CUIDADOS AO PASSAR UMA PROCURAÇÃO

29/09/2022
| Colunista: , Roque Z
|
Assunto: , Advocacia

Procuração é um documento por meio do qual o outorgante concede poderes para que o outorgado tome alguma ação em seu nome. Os poderes de uma Procuração cessam apenas com a morte, revogação, renúncia, incapacidade ou o final do prazo, se determinado

RoqueZ20220929Quando alguém passar (Outorgar, Conferir) poderes através de uma procuração a terceiros, lembrem-se, é a vontade do Outorgante que está sendo transferida para o outro.

Isto significa que qualquer ato praticado pelo seu Procurador, é a sua vontade, o seu interesse que está sendo realizado. Se o cumprimento desse mandato está em mãos de pessoas honestas, responsáveis e de confiança, sua vontade estará bem representada.

Todavia, qualquer pessoa que venha conferir poderes a terceiros, tenha o maior cuidado, Não só na escolha da pessoa, mas principalmente nos limites dos poderes conferidos, sob pena de transformar esse mandato em constrangimentos e pesadelos que irão perpetuar e acarretar DANOS MATERIAIS e MORAIS de caráter irreversíveis.

Quando outorgamos poderes a terceiros para exercer e praticar atos em nosso nome, o tempo é nosso maior inimigo, pois ambos esquecem as responsabilidades decorrentes dos poderes conferidos e, quando o Procurador assume o encargo para praticar atos irresponsáveis, quem responde pelos resultados desastrosos é o Outorgante, que só descobrirá o desvio de conduta do Procurador após praticado o ato. Os poderes de uma Procuração cessam apenas com a morte, revogação, renúncia, incapacidade ou o final do prazo, se determinado.

Lembrem-se
O maior cuidado está na escolha do Procurador, normalmente parentes, amigos e conhecidos, e justamente esse vínculo de confiança, pode transformar-se na maior fonte geradora de problemas, pois com o tempo, ao enfrentar eventuais dificuldades, o outorgado, DELETA o vínculo de confiança depositado, e passa a praticar atos em seu próprio interesse, e, quando o Outorgante descobre, já é tarde, daí a necessidade de AFERIÇÃO, RENOVAÇÃO e até mesmo a SUBSTITUIÇÃO do Procurador, se necessário.

+Roque Z
+Advocacia

Voltar Próximo artigo