Por uma Região segura e melhor de se viver – Jacarepaguá
18ª Área Integrada de Segurança Pública
(Gestão: 2022/2024)
Conselho Comunitário de Segurança
Rio de Janeiro, 08 de agosto de 2023
O Conselho Comunitário de Segurança do 18º AISP – Jacarepaguá agradece a sua presença em nossas reuniões, entende que a prática de cidadania certamente contribuirá para que tenhamos dias melhores em nossa sociedade, e aproveita também para enviar a Ata, dando conhecimento aos Senhores e Senhoras, convidando-os (as) participar da nossa próxima reunião dia 12 de setembro de 2023, terça-feira, às 9h, Universidade Estácio de Sá – Campus R9-Taquara, Rua André Rocha,838-Taquara- JPA-RJ
ATA DA 17ª REUNIÃO ORDINÁRIA
Conforme prevê o artigo 37 do regulamento de formação dos Conselhos Comunitários de Segurança, transcrevemos a presente Ata da Reunião Ordinária.
Data da reunião: 08/08/2023
Horário: Início 9:00 h – Término Previsto 12h
Local: Condomínio Verdant Valley Residence, Estrada do Camorim, 1003, JPA
Nome dos participantes
Membros Natos 18º BPM – Ten. Cel. Rafael e Silva Sepúlveda – Comandante do 18º BPM 28º DP – Dra. Isabelle Conti de Almeida 32ª DP – Dr. Leandro Gontijo 41ª DP – Dr. Luciano Pinheiro Zahar
Membros Efetivos Presidente: Rodrigo D’Eça Rangel | Vice-Presidente: Elizabete Toniasso | 1º Secretário: Marilene Ribeiro de Souza | 2º Secretário: Maria Avelino Gouveia | Diretor Social e Comunitário José da Cruz – Tilzé.
Conselho de Ética: José Carlos Ferreira do Carmo -Carlão Katia Cristina Lessa Aquino Clidenor Carneiro de Macedo Júnior
Assuntos Tratados
Aos oito dias do mês de agosto de dois mil e vinte e três, às nove horas e trinta minutos, a Sra. Marilene R.Souza, 1ª Secretária do Conselho Comunitário de Segurança- AISP 18 – ÁREA DE INTEGRAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, iniciou a reunião saudando a todos os presentes e convidando-os para sentar-se à mesa. Sr. Rodrigo D’Eça Rangel, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança; Sra. Maria Avelino, 2ª secretária do CCS-AISP 18; Subcomandante Major Luciano Atanes representando Cel. Rafael Sepúlveda Comandante do 18º BPM; Inspetor Heleno representando o Dr. Leandro Gontijo 32ª DP; Policial José Carlos – Carlão, representando o Dr. Luciano Pinheiro 41ª DP; Sra. Neide Aparecida, representando a Subprefeita de Jacarepaguá, Sra. Marli Peçanha; Subprefeito da Barra da Tijuca Sr. Raphael Lima, Dr. Fernando Teixeira, Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB RJ 32ª Subseção JPA/Madureira; Inspetor José Batista representando o Inspetor Martins da Silva – Guarda Municipal.
A Ata foi subscrita pela 2ª secretária Sra. Maria Avelino. Foi colocada para a plenária a aprovação da ATA da reunião do dia 11 de julho de 2023, Condomínio Vision Office, Av. Embaixador Aberlado Bueno, 3.500, Curicica-JPA-RJ. Aprovada sem nada opor por todos os presentes. Em pauta foram colocadas pela Sociedade Civil demandas aos Órgãos de Segurança Pública e aos Órgãos de Serviço Público do Município do Rio de Janeiro.
Rodrigo D’Eça, Presidente do CCS AISP 18, Falou sobre a dinâmica da reunião do CCS. A plenária se manifesta com 3 minutos de fala de cada pessoa colocando as demandas, elogios, críticas. Em seguida, após a fala dos inscritos a mesa responde a todos.
Major Atanes, Subcomandante operacional do 18º BPM, representando o Comte. Sepúlveda por estar participando de uma reunião de alinhamento operacional com o Estado Maior no CCC- Centro de Comando e Controle da Polícia Militar. Deu um panorama de como está a área do Batalhão. Divulgou os dados do mês passado (julho/23). Relatou que teve uma redução na área do Batalhão de: 54% de roubo de rua, 46% no roubo de veículos e 63% de roubo de cargas. Quanto a letalidade, Jacarepaguá e os sub–bairros Valqueire e Praça Seca ainda não estão totalmente estabilizados; a letalidade violenta passou de 12 para 14 e redução nos demais índices. Disse que hoje (08/08, terça-feira) está com problema sério na Cidade de Deus, um fato que ocorreu ontem (07/08) com a atuação do Batalhão de Choque sem fazer juízo de valor cabendo a delegacia apurar, e por ora, já está estável. Disse que ficaram até de madrugada tentando conter os ânimos dos populares e no dia de hoje a PM está no local, pois o policiamento está direcionado para a Cidade de Deus. Relatou instabilidade no morro do Jordão, houve guerras entre facções rivais, o Batalhão está no local com a finalidade de conter, evitar mortes e homicídios. Falou que os marginais se utilizam da área de mata para promover o disparo causando uma sensação de insegurança na comunidade. Disse que a PM está na Estrada do Cafundá e parte alta do interior da comunidade para evitar que desçam e causem mais mortes na comunidade. Falou que quanto ao policiamento houve melhoras, porém, estão atentos. Relatou que nos últimos dias ocorreram roubo de veículos próximo ao sub-bairro Camorim que antes não tinha, a PM está ciente e juntamente com o chefe de planejamento estão estudando as rotas de fuga e de onde são os roubadores, e está sendo implantado policiamento para evitar que esse delito se perpetue na área. Disse manter 2 viaturas no Camorim no período de 24 horas, sendo o policiamento eficaz (fazer a coisa certa, o que precisa ser feito) e eficiente (fazer a coisa da melhor maneira possível). Relatou não ter mais nenhuma intercorrência fora o Jordão e Cidade de Deus. Disse estar à disposição de todos os presentes.
Policial José Carlos – Carlão, representando o Dr. Luciano Pinheiro. Delegado da 41ª DP- Tanque e a 28 ª DP, havendo demandas serão encaminhadas às respectivas Delegacias. Disse estar à disposição para demandas que não queiram fazê-la em público. Justificou a ausência de representante da 28ª DP estando a pouco dias à frente da administração da Delegacia e pelas ocorrências no Jordão estarão presentes na próxima reunião. Justificou a ausência da 32ª DP pelas ocorrências na Cidade de Deus. Relatou que a reunião do Conselho acontece uma vez por mês, é itinerante e acontece todas as segundas terças-feiras de cada mês. Falou da importância da participação de todos os presentes para próxima reunião no mês de setembro, pois os assuntos tratados dizem respeito a Jacarepaguá. Reforçou a participação de todos nas reuniões em outros locais e solicitou que convidem outras pessoas.
Sra. Neide Aparecida, representando a Subprefeita de Jacarepaguá, Sra. Marli Peçanha com agenda na Prefeitura. Disse poder colaborar com todos, registrará as demandas e se colocou à disposição.
Sr. Raphael Lima Subprefeito da Barra da Tijuca, falou sobre sua presença no Camorim prestando assistência sempre que pode. Colocou-se à disposição e quanto a segurança pública vem atuando junto ao Comandante Sepúlveda. Relatou sobre sua participação nas reuniões do CCS da Barra da Tijuca para poder ouvir e dialogar. Relatou a importância da Subprefeitura junto a Segurança Pública e falou de uma ação conjunta na Estrada do Camorim com serviços que a Subprefeitura pode contribuir como a iluminação pública e podas de árvores. Falou da necessidade de se ausentar da plenária, mas deixando sua equipe presente à reunião e o Sr. Eduardo, Gerência Local, respondendo pela Subprefeitura da Barra da Tijuca.
Dr. Fernando Teixeira, Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB RJ 32ª Subseção JPA/Madureira, cumprimentou o presidente do Conselho, Rodrigo D’Eça, todos presentes à mesa e a plenária. Citou a Constituição Brasileira no seu art. 1º- parágrafo único. “o poder emana do povo, sem o povo não tem poder”. Relatou que a participação do povo é de extrema importância e ficou feliz em ver a plenária cheia e, certamente, cada um tem sua demanda e necessidade particular e coletiva. Disse que o propósito principal do Conselho Comunitário de Segurança é buscar soluções coletivas. Anunciou o evento sobre a “Situação de Moradores na rua” que acontecerá na Seccional da OAB- Centro – RJ, onde faz parte da Comissão da Cidadania. O evento ocorrerá no dia 28 de setembro ou dia 05 de outubro, aguardando confirmação do agendamento. Solicitou o comparecimento de todos.
Rodrigo D’Eça, Presidente do CCS AISP 18, falou da importância e união da coletividade engrandece e facilita o trabalho dos Órgãos de Segurança Pública, e dos Órgãos de Serviço Público do Município do Rio de Janeiro. Enalteceu o trabalho de toda Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança e a importância da parceria e não somente a cobrança de ações. Ficou surpreso quanto ao número de pessoas participando pela primeira vez à reunião do Conselho, sendo um número expressivo. Falou sobre as reuniões informais que aconteceram, em Curicica e Taquara onde foi discutido a questão de moradores em situação de rua. Falou sobre um estudo na Secretaria de Assistência Social a respeito do número de moradores em situação de rua na Taquara, como consequência, vem acompanhando o aumento da violência. Falou do aumento de população de rua na Av. Nelson Cardoso, e que grande parte da Ação Social das Instituições Religiosas é de doação de alimento de maneira discriminada e sugeriu que esses alimentos fossem dados nas comunidades e não em Praça Pública, pois a maioria de moradores de rua vivem nas comunidades em suas casas. Relatou que na Av. Olegário Maciel com a Av. Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, os moradores de rua somente um está em situação de vulnerabilidade os demais estão levantando recursos para levar para suas casas. Rodrigo D’Eça depois de suas ponderações passou a palavra para a plenária, sendo conduzido pelo Diretor Social e Comunitário José da Cruz – Tilzé.
Aberta a fala à plenária
Alex da Silva Pereira, Condomínio Moradas do Itanhangá, em Rio das Pedras, agradeceu ao Cel. Rafael Sepúlveda e ao Major Luciano Atanes e toda tropa o policiamento na área apresentando grande melhora. Perguntou sobre a presença de representante do Estado na reunião para responder sobre as obras da “Cidade Integrada” e espera que com o projeto a comunidade possa viver dias melhores em relação ao barulho. Elogiou a atuação da SEOP e Subprefeitura de Jacarepaguá na feira da Via Light de Rio das Pedras e que nas últimas semanas não se ouve som ensurdecedor da feira. Afirmou que iria acompanhar porque eles sempre voltam a incomodar depois de derrubado.
Maria Avelino Diretoria do CCS 18, disse que não iria pedir nada e somente agradeceu o empenho recebido pelos membros natos do Conselho e Subprefeitura e ao Comandante do 18º Batalhão as operações realizadas na área da Taquara e em especial na Praça Valdir Vieira. Falou da importância do trabalho de união em Jacarepaguá que o CCS AISP 18 vem desenvolvendo. Várias lideranças e instituições participando, dando novos e edificantes rumo a população de Jacarepaguá.
Ilka Guimarães M. Cunha, Associação AVIVA de Obras Sociais, Vila Valqueire, apresentou a Associação AVIVA de Obras Sociais localizada à rua Jabitacá, 145- Vila Valqueire convidando para o café com prosa no dia 19 do agosto, das 9h às 11h; disponibilizou convites com o objetivo de conversar sobre Segurança Pública em relação a crianças e adolescentes, com a participação de empresários e representantes da sociedade de Vila Valqueire. Relatou que a Instituição não oferece comida na rua e sim assiste as famílias.
José da Cruz – Tilzé. Diretor Social e Comunitário, anunciou a chegada do Inspetor Heleno representando o Dr. Leandro Gontijo 32ª DP, porém em seguida teve que se ausentar por conta das demandas da delegacia.
Venilton Soares, morador do Camorim e síndico do Condomínio Verdan, falou do crescimento desordenado do Camorim. A análise da pureza da água na região deu grau um, da falta de energia elétrica, poucos ônibus para atender a região, do aumento desordenado e irregular de casas nas encostas e péssimo calçamento. Relatou a falta de vagas para estacionar automóveis na Estrada do Camorim em frente ao Condomínio. No local, a Guarda Municipal multa e apreende os carros.
André, presidente da Associações de moradores do Camorim, agradeceu a presença de todos e ao sr. Venilton pela disponibilidade do espaço para a reunião do CCS e elogiou o Comandante Sepúlveda por tudo que tem feito pela região do Camorim, onde, há pouco tempo, ocorreram tentativas de invasão por bandidos. Falou da atenção dispensada aos moradores agradecendo ao Carlos Caiado pela atenção dispensada à região e ao Thiago da subprefeitura da Barra da Tijuca.
Sra. Elizabete Toniasso, Vice-presidente do CCS 18, solicitou atenção de todos à reunião.
José da Cruz –Tilzé. Diretor Social e Comunitário, anunciou a chegada do Sr. Ubirajara Bosorol, Subcomandante Guarda Municipal, 7ª Inspetoria de Jacarepaguá, representando do Inspetor Júlio.
Jonas Alves, Síndico profissional, morador de Curicica, saudou a mesa e todos os presentes e parabenizou a profa. Neide, representante da Subprefeita Sra Marli Peçanha pelo seu aniversário. Prestou esclarecimento sobre o programa de Integração Comunitária da PM e do 18º Batalhão. Falou sobre a incidência de suicídio por policial, um drama na Segurança Pública a saúde mental desses policiais. Fez observação sobre o tempo que o comando fica à frente do 18º Batalhão e, entende o desafio do Comandante perante a área de Jacarepaguá em função da desordem social. Falou sobre a parte psicológica e sobre o que a violência faz com as pessoas. Disponibilizou o 188, número do Centro de Valorização da vida (CVV) apoio emocional, atende 24 horas.
Luiz Carlos Vieira, Condomínio Vivendas de Jacarepaguá, Camorim. Falou sobre a importância da atenção dispensada e empenho do Comandante Sepúlveda das ocorrências na área do Camorim. Sugeriu reunião com as dezenas de síndicos do Camorim para resolver os problemas do local. Não basta reclamar e sim apoiar. Falou sobre a presença de maconheiro próximo ao Condomínio. Onde há uma boca de fumo também há presença de traficante, tomou as providências cabíveis conseguindo exitosamente acabar com a presença desses drogados. Agradeceu a subprefeitura da Barra. Solicitou apoio à Polícia Militar. O condomínio Vivendas está pronto para contribuir com os militares, inclusive com apoio logístico para o que precisar.
Eder Rodrigues de Souza, AMAF (Associação de Moradores da Freguesia) e morador do Condomínio Vilarejo-Anil, falou sobre o crescimento desordenado e que a rua Araticum-Anil está sendo conhecida como a rua da morte e os imóveis sendo desvalorizados por conta do crescimento da favela ao lado do Condomínio Vilarejo. Falou sobre o ofício ao Ministério Público e cobra da prefeitura o ordenamento urbano. Disse sobre os processos encaminhados à Polícia Ambiental e, até o momento, sem respostas. Relatou que como morador do Anil está aceitando ajuda e que a Polícia tem se destacado dando atenção e com muito esforço para se fazer presente.
Antonio Carlos Amaral Bastos, Associação de Moradores da Vila Santa Clara, Taquara. Disse ser a primeira participação dele em reunião do Conselho. Solicitou baseamento na Estrada dos Bandeirantes com a Estrada do Guerenguê com a Estrada dos Bandeirantes próximo à Igreja da Graça. Solicitou à Prefeitura iluminação pública, pois há muitos assaltos na região e motos na contramão.
Marilene R. Souza, moradora do Condomínio Jardim Clarice, Anil. Agradeceu a solicitação atendida sobre o vazamento de água potável escorrendo pela calçada, indo para a pista de rolamento no Bosque do Jardim Clarice, Estrada de Jacarepaguá, entre o ParkShopping Jacarepaguá, e a entrada do Jardim Clarice direção Rio das Pedras. Solicitou mais uma vez urgência no fechamento da passagem entre o Jardim Clarice para o Jardim Anil, pois é a vontade unânime dos moradores do Jardim Clarice e do Jardim Anil com vários abaixo-assinados realizados. Falou que a nova Diretoria da Associação de Moradores do Jardim Clarice- AMAJAC tem interesse em um diálogo com a Subprefeita para resolver essa questão que tanto preocupa os moradores por se tratar de rota de fuga de marginais quando de blitz policiais na Estrada de Jacarepaguá. Agradeceu ao 18º Batalhão pela circulação de viaturas no loteamento Jardim Clarice e as blitzes que vem ocorrendo na Estrada de Jacarepaguá.
Claudio Lacerda, professor do CIEP Ulysses Guimarães, Rua da Reverência, 375 – Curicica, saudou toda mesa e parabenizou a Prof.ª Neide, representante da Subprefeita Sra Marli Peçanha pelo seu aniversário. Relatou com o advento da pandemia COVID 19 aconteceram furtos sucessivos na Escola – CIEP 321 subtraindo: panela de pressão, facas, garfos, fiação elétrica, peças de ar-condicionado, tampões de ferro. No furto mais recente a tentativa de entrar na dispensa, a mesma ocorrência na Creche Municipal Augusto de Carvalho Torres Filho. Falou da ocorrência de dezenas de furtos nas escolas que a direção faz o Boletim de Ocorrência e, também, comunica ao 18º Batalhão. Relatou que os invasores por deboche ainda dão tchau para a câmera e são pessoas conhecidas. Relatou que a Rua da Reverência sempre foi tranquila parecendo cidade do interior em que os carros ficam na calçada e as pessoas andam na rua. Falou que o acesso à Linha Amarela trouxe problemas ao local com muito movimento e circulação de caminhões, principalmente no final da tarde.
Leonardo Barros de Miranda, morador do Camorim, Shopping Crystal Mall, falou sobre a vinda de pessoas para o Camorim. No período de 2010 para 2023 cresceu 700%, o aumento do IPTU em 350%. Falou que a guerra entre traficantes impacta no comércio, com pessoas vendendo seus imóveis e saindo da região. Agradeceu a volta da sensação de segurança. Falou da expectativa da região do Camorim voltar a ser uma das mais tranquilas de Jacarepaguá e o projeto de Segurança Presente é bem-vindo à região.
Cristiana Martins Barbosa, Condomínio Morada dos Passarinhos, Estrada Santa Maura – Curicica, relatou os assaltos na rua e no comércio preocupando moradores. Solicitou limpeza no rio Passarinhos que está diminuindo o fluxo de água, pois está sendo tomado por entulhos de obras, garrafas pet e muita sujeira jogada por moradores.
Maria Aparecida Mascarenhas, moradora da Estrada da Pedra Negra – Curicica. Relato por escrito à mesa: área em frente ao condomínio Parque Carioca, área essa, que de acordo com o projeto inicial seria destinado a uma unidade de saúde. Hoje os moradores da estrada Pedra Negra, estão enfrentando diversos problemas com a desordem urbana. Falta a construção de um muro dividindo o Condomínio Parque Carioca (Jambalaia) divisa com a Estrada da Pedra Negra. Sr.ª Maria Aparecida relatou que pela madrugada vários viciados ficam circulando e se drogando em frente ao lote 15. A ocupação de calçadas com vendedores sem licença da Prefeitura em quiosques fixos. Que seja feito algum projeto para a área em frente ao número 1276 a fim de tirar as crianças de dentro desse espaço onde se vende bebidas alcóolicas. Respeito ao horário de silêncio. Mais segurança na Estada da Pedra Negra, onde diariamente viciados sobem a rua para se drogar.
Claudio Lacerda, professor do CIEP Ulysses Guimarães, Rua da Reverência, 375 – Curicica, respondeu sobre a ronda escolar, relatando que os assaltos acontecem à noite e não durante o dia.
Rodrigo D’Eça, Presidente do CCS AISP 18, lembrou o assalto na E.M. Alina de Britto, Estrada dos Bandeirantes, em que a diretora relatou roubo de fios e a empresa da Prefeitura Conservando repôs os fios, porém, os assaltantes tornaram a furtar.
Resposta da mesa à plenária e Considerações Finais
Major Atanes, subcomandante operacional do 18º BPM, representando o Cmte Sepúlveda por estar participando de uma reunião emergencial. A maioria das falas da plenária são de agradecimentos de todos pela atuação do 18º Batalhão, isso demonstra que o Batalhão está no caminho certo e que se procura atuar atendendo as demandas que são registradas e as demandas do CCCS que não são demandas estratégicas do Estado por serem registradas, como exemplo, o furto. Respondeu ao Sr. Antonio Carlos, que a demanda foi anotada e irá providenciar estudo e maior atenção ao local, Estrada do Guerenguê com a Estrada dos Bandeirantes. Disse que será analisado de acordo com a incidência. Sr. Eder, sobre a rua Araticum e Quitite, que de fato a guerra acabou, porém ainda há problema sério na região como Araticum e principalmente Gardênia Azul com a presença da tropa de Choque, a delegacia também está atenta para averiguar os fatos chegar aos criminosos e prendê-los. Prof. Claudio Lacerda, quanto aos furtos no CIEP, localizado na rua da Reverência são elementos aproveitadores que tem conhecimento do local. Sugeriu que para evitar furtos devem ter outros sistemas de segurança com câmeras (sugeriu registrá-las na delegacia), e a pessoa física no local como vigia. Disse que será apurado junto com o Capitão Soltinho. Sra. Cristina Martins, falou que o Batalhão está atento a questão da rua Santa Maura e vai aumentar o policiamento no local. Sugeriu o retorno à reunião caso não havendo melhoras. Respondeu sobre o curso de capacitação de síndicos e porteiros, que a Sargento Viterbino está responsável pela divulgação do curso e agendamento, divulgando o telefone 99061-0020.
Sr. Evandro morador da Taquara, falou sobre a rua Nacional próximo ao Banco Bradesco falou do abrigo da Prefeitura (Espaço de Acolhimento), são mais de 40, destruíram até o telhado da igreja, ficam durante o dia no abrigo da Prefeitura e a noite saem para praticar delitos, ficam na rua o dia inteiro. Solicitou ajuda da Prefeitura.
Major Atanes respondeu ao Sr. Evandro que já tem conhecimento de problema como esse e sobre menores que atuam na região, porém não pode atuar nos abrigos cabendo a Prefeitura. Se prontificou junto a Prefeitura atuar no caso.
Policial José Carlos – Carlão, representando o Dr. João Valentim 41ª DP – Tanque, falou sobre as ocorrências de furtos em que a polícia só prende em duas formas, na hora em flagrante delito e o outro com mandado de prisão pelo juiz onde ilustrou como exemplo essas ocorrências. Falou que a sociedade quer a solução, porém tem que fazer sua parte. Respondeu ao Sr. Claudio Lacerda sobre os constantes assaltos a Escola Estadual CIEP Ulysses Guimarães, em que a Administração Pública Estadual deveria conceder recursos para que pudesse fazer igual a uma empresa particular que colocar seguranças para proteger seu comércio. Falou sobre o Anil, sobre a rua Araticum que recebeu o nome de rua da morte, onde mataram 4 elementos e após uma semana foi noticiado que a polícia matou 4 elementos, pois a questão que estão matando em outro local e deixaram no Anil. Alertou que se divulga mais do que realmente acontece. O Sr. Claudio Lacerda relatou que a vizinhança reclama do alarme tocando toda noite e sugeriu que se desligasse o alarme, pois nada é feito. Orientou para que não se desanime.
Ubirajara Bosorol, Subcomandante Guarda Municipal, 7ª Inspetoria de Jacarepaguá, representando do Inspetor Júlio, disse que chegou tarde por estar comandando uma operação em Campo Grande. Relatou que faz parte do seu dia a dia a situação de furtos e que está virando algo comum, em relação as Escolas Municipais, sendo importante os representantes fazer contato com os Coordenador de Educação da região contactar o comando da Guarda Municipal e a Ronda Escolar juntamente com a Polícia Militar prover mais segurança para as escolas. Falou que o canal de contato para trânsito e meio ambiente é o 1746.
Sra. Neide Aparecida, representando a Subprefeita de Jacarepaguá, Falou da questão de pessoas em situação de rua, que a Subprefeita está ouvindo algumas áreas do conhecimento para que possa minimizar o problema, pois seres humanos e o atendimento não é somente com o social e também com a Saúde. Relatou que está montando um trabalho com a participação da OAB para a parte legal junto com o social e outros atores da Sociedade Civil. Respondeu ao morador Alex Pereira Condomínio Moradas do Itanhangá, em Rio das Pedras, falou da feira da Via Light em Rio das Pedras, que a Subprefeita, Sra Marli Peçanha está atenta a tudo quanto a questão de perturbação do sossego e enquanto Poder Público não pode prevê o quê, quando e como vai fazer, mas está atenta a todas as denúncias que chegam como: construção irregular, perturbação do sossego. Falou que quer conversar com as autoridades presentes para juntos atender à solicitação da moradora da Gardênia Azul numa demanda de perturbação de sossego na Gardênia Azul para tentar amenizar o problema. Sra. Ilka Guimarães M. Cunha, Associação AVIVA de Obras Sociais, Vila Valqueire, parabenizou o trabalho da AVIVA e gostou em saber que há movimentos intensos na área de Jacarepaguá. Sr. Venilton Soares, agradeceu o espaço oferecido para a reunião do Conselho e o café maravilhoso. Sr. Eder representando a AMAF que a subprefeitura está ajustando a agenda com o Presidente da AMAF, Sidney. Disse que a subprefeitura está atenta e formando um grupo de trabalho para atender as demandas da região.
Sr. Eduardo, Gerência Local, representando a subprefeitura da Barra da Tijuca, agradeceu o espaço e feliz pela união dos moradores do Camorim que está fazendo toda diferença. Disse que a região do Camorim precisa de muita intervenção. Falou das demandas apresentadas e está fazendo levantamento junto ao Departamento de Infraestrutura das calçadas quebradas na Estrada dos Bandeirantes principalmente no trecho do Camorim e que os proprietários da região serão notificados quanto as suas calçadas. Falou que depois da segurança pública a questão do transporte e muito importante e que em reunião com representante do transporte e moradores do Camorim na subprefeitura da Barra com o objetivo de melhoras. Falou que tem atuado bastante na questão da iluminação, porém quer entender melhor a solicitação. Relatou que o Camorim foi um dos primeiros a receber o Programa da Prefeitura Luz Maravilha usando iluminação de LED. Falou que a parceria com a Light e um caos e só aparece para atender algumas demandas em casos de emergência como poste caindo, fiação pegando fogo e que há dificuldade das podas de árvores junto a fiação da rede elétrica. Relatou que moradores e subprefeitura será formada uma comissão para reunião com a direção da Light. Disse que vai solicitar a CET-RIO a verificação do estacionamento ao longo da estrada do Camorim. Disse que a equipe da subprefeitura da Barra da Tijuca está constantemente conversando com os moradores e que vai verificar com a RIO ÁGUAS a questão da qualidade da água no rio dos Passarinhos. Agradeceu o convite ao Presidente do Conselho, Rodrigo D’Eça, e aos moradores do Camorim se sentindo orgulhoso pela representatividade.
Dr. Fernando Teixeira, Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB RJ 32ª Subseção JPA/Madureira, justificou a ausência do sr. José Carlos, Cacá, por motivo de falecimento de um familiar. Disse da alegria pela indicação do Sr. José Carlos como membro da Comissão de Segurança Pública da OAB da 32ª Subseção JPA/Madureira e sendo nomeado pelo Presidente da OAB Jacarepaguá/Madureira. Falou que nossos problemas começaram com a ocupação desordenada do solo e que sugeriu a Subprefeita, Sra Talita Galhardo à época para não deixar crescer, pois a área da saúde, transporte e segurança pública ficam
desordenados. Falou que a tempo vem falando sobre o tema e que conta na primeira ATA da atual diretoria do CCS 18. Mais uma vez Citou a Constituição Brasileira no seu art. 1º – parágrafo único. “o poder emana do povo, sem o povo não tem poder. Relatou que muitas vezes os gestores têm medo de agir em relação aos moradores de rua por conta das leis vigentes e sendo um drama que a sociedade está vivendo e merece atenção. Respondeu ao Prof. Claudio Lacerda que mesmo com câmeras a polícia civil abre inquérito e não vai prender o sujeito. Defendeu a importância do direito de a criança estar na escola tendo o seu direito à saúde, segurança e principalmente deve assegurar o direito de a criança ser feliz e os pais têm que participar. Sugeriu contactar uma força tarefa com Ministério Público, Judiciário aos condomínios, autoridades e que solução e dinheiro têm, basta ter atitude para salvar vidas.
Rodrigo D’Eça, Presidente do CCS AISP 18, falou que todos tem força referindo-se como exemplo a participação dos moradores à reunião. Falou sobre o arrastão do Bem da 2ª CPA e a importância da interação da sociedade. Agradeceu o espaço cedido para a reunião. Anunciou o próximo local da reunião, dia 12 de setembro de 2023, terça-feira, às 9h, Universidade Estácio de Sá – Campus R9-Taquara, Rua André Rocha,838 – Taquara – JPA – RJ. Sinalizou a presença de 72 pessoas à reunião.
A cada reunião sendo divulgados os contatos telefônicos
• 28ª DP. Rua Cândido Benício, 727-Praça Seca – Tel. (21) 2332-1024/ 2332-1026/ 2332-1025/2332-1039/2332-1222 –
• WHATTSAPP-DENÚNCIA (21) 98596-7509 – será mantido o sigilo da fonte
• Disque 100: Disque Direitos Humanos – Canal para receber denúncias relacionadas a violações de direitos humanos, especialmente aquelas que afetem populações vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com deficiências, LGBTQIA+, desabrigados e questões relacionadas a companhias aéreas. A linha direta e gratuita é oferecida 24h, 7 dias por semana, e as denúncias podem ser anônimas.
• Disque 181 e 2253-1177: Disque Denúncia – Linha direta gratuita para relatar crimes e agressões caso você deseje permanecer ANÔNIMO.
• Registro online
• WhatsApp 21-97037-7737
• Telefone:21-2333-6532
• Facebook delegacia.da.taquara
• Instagram 32dp –Taquara
• 41ª DP- Tanque -WhatsApp 2332-2577. A delegacia fica aberta 24h para atendimento.
VI – Decisões e Sugestões
VII – Local, data e horário da próxima reunião: dia 12 de setembro de 2023, terça-feira, às 9h, Universidade Estácio de Sá – Campus R9-Taquara, Rua André Rocha,838-Taquara- JPA-RJ
VIII – Horário de encerramento:
Ata Anterior: 11/07/2023
Próxima Ata: 12/09/2023
+18º BPM