitas antes, durante e depois do edifício ter sido construído.

Fora isso, questões tradicionais continuam ajudando bastante na valorização, como academias, vagas de garagem com espaço para manobrar e salão de festas. Mas, acima de tudo isso, as pessoas querem saber mesmo é sobre a segurança, se a portaria é 24 horas ou se existem câmeras.

Já sobre pontos desfavoráveis, uma questão comum que o síndico precisa ficar atento e fiscalizar, principalmente, quando se trata de um condomínio com residências e pontos comerciais. Comércio no prédio, como bar, restaurante, oficina mecânica, lavanderia, mercadinho ou qualquer loja que faça barulho, é sempre um grande revés. É preciso ser severo.

Segurança e possibilidade de ter animais são pontos positivos

Uma pesquisa recente realizada por um dos maiores sites imobiliários do país, com mais de 3 milhões de usuários, identificou quais itens são mais levados em conta na hora de comprar um imóvel num condomínio. Para a grande maioria (75% dos entrevistados), segurança 24 horas tem sido fator decisivo, principalmente em grandes cidades. Um dado que chamou atenção é que a possibilidade de ter animais de estimação no condomínio (48% dos entrevistados) foi citada como mais importante do que vagas extra de garagem (40%).

Voltar Próximo artigo