Por uma Região segura e melhor de se viver – Jacarepaguá
18ª Área Integrada de Segurança Pública
(Gestão: 2022/2024)
Conselho Comunitário de Segurança
Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2022.
O Conselho Comunitário de Segurança da 18ª AISP – Jacarepaguá agradece a sua presença em nossas reuniões, entende que a prática de cidadania certamente contribuirá para que tenhamos dias melhores em nossa sociedade, e aproveita também para enviar a Ata, dando conhecimento aos Senhores e Senhoras, convidando-os (as) participar da nossa próxima reunião dia 10 de janeiro de 2023, terça-feira, às 9h, CLUBE OLÍMPICO DE JACAREPAGUÁ, Estrada dos Três Rios, 146 – Freguesia-Jacarepaguá.
CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DA 18ª AISP – JACAREPAGUÁ
ATA DA 9ª REUNIÃO ORDINÁRIA
Conforme prevê o artigo 37 do regulamento de formação dos Conselhos Comunitários de Segurança, transcrevemos a presente Ata da Reunião Ordinária.
• Data da reunião: 13/12/2022.
• Horário: Início 9:00 h Término 12h
• Local: CLUBE RECREATIVO PORTUGUÊS DE JACAREPAGUÁ, Rua Ariapós, Nº 50 – Taquara – JPA – CEP. 22730-18 – Rio de Janeiro – RJ
• Nome dos participantes
• Membros Natos
18º BPM – Cel. Eduardo Lopes – Comandante do 18º BPM
28º DP – Dr. Thiago Dorigo
32ª DP – Dr. Leandro Gontijo
41ª DP – Dr. João Valentim
• Membros Efetivos
Presidente: Rodrigo D’Eça Rangel
Vice-Presidente: Elizabete Toniasso
1º Secretário: Marilene Ribeiro de Souza
2º Secretário: Maria Avelino Gouveia
Diretor Social e Comunitário – José da Cruz – Tilzé.
3 – Conselho de Ética:
José Carlos Ferreira do Carmo – Carlão
Katia Cristina Lessa Aquino
Clidenor Carneiro de Macedo Júnior
Assuntos Tratados
Aos treze dias do mês de dezembro de dois mil e vinte e dois, às nove horas e trinta minutos, a Sra. Katia Aquino, Conselho de Ética do Conselho Comunitário de Segurança iniciou a reunião saudando a todos os presentes convidando para sentar-se à mesa:
• Sr. Rodrigo D’Eça Rangel, Presidente do Conselho;
• Sra. Marilene Ribeiro de Souza, 1ª Secretária;
• Cel. Eduardo Lopes – Comandante do 18º BPM;
• Dr. Thiago Dorigo, delegado titular da 28 ª DP;
• Dr. Leandro Gontijo, delegado titular da 32ª DP;
• Dr. João Valentim, delegado titular da 41ª DP;
• Talita Galhardo, Subprefeita de Jacarepaguá;
• Inspetor Marcelo Martins da Silva GET Oeste/GM;
• SubJúlio Lima de Barros, 7ª IGM DE JPAG/IGMRIO;
• Sr. Claudio Maciel, Presidente do Conselho de Saúde área de P4
• Dr. Fernando Teixeira, Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB RJ 32ª Subseção JPG/Madureira;
• Sr. Marcio Gualberto dos Santos, Deputado Estadual reeleito;
• Sra. Claudia Lima, Conselho Tutelar.
A presente Ata foi subscrita pela 1ª secretária Sra. Marilene R. de Souza. Foi colocada para a plenária a aprovação da ATA da reunião do dia 13 de dezembro de 2022, realizada no 18º Batalhão de Polícia Militar, Estrada do Pau Ferro, nº 435-Freguesia- Jacarepaguá, Rio de Janeiro, CEP 22743-050, aprovada sem nada opor por todos os presentes. Em pauta foram colocadas pela sociedade civil demandas aos Órgãos de Segurança Pública e aos Órgãos de Serviço Público do Município do Rio de Janeiro.
Mesa de abertura por ordem de fala
Rodrigo D’Eça, Presideente do CCS 18, agradeceu e parabenizou a presença de todos à reunião e o tempo investido significa muito para a sociedade. Agradeceu a presença da Subprefeita Talita Galhardo, Deputado Estadual reeleito Sr. Márcio Gualberto, sendo da área de segurança pública muito pode contribuir para as delegacias e batalhão, Sr. Claudio Maciel, Presidente do Conselho de Saúde área de P4, OAB RJ 21ª Subseção Realengo; a ONG AS8 que estão elaborando um trabalho visando atender a Segurança Pública, presença dos representantes do Concessionária VIARIO que administra o trecho da Transolímpica, pastor Sebastião
Cel. Eduardo Lopes – Comandante do 18º BPM, parabenizou a diretoria do Conselho Comunitário de Segurança, AISP 18 que foi diplomado na semana passada, dia 08/12, no Auditório da ACADEPOL (Academia de Polícia), tendo a satisfação de contar com o Conselho plenamente completo. Parabenizou a Sra. Maria Avelino, estimada e querida membro do Conselho Comunitário, por mais um ano de vida, nesta data, desejando as bênçãos de Deus, afirmou ser “um anjo em nossas vidas” e que estará ajudando por muito tempo o Conselho Comunitário. Agradeceu a presença do Deputado Márcio Gualberto; Dr. Thiago Dorigo, 28º DP; Dr. Leandro Gontijo, delegado titular da 32ª DP; Talita Galhardo, Subprefeita de Jacarepaguá, grande aliada; Inspetor Martins da Silva da GET Oeste/GM; Júlio Lima de Barros, 7ª IGM DE JPAG/IGMRIO; Sr. Claudio Maciel, Presidente do Conselho de Saúde área de P4; Dr. Fernando Teixeira, Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB RJ 32ª Subseção JPG/Madureira, representantes da OAB RJ 21ª Subseção Realengo e agradeceu a presença de toda plenária reconhecendo sendo um dia útil e todos deixando os seus afazeres e de maneira voluntária colaborar e contribuir com a nossa percepção de segurança pública da área e ajudar toda equipe que compõe a mesa, juntas conseguem atender a região de Jacarepaguá.
Dr. Thiago Dorigo, delegado titular da 28 ª DP, cumprimentou todos presentes, plenária e os componentes da mesa. Disse ter vindo da 39ªDP estando na 28ª DP a pouco mais de um mês e conhecendo ainda a área, as peculiaridades da circunscrição. Se colocou à disposição de todos, assim como toda equipe.
Dr. Leandro Gontijo, delegado titular da 32ª DP- Taquara, cumprimentou todos a mesa e gradeceu o convite. Entende que o Conselho Comunitário de Segurança é um exercício de cidadania essencial e que em todas as delegacias que trabalhou encontrou excelentes resultados com as ações em conjunto e com os debates, trocas de informações e ideias junto ao CCS. Disse que está a pouco mais de um mês na 32ª DP. Disse que vem da 16ª DP, Barra da Tijuca com realidade diferente de Jacarepaguá, com mais complexidade com índices em patamares elevados e conta apoio do 18º Batalhão. Falou que conta com efetivo razoável em relação a inspetores de investigação, sendo que inspetores de coletas de informações nas ruas, precisando aumentar esse quadro, onde está aquém do que necessita, porém, sendo suprimida com o contado com o Batalhão e as demais delegacias da região e assim como em outras unidades exercer da melhor forma possível o trabalho da polícia civil. Disse que em primeiro momento o foco é o combate aos crimes que integram o sistema integrado de metas, os roubos e letalidade violenta, esses serão atacados no primeiro momento e estando em um patamar razoável dentro do sistema de metas, em segundo momento os crimes que estão fora do sistema de metas, estiolados, crimes sem violências de forma geral e que assolam a população. Falou que a delegacia está de portas abertas e que a delegacia está sendo reformada tendo ajuda da MULTIPLAN do Park shopping Jacarepaguá, assim como a subprefeitura com a limpeza e o paisagismo, tendo um ambiente mais humanizado.
Dr. João Valentim, delegado titular da 41ª DP, disse que assumiu a pouco tempo a titularidade da delegacia do Tanque, vindo de Petrópolis, delegacia de homicídios e conhece a delegacia distrital e está começando a conhecer os problemas da região de Jacarepaguá. Disse que já foi morador de Jacarepaguá há 20 anos e disse saber o quanto
os moradores estão sofrendo. Recebeu a missão de formar um cinturão de segurança e a população vai sentir a diferença, trabalho conjunto com os delegados, Dr. Thiago Dorigo no Campinho e Dr. Leandro Gontijo na Taquara sendo que os resultados demoram um pouco mais aparecer e estarão se empenhando ao máximo para que os índices diminuem. Disse estar todos os dias na delegacia do Tanque e se colocou a disposição.
Talita Galhardo, Subprefeita de Jacarepaguá, cumprimentou todos a mesa e a plenária representando a sociedade civil. Disse ser sempre importante a renovação nas delegacias. Referiu-se ao Dr. João Valetim que relatou que foi morador há 20 anos muita coisa mudou em Jacarepaguá, mas é um problema da Cidade. Relatou que disponibiliza o telefone para todos e tendo que priorizar o atendimento, sendo que a prefeitura vai do tapa buraco ao asfalto. Disse que o pior tema depois da segurança é a questão do BRT e declara que realmente está horrível e o maior desafio da Prefeitura é colocar um transporte digno para todos, assim como há outros problemas como: clínica da Família, hospital público, tapa buraco. Disse ser humanamente impossível atender a todos e Jacarepaguá tem uma população estimada de 800 mil pessoas e uma equipe de 8 assessores, sendo 100 mil pessoas para cada assessor. Falou que para comandar tem que saber priorizar e acontece em todas as gestões.
Inspetor Marcelo Martins da Silva GET Oeste/GM; comandante do trânsito da região, cumprimentou todos a mesa. Disse que o trânsito de Jacarepaguá é caótico com muitos problemas e reclamações. Atendem ao chamado através do 1746, estará indo ao local para verificar o problema e as vezes se precisa de plaqueamento solicitando o apoio da CETRIO para dar solução aos problemas. Se colocou à disposição de todos.
Subinspetor Júlio Lima de Barros, 7ª IGM DE JPAG/IGMRIO, voltada para o ordenamento urbano, atuando no atendimento em parques, praças e bibliotecas, através do 1746 e apoiando a subprefeitura nas demandas diários. Se colocou à disposição sendo o Gabinete na Praça Seca.
Sr. Claudio Maciel, Presidente do Conselho de Saúde área de P4, Jacarepaguá, Barra, Recreio e Vargens. Disse do desafio da Saúde. Disse que o Secretário de Saúde Dr. Daniel Soranz, entregou o município com 70 % de cobertura na Atenção Básica, é quando se pega um médico da Família tratando a doença no começo, onde se traz uma economia imensa de recursos, entregou com 70% e recebeu com menos 30%. Falou que a área P4 foi a que mais teve maior perda de urgência de médico da Família. Hoje se tem um maior número de equipe de médico Saúde da Família sendo contratada. Relatou que o grande desafio é a regulação, o Conselho tem parte Estadual e outra Federal. Exemplificou um caso de regulação na área de oncologia que estava em 30º lugar e depois foi para o 34º e seguida 19º depois para 24ª, não há critério. Relatou que está agindo a nível de Ministério Público e foi conseguido atendimento imediato. Falou que seu cargo não é vinculado a Prefeitura, tem um mandato de 4 anos, porém no Estado a regulação tem sido criminosa em todo o Rio de Janeiro e especialmente em Jacarepaguá. Onde a regulação foi entregue a iniciativa privada onde tem político ligada a iniciativa privada e não é ligado ao SUS não desejam que a Saúde Pública. Se colocou à disposição. Disse que a próxima reunião será no mês de janeiro e a Conferência dos dias 17 e 18 foi um sucesso sendo considerada a maior Conferência da história do Rio de Janeiro. O presidente do CCS Rodrigo D’Eça complementou dizendo ser membro “Conselheiro” do Conselho de Saúde P4.
Sr. Marcio Gualberto dos Santos, Deputado Estadual reeleito, cumprimentou toda mesa. Disse ser policial Civil há 20 anos, membro da Comissão de Segurança pública da ALERJ, morador de Padre Miguel há 40 anos. Disse conhecer uma pouca realidade da Segurança Pública e a Região da Zona Oeste do Rio de Janeiro e os mais variados problemas. Relatou que a questão da Segurança Pública não é simples e não tem resposta fácil e sim bastante complexa. Disse que os debates na Segurança Pública estão contaminados por questões ideológicas influenciando e causando transtornos. Exemplificou a decisão do Supremo Tribunal Federal quanto a ADPF 635 (Arquivo de Descumprimento de Preceito Fundamental), apelidada como “ADPF das Favelas” é uma ação proposta pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) no judiciário e construída coletivamente por movimentos sociais do Rio de Janeiro, porém não proibiu, mas dificultou o máximo as operações policiais nas áreas comandadas por traficantes e milicianos. Relatou que o helicóptero da polícia não pode atirar a partir da nave. Relata ser uma questão técnica e não deveria ser tratado como uma questão ideológica. Não existe bala perdida e tiro mau dado de Helicóptero, sendo atiradores de elite e por estarem em uma posição privilegiada servindo para preservar a vida dos moradores da região e a vida dos policiais e para persuadir. Disse que uma ação que seria em 30 min, com a nave terminaria em 5 min. Disse que conversou com o Secretário Estadual de Segurança Pública Cel. PM Luiz Henrique, sendo uma pessoa de fino trato e muito receptivo. Se colocou à disposição para ajudar.
Sr. Rodrigo D’Eça Rangel, solicitou um minuto de silencio pelo policial morto, soldado Caio Cezar Lamas Cordeiro, ocorrido na manhã de domingo (11/12) na Tirol, Freguesia e o Sargento Ângelo Rodrigues de Azevedo, ocorrido na tarde de terça-feira (6/12), na comunidade do Bateau Mouche. Rodrigo conclamou os moradores de Jacarepaguá a uma melhor participação, integração, atenção e um olhara das autoridades de Segurança Pública para o que vem acontecendo em nossa região.
Sr. Junior, membro do Conselho de Ética, lembrou a importância do cadastramento que gera um número de matrícula, e recadastramento dos participantes nas reuniões do Conselho e dando continuidade as reuniões através do Whatzapp do Conselho com mais de 200 participantes. Falou da importância de assinar o livro de presença. Lembrou que as ATAS são revisadas pela diretoria. Os assuntos de muita relevância procuram-se meios de resolvê-los, sempre atentos as demandas colocadas em reunião.
Sra. Katia, membro do Conselho de Ética, informou para os participantes que preencheram a ficha que será enviado um Link para o celular onde será preenchido o formulário para tomada de conhecimento das Regras de participação do Whatzapp sendo em seguida incluso no grupo. Alertou não ser vírus para que todos fiquem tranquilos.
Aberta a fala à plenária
Sra. Bernadete Oliveira, moradora do Pechincha, falou que no seu entendimento a região de Jacarepaguá está caótica em termo de segurança, no trânsito, violência, na habitação, ou seja, em tudo. Disse que a pauta nos grupos seria convidar todos os políticos de Jacarepaguá para mostrar seus projetos e para que sejam cobrados. Citou a educação como prioridade.
Sr. José Marcos, morador do Condomínio Mirataia, Citou a Constituição Federal de 1988 no seu art. 1º – “Parágrafo único: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”; assim como a Educação Pública no seu artigo 205: ” A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”; a Saúde como Direito Social Fundamental; a Segurança Pública no art. 144 determina sendo dever do Estado, direito e responsabilidade de todos e será exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Disse ser fã da Polícia Militar por ser a primeira a chegar, depois a investigação da Polícia cientifica e por último o judiciário. E nessa cadeia não pode ter falhas. Disse que muitos ambientes são contaminantes para educação das crianças. Disse que o melhor caminho é a educação.
Sr. Vitor Hugo, síndico do Condomínio Reserva Acgua, Curicica, localizada na rua Goianinha, disse que a rua vem tendo assaltos, com muitas ocorrências. Deu entrevista para a Record, no programa do Tino Junior. Solicitou ajuda as autoridades para o local.
Junior, CCS, agradeceu os esforços da subprefeita pela região, mas ainda não conseguiu resolver alguns problemas como exemplo um problema que se arrasta há 4 meses, o som alto em frente à residência da sra. Otília, localizada na Gardênia Azul em que a casa de festa não tem Alvará de funcionamento. Foi feito registro no canal 1746. Tem a preocupação que um problema urbano se transforme em um problema policial e que tem que haver respeito ao urbanismo e a sociedade. Solicitou apoio a subprefeita e a 32ªDP.
Dr. José Carlos “Kaká”, Condomínio Joia Rara, Freguesia, Parabenizou a todos os componentes da mesa. Solicitou um olhar melhor para Jacarepaguá. Solicitou ao Deputado Marcio Gauberto que interceda junto ao Governador e ao Secretário de Estado da Polícia Militar que olhem por Jacarepaguá e que o Presidente de Jacarepaguá e sua equipe estão tentando resolver as questões de segurança de Jacarepaguá. Compõe a Comissão de Segurança formada pelo Conselho para tentar resolver os problemas. Falou que as viaturas e os contingentes têm que ser revistos para Jacarepaguá. Lamentou a morte dos policiais que estavam em ação. Solicitou a subprefeita a troca de iluminação por LED para a rua Firmino do Amaral, próximo a rua Araguaia.
Sr. Derik Renato, presidente da associação da Nova Valqueire, cumprimentou todos a mesa na pessoa do presidente Rodrigo cumprimentar e agradecer especialmente ao 18º
batalhão na pessoa do seu comandante e principalmente o Capitão Garnier que não só tem feito um trabalho exemplar a agindo na área, mas também tem feito um paralelo social com associação dando feedback em tudo que acontece sobre os problemas da área. Citou a ação do Capitão Garnier na praça do entorno que era tomada por usuários de drogas da região vendendo traficando e que agora o retorno das crianças brincando na praça. Agradeceu a todo o contingente da força de segurança pública na área de Vila Valqueire com a diminuição drástica de assaltos e agradeceu a presença do deputado Marcos Gauberto, em especial a subprefeita Talita Galhardo e aos agentes da guarda municipal todo o apoio e ajuda no evento da copa que foi realizado em Nova Valqueire. Falou do problema pontual de trânsito no entorno causando alguns transtornos; problemas com a presença de gatos na Praça Rubiácea e no entorno da escola em que as cuidadoras colocam comidas e casinhas de papelão e já houve assassinado em massa dos gatos e queima de propriedade privada de moradores que foram acusados dessa prática. Senhor Derek finalizou falando de antigos gestores da Associação que tem cargos comissionados na subprefeitura fazendo retaliação e com isso trazendo dor de cabeças para todos com denúncias através de 1746 para ver carros abandonados, guaritas, estacionamentos irregulares, calçadas, porém são fatos verídicos, mas causam transtornos. Gostaria que essa questão fosse verifiada.
Sr. Rodrigo D’Eça, Presidente do CCS, disse estar representando uma igreja em que foi feito um amigo oculto em que vários pedidos formam solicitados. Sr. Rodrigo leu alguns destes pedidos como:“querido pai, se posso te pedir algo queria que minha filha não lembrasse daquela noite do ônibus queimando”; “o milagre vai acontecer a gente vai ter paz”; “queria que todos nós fossemos felizes como antes”; “te peço meu pai, sou seu filho tenha misericórdia de seu povo e a polícia acampe neste lugar ouça nosso clamor”; “para este Natal o maior presente seria a polícia acampar todos os dias neste lugar”. O Sr. Rodrigo refletiu sobre o receio das pessoas estarem presentes nas reuniões do Conselho, clamando pelos seus direitos tendo a presença das autoridades que estão disponíveis para ouvir suas demandas.
Raphael Aragão, morador da Vila Valqueire, cumprimentou a todos e disse que sua presença é para pedir ajuda. Disse ser responsável pela revitalização das Cabines, localizadas no condomínio Nova Valqueire, onde uma delas foi reformada para ser usada como escritório, e sendo a primeira a ser revitaliza. Relatou que essas Cabines foram feitas há mais de 10 anos e foi revitalizada por dentro por fora com iluminação. Disse que dentro da Cabine foi retirado mendigos, ratos, usuários de drogas. Relatou um gasto de 4 mil reais e em 5 dias de funcionamento recebeu uma notificação da prefeitura dizendo que ia demolir e que era ilegal. Solicitou ajuda da subprefeita e que a intenção é usar de maneira legal e poder revitalizar as demais cabines.
Sr. Rudar, morador dos Teixeiras, relatou que não tem nada a perder e que está em uma situação de tudo ou nada quando se queixa da situação que ocorre nos Teixeiras. Disse que as pessoas da “pista” não estão em uma redoma e que as pessoas têm que sair da zona de conforto e saber o que está acontecendo e que discurso. Disse que o mal se corta pela raiz e que as pessoas arrumam dificuldades para vender facilidades. Relatou que moradores e empresários querem uma Cabina e estão dispostos a ajudar. Relatou que as pessoas pedem ajuda para ele, e não pode ser omisso para não ser
acusado de estar compactuando com algumas coisas e se sente acuado e no local ele é neutro. Mostrou muita preocupação com o local em que policiais ainda moram no local e outros que já foram embora. Se desculpou pela maneira alterada de falar. Parabenizou o Coronel pelo serviço prestado e ser um grande homem.
Sra. Jeane Maria, Presidente da Associação de Moradores Mirataia- Pechincha, agradeceu a Talita por ser uma pessoa guerreira, onde diversas operações já foram feitas na rua Antonieta com moradores de rua. Falou do esforço do comandante Eduardo Lopes, porém a muito a ser feito. Citou problemas na Mirataia como assaltos na Antonieta Gomes da Paz, circulação de motos e a praça que já foi revitalizada pela prefeitura, porém hoje é usada por usuários de drogas. Reconhece o esforço do comandante. Disse que mês passado não pode estar por questão de doença. Ressaltou a importância da Educação. Disse que para os moradores de Jacarepaguá a maior necessidade hoje é a questão da segurança e não depende somente do comandante. Desejou um feliz Natal e Feliz Ano Novo e sempre pede a Deus por todos.
Cmte Eduardo Lopes, referiu a fala do Rodrigo, Presidente do Conselho, quando fez a leitura de algumas mensagens sendo algumas direcionadas a área dos Teixeiras, embora não sendo mencionado. Disse ter compromisso com a tropa e com a memória do policial que faleceu. Mencionou a Festa Natalina do Batalhão ocorrida na última quarta-feira, não havendo expediente no Batalhão, a festa foi realizada em um sítio na Ilha de Guaratiba por volta de 10 horas da manhã e às 8 horas da manhã estava fardado nos Teixeiras, no Largo das Vans ao qual o Rodrigo mencionou em uma das mensagens. Relatou que na ocasião estava fardada com a tropa, dentre dos policiais da corporação estava soldado Lamas Cordeiro que veio a falecer neste final de semana, e Deus o abençoou por ter conseguido abraçar o soldado. Disse não ser melhor do que ninguém mas ser o tipo de liderança que exerce desde que era Tenente e sendo Coronel e sendo desta maneira pretende dar exemplo praticando exemplo e não falando sobre o exemplo com a tropa. Disse ter passado aquele dia de comemoração em que as famílias estavam no sítio, com a sua tropa pela manhã, naquela comunidade que foi mencionada. Disse estar há 4 meses no 18º Batalhão e não ter orgulho em dizer que nesses 4 meses Santa Maria Teixeira já tiveram 7 elementos neutralizados, sendo infelizmente uma realidade que vivemos e a polícia está preparada caso a sociedade seja aviltada por algum tipo de criminoso, pois tem comparecido ao local e acompanhado os sacrifícios da tropa. Disse sentir muito apoiado pelo Secretário da Polícia Militar. Relatou uma reunião no nível intermediário com os delegados da Polícia Militar. Relatou que esteve reunido na semana passada com os 3 delegados presentes, da AISP 18, e com a chefia imediata deles e mais a sua chefia imediata para entender esse fenômeno que está afetando não só Jacarepaguá, mas também o Estado do Rio de Janeiro e as principais regiões metropolitanas. Relatou que infelizmente estar tendo problemas com moradores e policiais expulsos não só aqui como em outras áreas e não está falando para justificar, e sim está buscando através de demonstração de trabalho na prática, sem retórica, com esforço e com base nessa reunião com os delegados na semana passada, uma reunião conjunta e depois uma reunião compartimentada com cada delegado. Disse ter começado algumas ações concretas e já foram mais de 50 motocicletas apreendidas em alguns pontos, inclusive alguns casos que foram mencionados, só que essa percepção não é imediata a gente às vezes tem uma
dificuldade na difusão e na divulgação. Disse ser muito pragmático e os delegados também por causa das dificuldades que eles têm assim como a subprefeitura e a Guarda Municipal. Relatou que não se tem tempo de chorar nossos mortos e vender uma propagando do que é feito, pois tem que apresentar serviço e muitas das vezes não tem tempo de fazer propaganda e sabe não ser suficiente, porém está buscando com suo,r sangue e lágrimas e com isso não tem tempo de fazer a propaganda. Citou a importancia do exemplo, usa a fé vivendo a fé, não falado da fé e sendo dessa maneira que se busca trabalhar. Disse estar distante do que a população Jacarepaguá merece, mas a equipe que está a mesa não está para brincadeira e os delegados que chegaram agora fizeram um trabalho excepcional nas delegacias anteriores, todos eles foram grandes destaques na delegacia anteriores, logo se sinte prestigiado com essa equipe que está se apresentando aqui na ISP do 18º Batalhão, sendo uma equipe de quilates que não tem como mensurar o valor desses delegados que estão aqui só isso por si só mostra a preocupação do Governo do Estado. Disse ter recebido no mês de dezembro 6 viaturas semi blindadas, priorizando essas viaturas para os policiais que trabalham na rádio Patrulha, são os policiais 24 horas atendem mais os serviços assistenciais são os policiais que são mais vulneráveis. Reforçou dizendo que mês passado recebeu 6 motocicletas e esse mês (dezembro) recebeu um treiler instalado na calçada do Parksoppingo Jacarepaguá, no Anil e inaugurou uma PMERJ na Freguesia. Declarou que todo mês procura-se apresentar algum serviço e tem algo mensurado e mesmo que os números ainda não sejam satisfatórios na redução dos indicativos de criminalidade não tem um dia que acorda e não verifica que valeu a pena se não fez algo junto com essa equipe no dia anterior ou então no dia seguinte já não vale mais a pena e não só os que estão aqui na mesa, mas todos fazem parte disso e não vamos perder essa luta.
Dr. Thiago Dorigo, delegado titular da 28 ª DP , lembrou do número novo de WhatsApp que consta no banner em frente a delegacia e em breve ainda essa semana será distribuido cartões com o número e conta com a colaboração de todos. Referiu-se aos roubos de rua que estão ocorrendo na região por condutores de moto sem placa. Disse estar trabalhando em conjunto com a 3ª CIA com o comando do batalhão nas questões das motos sem placa trafegando na Cândido Benício não sendo mais tolerado, e se o sujeito for flagrado trafegando com moto sem placa, serão encaminhados a delegacia, as motos serão apreendidas e tiradas de circulação. Solicitou auxilio a subprefeita na questão da remoção das motos e a 28º DP está imbuída desse espírito onde as abordagens irão aumentar. Reforçou a importância da colaboração dos moradores no envio das imagens por meio do WhatsApp da delegacia com o objetivo de tirar o roubador de sua zona de conforto e que a imagens ajudm no sentido de qualificr o sujeito como: ser oriundo de alguma comunidade, nascido ou criado aqui na região ou oriundo de outra comunidade e vindo aqui exercer atividade criminosa. Falou que isso é o trabalho da polícia preventiva e repressiva e a ajuda da população é importante por ter conhecimento dos locais de incidencia em determinado horário do ocorrido onde o sujeito efetuou o roubo semana passada, ontem e usando a mesma moto, capacete , o mesmo traje, a mesma cicatriz e uma tatuagem, enfim o sujeito tem que ser qualificado é muito importante essa comunicação esse diálogo da população com as forças de segurança. Concluiu reforçando a importância das imagens, pois se fecha o cerco, tira a moto sem placa de circulação, qualifica e emite um mandado de prisão em flagrante.
Sra. Solange Pinheiro Petrópolis, representando o condominio Freedom Freguesia, agradeceu ao comandante que já esteve no local dentro do condomínio e a talita que tem atendido na medida do possível as demandas. Perguntou a subprefeita o passo a passo para se colocar uma cancela. Disse que conversando com moradores de outra localidade recebeu algumas informações. Disse estar na reunião não somente pela Freguesia e pelo Condomínio e também por Jacarepaguá, onde estão as indústrias e onde ser importante o papel da Segurança para que não se torne um complexo. Disse saber que o comandante não tem todo o poder mas o povo tem que sair de sua zona de conforto e ir ao Palácio da Guanabara cobrar do Governador eleito. Reforçou a importância da união dos moradores.
Sra. Lucia Helena Gomes, moradora da Estrada da Uruçanga, fez algumas sugestões como: 1- Transporte de massa, considerando que a Freguesia tinha bonde. Os trilhos foram cobertos com asfalto e perdemos essa modalidade. Sra. Lucia Helena perguntou qual a parcela de contribuição na arrecadação do nosso bairro e ressaltou a importância de termos um transporte de massa. Demostrou surpresa diante de todos ao descobrir que a Prefeitura estuda a implantação do VLT na Zona Sul. Relatou que sabemos que Zona Oeste está abandonada pelo poder Público, por isso, deve-se cobrar que seja feita justiça e a paridade de bem-estar com o Centro e a Zona Sul. 2- Pontuou sobre em caso de Guerra quem ocupa os pontos mais alto é quem tem o controle da situação em seguida perguntou a mesa quem estava no controle, com os narco traficantes ou com o poder público; 3- Falou sobre estacionamento, onde a prefeitura deu muitas licenças para construção de prédios, onde os carros ficam estadionados na rua; 4 – Falou das chuvas intensas e a possibilidade de um tsunami; 5 – As demandas da prefeitura deveriam ser públicas para qu todos pudessem ter acesso as demandas mais solicitadas.
Reinaldo Costa Pereira Silva, Vice-Presidente – AMA- Villas da Barra, elogiou toda mesa sendo de alto gabarito. Falou da importância da presença de representante da Educação e reforçou a importância do papel da Educação para vida das crianças e o funcionamento as escolas em horário integral. Disse que enquanto estamos cobrando do Cmte Eduardo Lopes e os delegados, não estaremos incomando a quem de direito e o problema de segurança tem que se suscitado a todos nós e que podemos fazer a segurança para todos, sendo dito com todo respeito ao comandante e aos delegados. Relatou que morou 35 anos quase 40 anos na Estrada do Rio Grande e lembra que quando saia do condominio , a visão era de muito mato de um lato e do outro, algumas casas e no final o Condomínio de Furnas. Lamenta que hoje não há lugar sem construção e na érea onde era localizava a antiga Universidade Gama Filho, hoje tem muitos prédios com muitas famílias morando e esse mesmo crescimento não aconteceu com o Batalhão com o aumento de efetivos e equipamentos. Finalizou dizendo que temos que cobrar das autoridades superiores.
Filipus Efraim, comerciante de homem de farmácia. Falou que o comandante está fazendo um excelente trabalho. Disse que não adianta falar de segurança publica sem a presença de representante da Educação e da Saúde com a presença da equipe Distrital.
Disse que recebe demandas de jovens e crianças na farmácia buscando ajuda com problema de saúde mental sendo graves e com a autorizaçõ desses jovens tem filmado e publicado. Relarou que apoia Casas de Recuperação. Disse que vem defendendo o
fortalecimento do PROERD (Programa Educacional de Resitência às Drogas) nas escolas públicas e particulares. Relatou que hoje se trata da criminalidade, desordem urbana, programas de ressocialização dos abrigos públicos e privados, consultório de rua para tratar a saúde mental de moradores de rua e dependentes químico com isso reduzirá a criminalidade desde o portão e furto de relógio como tampa de bueiro e fio, programa integral das escolas públicas com crianças e adolescente. Referiu-se ao representante ideia do conselho tutelar presente a reunião, com relato de muitas crianças sem a família usando drogas no entorno da Cidade de Deus. Finalizou se esses pontos forem tratados o trabalho de todas as autoridades de cada área de atuação será diminuído assim como a sensação de segurança.
Sra. Graziela, moradora da Praça Seca, mais ou menos 5 anos, solicitou as autoridades presentes a proteção da Praça Seca. Disse ser moradora da rua Florianópolis. Relatou que todos os dias acorda com barulho de tiros. Disse que desenvolveu transtorno de ansiedade, insônia crônica tendo que usar medicamento. Disse que por um milagre de Deus tem uma semana que não tem tiroteio na Praça Seca. Agradeceu primeira a Deus e ao Capitão Plínio que foi com ela no Bateau Mouche para resolver um problema, senão a “bala estaria comendo”. Disse ser absurdo a praça estar abandonada, onde o tráfico e a milícia é quem manda na região. Observou ser a única presente na reunião da Praça Seca.
Sr. Tilze, membro do CCS 18, referiu-se a fala da moradora da Praça Seca, Graziela dizendo que a Praça Seca está abandonada, mas não é culpa do comandante e das delegacias locais, pois estão trabalhando muito, mas infelizmente não depende somente deles e sim das autoridades superiores.
Resposta da mesa à plenária e Consideração Final
Talita Galhardo, Subprefeita de Jacarepaguá; respondeu a moradora da Praça Seca, Graziela dizendo que está na Praça Seca todos os dias e nasceu e foi criada na rua Florianópolis. Citou outras demandas como críticas ao Governador, não trabalha para ele, mas respeita e tem que ter um entendimento da sociedade civil do quanto ainda difícil está nessa posição, falo em nome de todos é muito mais fácil criticar do que procurar às vezes resolver. Disse ser casada com o comandante Geral da Polícia Miltar, Secretário de Estado da Polícia Militar, e toda família do Secretário mora na Praça Seca, passando todos os finais de semana na região e se para benefício próprio seria o local mais seguro e mais bonito da Cidade do Rio de Janeiro se dependesse dele. Disse que vive as angústias da Polícia Militar dentro da propria casa e tem contato direto com a polícia militar falando direto o comandante do 18º Batalhão. Disse que usa a rede social, porém não consegue postar nem 5% do seu dia a dia. Relatou que tenta publicizar o seu trabalho e o da Polícia. Entende que não tem que ter competição quando é para melhor uma Cidade do Estado. Procurou responder a Sra. Solange sobre a cancela, porém a mesma se ausentou da reunião, Talita mostrou disposição de orientá-la no passo a passo e com a disposição para ajudá-la. Sra. Lucia Helena, sobre o modal subterraneo muito mais difícil por questões de orçamento, em relação a Defesa Civil e por enquanto não tem previsão de terremoto. Disse que o Centro de Operações do Rio de Janeiro é o
melhor do mundo em comparação ao Centro de Operação da Cidade de Louisiana, referindo-se a viagem recente a Nova Orleans, representando o Prefeito Eduardo Paes, cidade devastada pelo furação Katrina. Disse que tem um olhar de igualdade tanto para a região dos Rios da Pedras como para a região da Freguesia. Sr. Rafael, sobre as motos sem placa e disse que oferece todo apoio ao delegado da 28ºDP nas operações de repressão oferecendo reboques para melhorar a área da Praça Seca. Referiu-se a Guarita localizada no Condomínio Nova Valqueire e que não vai demolir em dois dias, mas também não vai prometer que vai legalizar. Disse que o local é uma área pública e quando recebe denúncia tem que agir e de acordo com a Lei. Referiu-se a região dos Teixeiras onde teve que demolir um depósito de bebidas de 45 m² na beira da Via. Reforçou por ser área Pública e que se paga aluguel para a Associação de Moradores no valor de 700 reais e com 3 meses de carência. A subprefeita Talita se colocou a disposião para esclarecimento, como foi no imbróglio na festa que não estava autorizada, mas autorizei. Orientou que não invistam valores altos como 4 mil reais para a reforma de algum coisa que se localiza na rua, principalmente sendo comércio. reforçou que sendo legalizável pode contar com seu nada opor e a partir do momento sendo área pública onde se constroi, reforma ou seja, qualquer outra coisa principalmente para obter lucro, não se pode permitir. Reforçou se permitir 1 teria que permitir outras tantas. Sr. Rafael tentou se explicar relatando que foi feita uma parceria e que se achava que a cabina fosse da Associação.
Sr. José Carlos – Carlao, Conselho de Ética do CCS, pediu licença para interromper e organizar sendo uma questão de Ética. Solicitou que combinassem para levar o assunto ao gabinete da subprefeita. Reforçou que as pessoas participem das reuniões e venham com garra e façam reclamações e elogios e que muitas vezes as pessoas ficam sem jeito de reclamar, pois querem ter o crinho e a amizade, mas o espaço é democrático.
Disse que a mesa só responde o que foi dito para que os outros saibam da mesma. Lembrando que a pergunta pode ser a mesma de todos os presentes e a resposta já está sendo dada.
Talita Galhardo, Subprefeita de Jacarepaguá, continou falando sobre a questão dos Rio das Pedras, Teixeiras e Freguesia tendo que ver da mesma forma. Falou sobre a solicitação da lâmpada de LED para rua Firmino do Amaral, disse que falou com o presidente da Rio Luz e será colocar 17 pontos colaborando com a segurança. Disse que começou pelas comuniddes, becos e vielas como Rio das Pedra, dentro da Cidade de Deus e dentro das comunidades da Praça Seca e depois a iluminação entrou nas vias principais. Ficou a disposição para resolver outras questões.
Deputado Sr. Marcio Gualberto dos Santos, agradeceu a gentileza da subprefeita Talita. Justificou sua saida por ter reunião às 12:00 com o presidente do Detran. Disse estar a disposição e pretende comparecer as proximas reunião para que se possa vencer Local: Colônia
Endereço: Rodrigues Caldas, ,3400- Taquara
Data: 14 de fevereiro de 2023
a questão de segurança pública em Jacarepaguá como tem feito em outras regiões.Disse que quando passa pelas regiões tem mostrar para as pessoas a raiz dos problemas. Citou a fala do Derik quando disse que o Deputado está Presidente da Frente Parlamentar que defende a vida dos policiais, sendo pró segurança pública. Ficou sabendo que a Talita é esposa do Secretário de Segurança Pública e que está proximo da sociedade e das demandas. Concluiu dizendo que o Rio de Janeiro está sob intervenção federal na área de Segurança e o Supremo Tribunal Federal, um ministro do supremo dentro do seu gabinete está decidindo sobre o que acontece e o que não acontecer no Estado do Rio de Janeiro. Citou o ocorrido em 2021 a polícia civil fez uma operação no Jacarezinho foi recebida como sempre a bala os traficantes mataram do policial civil e na troca de tiros 26 ou 27 criminosos foram neutralizados e se fosse nos Estados Unidos para alguns desses policiais estariam sendo condecorados aqui eles estão respondendo criminalmente por isso com risco de serem excluídos. Citou que as referidas pessoas querem afixiar o trabalho das polícias com a proposta a liberalização e criminalização de todas as drogas e soltar todos os presos, vão chegar no momento dizendo que a polícia não tem condição de agir e libera geral. Disse que os policiais estão combatendo assim como a ALERJ. Sugeriu um representante do Ministério público e do Judiciário para que todos possam trabalhar em conjunto.
Dr. João Valentim Neto, delegado titular da 41ª DP, esclareceu que a delegacia abrange a área do Tanque, Pechincha e Freguesia. Disse que conhece muito bem Jacarepaguá e já foi morador e sua equipe mora em Jacarepaguá e 2 pessoas vieram de Petrópolis Disponibilizou o WhatsApp 2332-2577. Disse que precisa da colaboração de todos com qualquer tipo de demanda, denúncias anônimas e se não souber não tem como ajudar. Disse que estam atentos aos altos índices e estam trabalhando. Agradeceu a todos e se colocou à disposição.
Dr. Thiago Dorigo, delegado titular da 28 ª DP, disse que tudo que tinha que ser dito já foi dito. Agradeceu a oportunidade e teve o prazer em conhecer a todos e a 28ª DP está de portas abertas para a população. Se colocou à disposição dos moradores.
A cada reunião sendo divulgado os contatos telefônicos.
• 28ª DP. Rua Cândido Benício, 727-Praça Seca – Tel. (21) 2332-1024/ 2332-1026/ 2332-1025/ 2332-1039/ 2332-1222.
• WHATTSAPP- DENÚNCIA (21) 98596-7427
• Disque 100: Disque Direitos Humanos – Canal para receber denúncias relacionadas a violações de direitos humanos, especialmente aquelas que afetem populações vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com deficiências, LGBTQIA+, desabrigados e questões relacionadas a companhias aéreas. A linha direta e gratuita é oferecida 24h, 7 dias por semana, e as denúncias podem ser anônimas.
• Disque 181 e 2253-1177: Disque Denúncia- Linha direta gratuita para relatar crimes e agressões caso você deseje permanecer ANÔNIMO.
• Disque 190: Polícia Militar
Dr. Leandro Gontijo, delegado titular da 32ª DP, precisou se ausentar.
A cada reunião sendo divulgado os contatos telefônicos.
• Registro online
• WhatsApp 21- 97037-7737
• Telefone 21- 2333-6532
• Facebook delegacia.da.taquara
• Instagran 32dp -Taquara
Inspetor Marcelo Martins da Silva GET Oeste/GM. respondeu a Sra. Bernadete, que falou do trânsito caótico na Freguesia,disse que tem 4 viaturas rodando no setor. Sr. Derik, sobre o Trânsito caótico na mediação do Conjunto da Nova Valqueire e que está sendo alinhado os procedimentos para o local.
Dr. Fernando Teixeira, Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-RJ- 32ª Subseção de Jacarepaguá/ Madureira, sugeriu que olhassem o site do tribunal de justiça. Relatou que se a população não valorizar a polícia seja ela militar ou civil e todos órgãos de segurança pública, não podemos contar com algumas pessoas lá em cima. Disse sobre uma reunião do TJ sobre audiência de custodia, tecnicamente para verificar ilegalidades sobre as torturas praticadas pelos policiais na prisão, e quem está sendo torturado na verdade é a família dos soldados que forams mortos. Deu boas vindas aos delegados e elogiou o comandate como sendo amigo da tropa, parceiro e pode dizer irmão.
Cmte Eduardo Lopes, disse que nos Teixeiras tem 100 policiais militares na escala de 24/72 e tem 4 bases policiais 3 bases policiais no morro São José Operário e uma base no Bateau Mouche somando quase que um total de 100 policiais nesse exato momento, enquanto estamos aqui na reunião eu estou com uma força de apoio do batalhão de choque patrulhando Florianópolis, Cândido Benício nesse exato momento.
Disse que a corporação tem que olhar o Estado também, se temos um problema pontual em nossa área mas também em outras regiões metropolitanas e a policia precisa apoiar outras unidades. O Comandate sinaliza o que ocorre em Prança Seca é oriunda de um conflito que ocorre no Morro do Fubá, não sendo da área do 18º batalhão. Muitos desses conflitos que aconteceram, não estamos deixando reverberar em nossa área. Citou que quando chegou ao Batalhão a comunidade do São José Operário já estava sob a égide de influência de tráfico de entorpecente, logo, não está tendo uma invasão da milícia em nossa área e vice-versa. Reforçou dizendo que quando eu chegou aqui já tinha uma recorrência de milicia na Chacrinha e não está fazendo apoligia a favor da milícia porque são criminoso. Disse que antes de vir para para o 18º Batalhão- Jacarepaguá, comandou o 27º Batalhão de Santa Cruz, onde teve quantidade de milicianos que foram autuados no artigo 28. Disse mais uma vez, que nem sempre as comunidades que moram no asfalto não entende o que acontece no morro. Falou dos policiais militares que estão nas bases com toda coragem e dedicação se dispõe a tirar 24 horas serviço, porque acreditam na missão. Disse que não orienta a seção de Comunicação Social a não divulgar óbtos de criminosos, onde não se orgulho e o que importa é que o policial militar está fazendo seu trabalho. Disse que quanto o delegado faz uma diligência, porque acredita na autoria do crime, assim como a subprefeitaTalita acretida na polícia. Disse não ser religioso não frequenta a igreja mas depois de muito tempo na polícia não tem como acreditar que tem uma coisa que é muito mais forte do que a gente. Falou sobre canal de comunicação com as escolas, onde se tem o Conselho Escolar, realizando encontro mensal com os representantes da 7ª Coordenadoria de
Educação com as diretoras de escolas. Disse que mantem um canal de comunicação com a indústria através da Associação ACIJA, também um canal de com os restaurantes.
Disse ser ideia do Secretário de Estado de Policia Militar e foi implementado durante a atual gestão, onde já foi realizado a primeira reunião com vários seguimentos de restaurante sendo importante porque capta emprego para região. Falou do segmento condomínio onde tem realizado reunião mensal com vários síndicos, onde já tem uma programada para esta semana. Relatou estando apenas a 4 meses no Batalhão já foi realizado o terceiro curso de capacitação de porteiros, zeladores e síndicos, sendo quase 100 profissionais que passaram um dia na unidade recebendo dicas de orientação para poder não fazer o trabalho do policial, pois não cabe a ele a faze-lo e sim está atento algumas nuances que pode facilitar não só a preservação dos condôminos mas o próprio acionamento da polícia militar. Citou uma frase de efeito “Intensidade e Entrega” onde sempre tem alguma entrega que talvez não seja suficiente, mas essa entrega só está sendo possível por causa desses personagens que estão compondo essa mesa. O Cmte Eduardo Lopes fez uma analogia a figura do professor que quando vai dar aula é porque acredita na polícia e que vai numa formatura em uma área que até então as pessoas acreditavam que era completamente conflagrada pela milícia, eu comandante estarei lá na formatura porque eu também tenho que mostrar pra aquele professor que não vai querer acreditar porque eu falo e sim por acreditr no que falo. Finaliza sua participação dizendo que a composição da mesa é formada de verdadeiros heróis e os membros do conselho participantes, ou seja toda plenária, são verdadeiros heróis porque está em aqui hoje. Se justificou não ter falado tudo que a plenária merecia ouvir, por conta do horário, Disse que o Batalhão está de portas abertas. Compartilhou o número e o WhatsApp caso queiram fazer alguma denúncia que de repente poder usar esse canal de contato 97215-7498 .
Rodrigo D’Eça, presidente CCS/AISP 18, disse que de tudo que foi falado vê a integração proposta em um evento que foi falado pelo comandante sobre a posse da Dr. Raissa, assim como a 2ª CPA , com o Coronel Dantas. Agradeceu o apoio que o Coronel Dantas tem dado ao 18º Batalhão sendo importante essa integração. Disse que no dia primeiro de dezembro teve a posse no 2º CDP da Polícia Civil onde estavam todos os comandantes da da 2ª CPA e a 2ª DP onde o foco da conversa era sobre Jacarepaguá. Disse que cabe a população sempre apoiar os delegados e o comandante e que todos estão particiapando da reunião prestigiando a presença de cada morador que na atual conjuntara de Jacarepaguá estão um pouco estressados. Disse que passando a noite nas ruas de Jacarepaguá viu que estava vazias. Reforçou a importancia da integração com a OAB, Conselho Tutelar, Conselho de Saúde, Condomínios, Instituições religiosas, ONGS. Falou da questão do mandado de segurança e na sequência sobre uma ferramenta tecnologica importante. O Sr. Reinaldo deu a explicação em plenária sobre essa ferramenta tecnológica de localização de carros roubados e sinalizou que foi bem recebido pelo Secretário de Segurança do Estado.
Divulgou a data da próxima reunião, dia 14 de feveiro de 2023, terça-feira, às 9h, na Colônia, Rua Rodrigues Caldas, 3400- Taquara
VI – Decisões e Sugestões
VII – Local data e horário da próxima reunião: dia 14 de fevereiro de 2023, terça-feira, às 9h,
Local: Colônia
Endereço: Rodrigues Caldas, ,3400- Taquara
Data: 14 de fevereiro de 2023
VIII – Horário de encerramento: 12:37 h
VIII – Outros: Não houve
Ata Anterior:
Próxima Ata: 10/01/2023
+18º BPM