CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DA 18º AISP – JACAREPAGUÁ – ATA DA 10ª REUNIÃO ORDINÁRIA – 10/01/2023

10/01/2023 |
Assunto: , Segurança

Ata18CCS20221213 370X42518º Área Integrada de Segurança Pública
(Gestão: 2022/2024)
Conselho Comunitário de Segurança
Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 2023
O Conselho Comunitário de Segurança do 18º AISP – Jacarepaguá agradece a sua presença em nossas reuniões, entende que a prática de cidadania certamente contribuirá para que tenhamos dias melhores em nossa sociedade, e aproveita também para enviar a Ata, dando conhecimento aos Senhores e Senhoras, convidando-os (as) participar da nossa próxima reunião dia 14 de fevereiro de 2023, terça-feira, às 9h, no Edifício Sede Colônia Juliano Moreira, Av. Rodrigues Caldas, 3400 – Colônia – Jacarepaguá- Rio de Janeiro, RJ.

ATA DA 10ª REUNIÃO ORDINÁRIA
Conforme prevê o artigo 37 do regulamento de formação dos Conselhos Comunitários de Segurança, transcrevemos a presente Ata da Reunião Ordinária.
⦁ Data da reunião: 10/01/2023.
⦁ Horário: Início 9:00 h Término 12h
⦁ Local: CLUBE OLÍMPICO DE JACAREPAGUÁ, Estrada dos Três Rios, 146 – Freguesia-Jacarepaguá.
Nome dos participantes ⦁ Membros Natos
18º BPM – Cel. Eduardo Lopes – Comandante do 18º BPM 28º DP – Dr. Thiago Dorigo 32ª DP – Dr. Leandro Gontijo 41ª DP – Dr. João Valentim
⦁ Membros Efetivo Presidente: Rodrigo D’Eça Rangel Vice-Presidente: Elizabete Toniasso 1º Secretário: Marilene Ribeiro de Souza 2º Secretário: Maria Avelino Gouveia Diretor Social e Comunitário – José da Cruz – Tilzé.
Conselho de Ética: José Carlos Ferreira do Carmo – Carlão Katia Cristina Lessa Aquino Clidenor Carneiro de Macedo Júnior
Assuntos Tratados
Aos dez dias do mês de janeiro de dois mil e vinte e três, às nove horas e trinta minutos, o Sr. José Carlos – Tilze,
Diretor Social e Comunitário do Conselho Comunitário de Segurança- AISP 18 – ÁREA DE INTEGRAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, iniciou a reunião saudando a todos os presentes convidando para sentar-se à mesa: ⦁Sr. Rodrigo D’Eça Rangel, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança; ⦁ Sra. Maria Avelino, 2ª Secretária; ⦁ Cel. Eduardo Lopes – Comandante do 18º BPM; ⦁ Dr. Thiago Dorigo, delegado titular da 28 ª DP; ⦁ Dr. Leandro Gontijo, delegado titular da 32ª DP, ausente por questões pessoais; ⦁ Sr. José Carlos, Comissário da Polícia Civil, representando o Dr. João Valentim, delegado titular da 41ª DP; ⦁ Marcus Vinícius Leal, assessor da Subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo; ⦁ Inspetor Marcelo Martins da Silva GET Oeste/GM; ⦁ Dr. Fernando Teixeira, Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB RJ 32ª Subseção JPA/ Madureira; ⦁ Sr. Marcio Gualberto dos Santos, Deputado Estadual; ⦁ Sr. Armando, Presidente do Clube Olímpico de Jacarepaguá.
A presente Ata foi subscrita pela 2ª secretária Sra. Maria Avelino. Foi colocada para a plenária a aprovação da ATA da reunião do dia 13 de dezembro de 2022, CLUBE RECREATIVO PORTUGUÊS DE JACAREPAGUÁ, Rua Ariapós, Nº 50 – Taquara – JPA – CEP. 22730-18 – Rio de Janeiro – RJ, aprovada sem nada opor por todos os presentes. Em pauta foram colocadas pela Sociedade Civil demandas aos Órgãos de Segurança Pública e aos Órgãos de Serviço Público do Município do Rio de Janeiro.
Mesa de abertura por ordem de fala
Rodrigo D’Eça, Presidente do CCS 18, iniciou a palavra refletindo sobre o sentido do sucesso, sendo muito fácil de mensurar pessoas que fazem aquilo que tem que ser feito e pessoas que fazem somente aquilo que lhe dá prazer e não consegue alcançar o sucesso, logo, nós que estamos aqui presente estamos fazendo aquilo que não nos dá prazer, mas estamos aqui representando, brigando por algo que não é prazeroso, sendo a Segurança Pública algo doloroso e estamos aqui perante uma mesa com pessoas que simboliza o sucesso, pessoas que fazem toda a diferença, mas nos dão condição de chegarmos em casa e transitarmos na rua sendo através da segurança pública ou através de uma boa iluminação e uma estrada pavimentada. Falou da boa integração referindo-se a presença dos representantes da 41ª AISP, Sr. Sales Moreno e da 9ª AISP, Sra. Verônica. Falou sobre a divulgação das Fake News nas redes sociais em que se propagam com mais facilidade a fofoca pela Internet e quando se posta coisas bobas aparecem 500 curtidas e postagem séria tem 10 curtidas.
Cel. Eduardo Lopes – Comandante do 18º BPM, ressaltou a presença dos assessores da subprefeita Talita Galhardo, os senhores Marcus Vinicius e Luiz, o representante da 41ª DP, sr. José Carlos e membro do Conselho do Comunitário, Comissão de Ética; Inspetor Martins da Guarda Municipal; Sr. Fernando Teixeira, OAB; Paulo Amêndola, Coronel reformado sendo uma referência para nós comandantes da Polícia Militar, um dos criadores do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) e foi Secretário de Ordem Pública é uma pessoa que atualmente fala que está em casa, mas nunca está em casa e sim colaborando, ajudando e sempre construído com a Polícia Militar. Agradeceu a presença dos Presidentes e os membros dos Conselhos Comunitários da 9ª AISP e 14ª AISP, promovendo uma integração, inovação sendo muito importante, por colaborar com a construção e compartilhamento de ideias que são positivas. Agradeceu a presença de todos sendo um dia útil e comentou a possibilidade de avaliar a flexibilização do horário das reuniões ou mesmo fora dos dias úteis para que as pessoas após o trabalho possam participar da reunião, mas tem que ser levada para os demais membros natos (comandante do batalhão e delegados). Falou da ausência dos delegados titulares por terem efetivos muito mais reduzidos e uma demanda imensa certamente não estão presentes por estarem cumprindo uma série de demandas que já foram apresentadas pelas senhoras e pelos senhores. O Cel. Eduardo Lopes elogiou os delegados Dr. Leandro, Dr. Thiago e Dr. João que chegaram há
pouco mais de 1 mês e meio, onde a equipe do Dr. Thiago Dorigo da 28ª DP em uma Operação Policial prendeu dois homens com material de pornografia infantil, logo os delegados já mostraram para que vieram.
José Carlos – Carlão – Comissário Polícia Civil, representando o delegado titular da 41ª DP, Dr. João, parabenizou a plenária por disponibilizar o tempo para prática democrática e que a delegacia está de portas abertas 24 horas. Disse que será disponibilizado o telefone de WhatsApp para fotos, filmagens, e atos ilícitos tendo alguém 24 horas para receber esse ZAP e difundir entre nós policiais.
Sr. Marcus Vinícius Leal, assessor da Subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, saudou toda mesa e disse que a subprefeitura sempre esteve e sempre estará à disposição de todos. Disponibilizou o seu contato. Disse ser assessor específico da área do Pechincha, Freguesia, Cidade de Deus e parte do Anil. Relatou que o Cel. Eduardo Lopes estará explicando uma situação que ocorreu na quarta-feira passada. Falou de uma ação integrada da prefeitura na Comunidade da Tirol sendo uma ação que a subprefeita faz todas quartas-feiras sendo um planejamento para Jacarepaguá levando todos os órgãos da subprefeitura para atuar naquele ponto como: a Conservação, RIOLUZ, CET-RIO e COMLURB. Disse que as informações nas redes sociais são rápidas e muitas vezes negativas e amedrontou a população na semana passada, e estará explicando. Agradeceu ao Capitão Nascimento e Capitão Dias pelo suporte à Ação na Comunidade da Tirol pela manhã, à tarde e em todo momento da Ação Integrada onde se conseguiu efetuar todos os serviços. Agradeceu em nome da Talita Galhardo ao 18º Batalhão.
Inspetor Martins da Silva GET Oeste/GM; atualmente comandante da área do GET, do trânsito. Cumprimentou a mesa em nome do Presidente do CCS e do Cel. Eduardo Lopes. Saudou o Cel. Amêndola que se encontra na plenária. Possui um efetivo que está aquém dos problemas do trânsito da cidade, mas há um esforço para cumprir. Colocou à disposição o canal de atendimento 1746 sendo uma ferramenta utilizada diariamente onde se trabalha em prol dessas demandas, mas deixa o canal aberto do Conselho para qualquer necessidade fazendo contato direto com o Presidente do CCS, com a subprefeitura ou seu contato direto. Disse que denúncias pertinente a qualquer situação inerente a Guarda Municipal deve-se utilizar o canal da ouvidoria, corregedoria e 1746 que é importante para o nosso dia a dia na cidade. Se colocou à disposição de todos.
Sr. Armando, Presidente do Clube Olímpico de Jacarepaguá, manifestou a satisfação em ter a presença de todos e disponibilizou o Clube Olímpico sempre que precisar. Disse que no grupo de WhatsApp do Conselho vê muita cobrança e pedidos e que deseja melhores dias para a região da Freguesia. Relatou que já fez 4 boletins de ocorrências de furtos e roubos ocorridos no Clube. Finalizou dizendo que se coloca à disposição para as próximas reuniões.
Dr. Fernando Teixeira, Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB RJ 32ª Subseção JPA/Madureira, cumprimentou a todos e manifestou feliz pela presença dos membros da OAB, Dra. Fátima e do Dr. Zé Carlos e toda Sociedade Civil.
Dr. Thiago, Delegado Titular da 28º DP, cumprimentou a todos e sendo breve para que pudessem dar seguimento aos trabalhos.
Comte. Cel. Eduardo Lopes, disse que no último mês recebeu do Secretário de Segurança Pública Cel. Henrique, 6 motocicletas novas em um total de 20 e as seis foram distribuídas para as 3 Cias: Praça Seca, Taquara e Freguesia e mais 3 viaturas tipo Suv Picape Ranger, semiblindadas, distribuídas para as Forças Táticas, que trabalham em áreas sensíveis, que são os grupamentos de Apoio tático, GAT, Patamo. Recebeu mais 2 viaturas tipo Suv Mitsubishi, L200 semiblindadas, foram distribuídas para a Patrulha Maria da Penha e Bairro Presente, formando um total de 11 viaturas. Disse que no último CCS houve muita cobrança e havia dito que tudo tem cronograma, reforçou que assumiu o Batalhão em 08 de agosto de 2022 e muita coisa que está acontecendo já sabia por ter cronograma, planejamento e o trabalho é feito com base científica. Todas as viaturas no dia seguinte das entregas foram colocadas na rua. Disse que algumas unidades fazem
curso de capacitação para porteiro, zelador e síndicos. Relatou que o Cel. Djalma Beltrami que já foi comandante do 18º Batalhão se encontra na plenária e assim como o Cel. Amêndola foram até onde deveriam ir, até o limite e a nova geração dando continuidade e essas ações não é enxugar gelo. Falou sobre o próximo curso de porteiros dia 24 de janeiro, onde está há 5 meses e são 5 cursos, formando 130 profissionais capacitados de maneira gratuita, pois se está buscando aprimorar dando a sugestão de um PIN como identificação para quem faz o curso para que se sintam prestigiados. Falou dos resultados operacionais sendo todos positivos, comparando dezembro de 2022 com novembro de 2022, foram superados com o número de prisões, apreensões, eventos proibidos. Falou dos postos policiais atacados e a quantidade de miliciano preso. Disse que veio do 27º batalhão (Santa Cruz) aplicou o Artigo 288 do Código Penal, onde 83 homens foram autuados no crime de milícia em Santa Cruz. Disse que as mídias, televisão e jornais mostram um batalhão e a corregedoria trabalhando, sendo que a polícia é uma só, são 60 mil homens favoráveis a AISP 18. Falou do posto policial da Cândido Benício, Praça Seca em estado insalubre, esgoto aberto dentro da CIA e que o Capitão Garnier o está ajudando na 3ªCIA e que até o final de janeiro a obra estará concluída. Falou de Policiais Militares atacados por bandidos na madrugada do sábado (dia 24- Natal) na comunidade Bateau Mouche, onde houve disparos de arma de fogo e arremessos de paus, pedras e coquetéis molotov. Disse que os bandidos foram presos. Falou do Trailer do 18º Batalhão recém-inaugurado no Bairro Anil onde foi alvo de ataques de vândalos, os vidros foram quebrados e o indivíduo foi preso. O fato foi ocorrido em uma sexta-feira, 6 de janeiro. A equipe da P4 do 18º BPM que não trabalha no sábado fez os reparos de danos ao Trailer. Tornou a falar do ataque de criminosos à base avançada da PM na comunidade Bateau Mouche durante a madrugada de véspera de Natal. Disse que junto a com a tropa no dia natalino e na virada do ano Novo. Relatou que tudo foi limpo no mesmo dia, mas essa informação não foi dada pela mídia. O Cmt Eduardo Lopes disse que está atento a tudo. Falou que naquela mesma noite colocou viaturas e foi vítima de confusão nas informações, sendo dessa forma injusta. Falou que 1/3 da tropa mora em Jacarepaguá. Relatou que não houve confronto da milícia com a polícia e anunciado erroneamente pela mídia, tratava-se uma ação do 18º BPM. Disse que dá palestra para tropa sobre desinformação. Falou que estaria acontecendo uma série de serviços públicos na Tirol e que garantiu junto a subprefeitura todo apoio a esses serviços, onde foi feito alternando os horários. E que a Subprefeita Talita está sempre pronta a realizar as Ações Integradas nos Teixeiras, Tirol ou qualquer outro lugar. Disse que recebeu um vídeo mostrando 15 bandidos de preto invadindo a Tirol e que poderia ser a tropa e não bandidos, sendo noite, não daria para distinguir a cor da farda. Disse ser possível a PAZ e a VERDADE sempre. Falou da chegada de 1100 blocos de concretos para a Cia do Bateau Mouche. Falou do Conselho Comunitário de Segurança Escolar e da Coordenadoria de Educação- 7ªCRE onde as reuniões são mensais com os Diretores e representantes da CRE. Reunião também no Batalhão com o segmento industrial por trazer investimento e valorizar os imóveis, com o segmento de bares, comércios e restaurantes e também com síndicos e logradouros e condomínios onde já foram feitas 5 reuniões, 3 ordinárias e mais 2 sendo estudada a possibilidade de ser mensal ou bimestral, porém as visitas aos locais são feitas semanalmente. Disse que ouve a todos e está atento as demandas e que verifica todas as informações e tem uma rede protetiva e não trabalha com X9 e sim com uma rede de colaboradores e essa rede todos fazem parte como: escolas, igrejas, candomblés, igrejas, hospitais. Disse que o compromisso com a segurança é de todos e não somente dele. Disse que não se prende a cadeira, mas enquanto estiver, trabalhará pelas Entregas diárias, no dia a dia e elas são registradas e tabuladas. Disse que não tem um final de semana que não trabalha, vai ao Batalhão para ver o que a tropa está fazendo, com o objetivo de apoiar o policial. Se colocou à disposição para tirar dúvidas.
Aberta a fala à plenária
Sr. Marcio Lourenço, morador da Gardênia Azul, saudou a mesa. Disse que completou 4 meses e sua mãe há mais de 6 meses com a mesma reinvindicação sobre a casa de festas em frente a sua casa, várias denúncias no 1746 e sua mãe já foi ameaçada. Disse estar apelando para as autoridades a solução o seu problema.
Sr. Helde Abraão, Comunidade São Francisco de Assis-Curicica, reclamou das vans na saída do BRT em frente ao Atacadão UFA, Estr. Dos Bandeirantes, Taquara, eles param o trânsito na estrada dos Bandeirantes. Falou ser a 3ª vez que reclama.
Sra. Solange Pinheiro Petrópolis, representando o condomínio Freedom Freguesia, relatou que são 314 unidades no Condomínio da Estr. Guanumbi, pois todos ficam à mercê da bandidagem. Quer mais eficiência e eficácia, pois são muitos tiros no meio de seu bloco, não sabe o que ocorreu. Citou um morador que havia sido assaltado dois dias antes do tiroteio, levaram o carro dele na subida da Guanumbi com a Timbuaçu. Relatou que no dia do tiroteio a bala atingiu a janela do apartamento dos idosos. Solicitou mais segurança para a área de Freguesia e para toda Jacarepaguá.
Sra. Claudia Cardoso, moradora da Estrada da Covanca, relatou que na estrada tem uma manilha do esgoto quebrada, já foi aberto uma chamada para o 1746. Técnico da Defesa Civil foi ao local e a residência está sendo prejudicada com esse vazamento. Foi dito que agora só depende da Conservação para resolver.
Coronel Beltrame, ex-comandante do 18º Batalhão e morador da rua Geminiano de Goes, Freguesia, Síndico de Condomínio, falou sobre os assaltos na região e se sente preocupado e acredita no trabalho do Batalhão sobre o comando do Cel. Eduardo Lopes. Fica preocupado com a disseminação das Fake News. Solicitou a poda de árvores entre a Estrada dos Três Rios com Geminiano de Goes e que a após a poda a iluminação ficará melhor, pois o bandido gosta de escuro. Falou de sua experiência sobre um caso de suicídio na Freguesia e que sua profissão ajudou a resolver, as pessoas estão ficando desesperadas, pois grande parte de moradores da Freguesia moram m condomínios. Sugeriu que os síndicos possam buscar orientação no que fazer nesses casos.
Sr. Amaro, morador da Estr. Guanumbi, disse ter grande preocupação com a região da Tirol. Relatou tiros intenso de metralhadoras. Lamentou essa situação, pois no local acontecia assaltos e agora tiros de metralhadoras com duração de 5 a 10 min, algo está acontecendo, pois o bandido está tomando conta dessa comunidade. Na sua opinião o Estado está falho nesse momento.
Sra. Maria Conceição, moradora da rua Tirol, disse que nasceu e cresceu na Freguesia e que de 3 anos para cá começou a ver movimentos estranhos. No início da pandemia viu o Camburão subindo. Entende que a quantidade de policiais é muito pouco em proporção ao número de bandidos. Quanto a demanda para a prefeitura, falou da qualidade do asfalto em muitas regiões, dos remendos na rua Tirol e perto do Hospital Cardoso Fontes na Grajaú Jacarepaguá. Relatou informações no grupo de zap que tinha 15 homens de preto lá em cima, disse ser plantonista no hospital Cardoso Fontes, sendo que não dá para saber se é bandido ou a própria polícia, sabe que a policia não pode divulgar as operações por serem sigilosas.
Sr. Sales Moreno, Presidente da AISP 14, saudou a presença do presidente do Conselho Rodrigo D’Eça. do comandante Cel. Eduardo Lopes, Cel. Beltrame e o Cel. Amêndola, pessoas com deferência na área de Segurança Pública do Estado. Apresentou o sr. Marcelo Garcia, secretário do CCS 14, sr. Anderson Pessôa, Presidente da Câmara Comunitária de Bangu. Disse que sua presença tem como objetivo agradecer a integração entre as duas AISP, a 18 e 14 que fazem divisa, com problemas caóticos difíceis de se resolver, porém os comandantes com o trabalho integrado e usando a inteligência terão êxito. Cumprimentou o Deputado Estadual Marcio Gualberto presidente da Comissão de Segurança Pública, primeiro parlamentar a sentar à mesa de um Conselho de Segurança na AISP 14 e debater os problemas da Comunidade e mentor do Bangu Presente, ideia surgida na reunião do Conselho da AISP 14. Disse trazer um abraço do Deputado Federal Sargento Portugal que está em Brasília, sendo militante da área de Segurança Pública tendo o compromisso de apoiar os Conselhos e toda Esfera Segurança Pública do Estado.
Sr. Raphael, morador da Freguesia, quer saber sobre a Policiamento do Segurança Presente na Freguesia. Soube da possibilidade de uma Companhia Destacada na Tirol e gostaria da confirmação. Quanto a prefeitura, gostaria de saber se há algum plano para o controle desordenado na região da Tirol para que não se transforme em uma comunidade ainda maior e possivelmente trazendo mais problemas. Quanto a Guarda Municipal, tem um ponto das Kombis próximo a farmácia Pacheco e com isso desorganizando a região e quanto ao trânsito na estrada dos Três Rios vê carros parados fora das vagas interrompendo o trânsito com possibilidade de causar acidente.
Sra. Lúcia Helena, moradora da rua Uruçanga, falou sobre o pedágio da Linha Amarela que por definição não poderia ter pedágio nos limites da Cidade e não dentro dos bairros e já se vão 20 anos e foi prorrogado. Pediu explicação da Prefeitura sobre o fato. Em Jacarepaguá não tem trem, VLT, BRT e nenhum tipo de modal diferente de ônibus, pois a empresa Redentor nunca deixou. Relatou quando há operação no Lins o trânsito é desviado para a Linha Amarela e sendo obrigado pedágio na ida e na volta o que não acontece na Ponte Rio/Niterói, o pedágio é só na ida. Perguntou quando acaba a cobrança do pedágio da Linha Amarela e também porque não se pensou em um estacionamento subterrâneo na Barra da Tijuca para que possa pegar Metrô. Disse que na nossa região se precisa de transporte de massa. Gostaria da presença da assessoria da Empresa de Transporte Redentor em nossas reuniões, pois eles divulgam que oferecem bom serviço e não é verdade.
Sr. Reinaldo Costa Pereira Silva, Vice-Presidente – AMA- Villas da Barra, cumprimentou toda mesa e tem o prazer de ver a presença do Cel. Beltrame e o Cel. Amêndola na reunião do Conselho, mostrando que alguma coisa importante está acontecendo em nossa região. Parabenizou o comandante Cel. Eduardo Lopes. Diz que através de solicitação fez a apresentação do comandante do 18º Batalhão junto ao Frei Luís. Pediu para os moradores apoiarem o comandante do 18ºBatalhão.
Rodrigo D’Eça, Presidente do Conselho, falou do Projeto de câmeras que está tentando trazer para a região de Jacarepaguá e a Integração com o Batalhão. Disse que esse projeto é baseado na Inteligência Artificial que gera imagens que são captadas. Esse Projeto pode ser patrocinada pela iniciativa privada e o canal pode ser colocada na mesa do Batalhão e da Prefeitura para que possam ver as imagens. Citou exemplos de como poderia funcionar. Disse que em São Paulo esse projeto surgiu no Conselho de Segurança, mas enfatiza que no Rio de Janeiro encontra dificuldades.
Sra. Ramise, morador do Condomínio Solar dos Coqueiros, rua Joaquim Pinheiro-Freguesia, falou do aparente desespero dos moradores e sobre as ações arquitetadas pelos bandidos que fogem pela Auto Estrada Grajaú Jacarepaguá e Linha Amarela. Disse que nos últimos assaltos os bandidos agiram de forma livre e planejada. Citou outra preocupação quanto ao seu endereço, dando como área de risco. Deixa registrado que acredita na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e que a sociedade pode apoiar a PM para que tenham subsídio suficiente para agir, sendo dever de todos enquanto sociedade.
Dr. José Carlos “Kaká”, Condomínio Joia Rara, Freguesia, parabenizou por mais uma presença do deputado Marcio Gualberto membro da Comissão de Segurança Pública. Na sua percepção ao longo da participação nas reuniões o Deputado Marcio Gualberto é o único parlamentar que se faz presente e percebe ausências de outros parlamentares seja na esfera Municipal, Estadual e Federal onde há 46 Deputados Federais, e os assuntos correlatos a Segurança Pública do Rio de Janeiro afim de equipar PMRJ onde há vários mecanismos para que possa acontecer, mas infelizmente só aparecem antes das eleições. Disse que as reuniões do Conselho são importantes por ser um fórum para trazer os problemas para que as autoridades possam tomar conhecimento e viabilizar soluções mesmo sabendo das dificuldades ditas como, a escassez dos recursos públicos. Solicitou a fiscalização do DETRAN com a Operação Legal para coibir a circulação de motos sem placa e a cada reunião essa reinvindicação será abordada. Disse que já viu essa operação do 18º Batalhão em frente a Kúffura Confeitaria, Estrada dos Três Rios. Falou que Jacarepaguá cresceu de forma desordenada.
Sra. Katia Cristina Lessa Aquino, CCS, disse que há solicitações de moradores da Freguesia que desejam participar das reuniões, mas por ser em dia de semana e em horário comercial ficam impossibilitados. Sugeriu para os membros natos, delegados e comandante, que fosse feita uma experiência para que mais moradores possam participar.
Sr. Luciano Azevedo, morador, Administrador e empresário do Centro Comercial da Freguesia, falou dos roubos da rua Guanumbi e rua Joaquim Pinheiro onde os assaltos estão aumentando e não vê baseamento das viaturas no local. Relatou que a Estrada dos Três Rios também não há baseamento. Solicitou a poda de árvores, pois as ruas estão muito escuras, inclusive a rua Joaquim Pinheiro. Questionou não ter mais Segurança Presente na Freguesia. Solicitou resposta do comandante Cel. Eduardo Lopes e do deputado Marcio Gualberto.
Sra. Graziela, moradora da Praça Seca, agradeceu a estabilização da Praça Seca, porém quer ver mais ações para continuidade da estabilidade. Agradeceu ao Cap. Garnier que intensificou o policiamento. Disse que fora o episódio da Base no Bateau Mouche, o local está tranquilo. Referiu-se a operação realizada mês passado onde o policial com 22 anos de carreira foi morto e até o momento não se teve resposta da PM.
Rodrigo D’Eça, Presidente do Conselho, anunciou a presença do Inspetor Heleno da 32ª DP.
Resposta da mesa à plenária e Consideração Final
Inspetor Martins da Silva GET Oeste/GM, informou ao Sr. Marcio, que a GM tem um grupamento voltado para “Perturbação do Sossego” prometeu verificar a demanda e dar resposta. Solicitou o número dos Protocolos. Ao Sr. Helder, sobre o ponto de vans em frente ao Atacadão UFA, Taquara onde vai intensificar o patrulhamento e a fiscalização na região e será dada uma resposta positiva na próxima reunião do Conselho. Ao Sr. Raphael, disse ter duas equipes que rodam a região, mas será produzida duas formas de serviços para que sejam direcionadas para essa situação.
Sr. Vinícius Leal, assessoria da Subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, disse que todas as demandas que foram colocadas, o comandante Cel. Eduardo Lopes respondeu, pois há um trabalho em conjunto com a subprefeitura. Respondeu a Sra. Solange, as pessoas que moram na Zoroastro, Guanumbi e Timbuaçu, foi pedido reboque sobre um caminhão abandonado em frente à Igreja Metodista, disse que vai acionar as equipes sendo que não tem nada baseado para levar o caminhão, seria emplacamento ou estado de abandono, porém antes de levar tentará contactar o proprietário, mas os reboques serão acionados. Falou de um acontecimento na Estrada da Covanca onde estará trabalhando junto com o Batalhão por ser uma área de risco e a Conservação será acionada. Falou do asfalto próximo a Academia Corpo e Alma na Estrada do Três Rios, onde foi feito no final de semana, e o que acontece são os tapa buracos que é o dia a dia. Disse que a Usina de asfalto é para todo o Rio de Janeiro e há toda programação a ser realizada para as vias principais e secundárias. Quanto as podas de árvores entre a Estrada dos Três Rios com Geminiano de Goes será feita uma vistoria, mas há um grande problema na área que é a iluminação. Disse ter 4 caminhões para atender Barra, Recreio, Jacarepaguá e parte do Campinho e tem muitas podas que precisam da Light. Frisou que tem muitas solicitações de galhadas que ficam na rua pela Freguesia. Quanto ao asfalto na Tirol e na descida da Grajaú, será acionada a Conservação. Falou da iluminação da Tirol e provavelmente é com a Light, mas pode verificar e interceder junto a concessionária. Respondeu ao Sr. Raphael quanto ao trânsito na Estr. dos Três Rios em que as pessoas estão acostumadas a transgredir e ninguém fala nada e quando é para fazer o certo, estranham. Disse que está sempre atento a essa ocorrência junto a GM. Falou da rua Firmino do Amaral em que as emergências estão surgindo a todo momento sendo acionada a Defesa Civil. Respondeu a Luciana sobre as podas na rua Joaquim Pinheiro. Falou sobre as Ações Integradas que acontecem todas as quartas-feiras, onde a rua foi fechada, tendo o apoio do GET, como a praça na rua Araguaia, onde a única ação Integrada que teve a Light junta e teve o retorno da equipe no dia 6 de dezembro. Disse que vai fazer
mais uma vistoria, o que for da Light manda um ofício e o que cabe a prefeitura aciona o gerente da Comlurb. Quanto as câmeras, disse que tem mapeada a região de Jacarepaguá há pedido do COR- Centro de Operação Rio da Prefeitura (missão de monitorar e integrar as ações públicas). A prefeitura começou com 834 câmeras e chegou a 2 mil e ao final de 4 anos com a proposta de total de 10 mil. Foi instalado câmeras com sensor de enchente, quando estiver chovendo em Rio das Pedras, por exemplo, onde há um problema crônico de alagamentos. Falou dos contados com os órgãos da prefeitura assim como o 1746 e os contatos com a subprefeitura, os assessores e acompanhar as redes sociais. Falou de uma obra gigantesca com a Rio Águas na rua Antônio Cordeiro o que tem acarretado transtorno e em breve terá uma reunião com os moradores e a Talita para maiores explicações.
José Carlos – Carlão – Comissário Polícia Civil, disse que não tem como colocar uma viatura em cada esquina de uma rua assim como uma cabine, mais policiamento e equipamento com a solicitação de cada morador, pois tudo é feito através de estatísticas, ou seja, por números e tem certeza do aumento de roubos. Relatou a dinâmica de investigação pela polícia de fatos ocorridos através de denúncias. Sabe que houve aumento da violência. Relatou que a delegacia investiga e quando chama a pessoa que sofreu o delito para o reconhecimento ela não quer comparecer, muitas vezes por medo. Disse melhor seria se a denunciante fosse até o final da investigação. Disse que não procede a denúncia feita de danos a iluminação acusando traficantes ou milicianos e sim foi uma vistoria da light e o que houve foi dano ao transformador. Citou relatos de trocas de tiros e disparo de arma de fogo na Tirol onde em perícia na delegacia não foi constatado impacto de munição em casas, carros, em comércio, nem postes ou lâmpadas estouradas, viaturas atingidas, carro particular, residência, pessoa no hospital. Disse que a polícia subiu a Tirol procurando Impactos. Respondendo a morador disse que um tiro para o alto pode chegar a uma janela ou a um carro a distância, algumas imagens e sons foram repassados, porém a análise cabe a PM e a PC para chegar a uma resposta. Citou um caso colocado no grupo de ZAP do Conselho em que havia troca de tiros e um morto na região do Tanque, fato não confirmado. Falou das Fake News, estão espalhando notícias não verdadeiras. Falou do golpe do telefone em que as delegacias estão recebendo denúncias. Disponibilizou o WhatsApp 2332-2577. A delegacia fica aberta 24h para atendimento.
Dr. Thiago, Delegado Titular da 28º DP. Agradeceu a presença e tudo já foi dito pelos antecessores e se colocou à disposição para atender a população. Disponibilizou o Whatsapp para denúncias e sugestões para contribuir com a Segurança Pública.
Sr. Armando, Presidente do Clube Olímpico de Jacarepaguá. Agradeceu a presença de todos e colocou o espaço à disposição.
Dr. Fernando Teixeira, Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-RJ- 32ª Subseção de Jacarepaguá/ Madureira, falou sobre os Meios de Comunicação Oficial, esses sim devem ser considerados, como o ISP (Instituto de Segurança Pública), pois os dados são públicos. Falou o empenho dos oficiais da PM onde o comandante passou o Natal com sua tropa, trabalhando. Disse da importância de valorizar o Policial Militar e Civil. Falou sobre a ocupação desordenada a partir de uma rua de barro (sem nome) iniciada ao lado do Convento Carmelo São José, localizado no topo da Rua Timboaçu, o que pode ser observado da subida da Grajau Jacarepaguá da chaminé, onde a noite se observa luzes no topo da mata, bem como dos prédios da Freguesia se observa luzes lineares subindo pela mata e mostrou preocupação do aumento da ocupação na região podendo chegar a Tirol por essa mata. Disse que tem essa mesma preocupação na região Taquara, no Largo dos Teixeiras e em outras áreas. Respondeu ao Sr. Marcio Lourenço quanto ao som alto, sugeriu procurar um advogado fazer uma notificação extrajudicial para que possa se documentar evitando entrar em embate pessoal para resolver a questão cuja consequência poderá ser uma fatalidade. Deixe a justiça agir. Agradeceu e se colocou à disposição.
Deputado Gualberto, saudou a todos e ao Cel. Amêndola, retratando-o como a lenda do BOPE (Batalhão de Operações Especiais). Disse que sua presença tem como objetivo intermediar as demandas para fazer
chegar aqueles que de fato podem resolvê-las, como o Governo de Estado por meio de seus Secretários. Reforçou que tudo que se produz de conhecimento nos Conselhos, por ter material real para quando ouvir políticos de esquerda teorizando sobre Segurança Pública pode falar que não se coaduna com a realidade. Respondeu ao sr. Luciano sobre o Bairro Presente que a finalidade é criar uma polícia de proximidade em que comerciantes tem o contato direto com esses policiais que rodam a região. Disse que todo policiamento para ser bem-sucedido além de ter um excelente comandante, o que ocorre com o 18º Batalhão, precisa de recursos materiais como armas, viaturas e recursos humanos, principalmente quando o efetivo do batalhão não comporta o aumento das demandas da região. Colocou-se à disposição do Cel. Eduardo para brigar para que se tenha esse efetivo, para moradores e delegacias na qual trabalham após o cometimento do crime sendo importante a união do trabalho, pois quem ganha é a sociedade. Exemplificou uma situação que não se pode concordar em que alguém mora no alto do morro, lugar insalubre, correndo o risco de desabamento, seguindo a fala da plenária, em que foi falado da importância de conter o avanço desordenado dessas regiões. Disse que todas as demandas que chegam ao seu conhecimento têm levado ao conhecimento e cobrado do Governo do Estado. Disse que sua intenção a partir do dia 1º de fevereiro é fazer uma Audiência Pública chamando todas as autoridades envolvidas, assim como a ALERJ que também possa resolver esse problema que ocorre em Jacarepaguá, pois tem mais peso do que somente um deputado. Disse que o Bangu Presente surgiu em uma reunião do Conselho Comunitário. Concluiu dizendo que é hora de todos pensarem no bem-estar da população.
Comte. Cel. Eduardo Lopes, disse que no ano de 2020 foi investido em Segurança Pública 3 milhões de reais, em 2021 foram investidos 8 milhões de reais, em 2022, 120 milhões de reais. Respondeu ao sr. Marcio que já havia conversado com a pessoa e foi dito que havia parado, pois alugam para festa, porém trazendo transtorno para moradores, mas o que parece retornaram. Disse que não deixou de atuar por ser Gardênia Azul e área de milícia, pois em sua gestão prendeu 8 milicianos. Disse ao morador que estará retornando essa missão no local da festa. Sobre o roubo de veículos, falou sobre o relato de uma pessoa que afirma ter visto um sujeito roubando carro da marca Renegade subindo a Av. Menezes Cortes. Relatou que desde que chegou não tinha dados concretos e pesquisou com o Delegado da 41ª DP, qual a estatística de carros roubados na área de Jacarepaguá levados para o Lins, até hoje o delegado está tendo dificuldade em entender, pois está sinalizando a questão da desinformação. Disse que com base científica o que aconteceu com o carro Renegade, não há estimativa da delegacia por ser complexa, que entorno de 25% os carros roubados na Freguesia são levados para o Lins, Tijuca e outras localidades. Sinalizou outros registros como Rio das Pedras, Itanhangá, Curicica, Nova Iguaçu, Covanca, Marechal Hermes, roubados em Jacarepaguá e que as pessoas sinalizavam que eram levados para o Lins e estavam contaminado com essa informação. Disse utilizar viatura tipo Suv por ser potente e mais rápida. Perguntou a plenária onde o carro Renegade foi recuperado, todos responderam, Linha Amarela. Disse que aconteceu por conta de uma rede de integração que se cria junto com outros comandantes. Relatou que dia 18 próximo estará completando 5 meses no Batalhão de Jacarepaguá e nada é operado de um dia para o outro. Disse que em Santa Cruz ficou 9 meses e não conseguiu usufruir do que construiu. Disse que um dia terá uma “Cidade Integrada” em Rio das Pedras, assim como uma base na Tirol, mas não é na maneira e no tempo que as pessoas esperam. Respondeu sobre Bairro Presente Original que funciona na Av. Aberlado Bueno, onde tem 2 policiais que são escalados originariamente e contam com o apoio de RAS (Regime Adicional de Serviço). Disse que os Policiais Do Bairro Presente Freguesia e Vila Valqueire só trabalham com o RAS, os que trabalham na folga, das 6h às 18h, são policiais que se inscrevem voluntariamente e o clássico são os que tem capacitação que ficam na Av. Aberlado Bueno. Falou sobre a capacitação dos policiais de RAS da Freguesia e em seguida da Vila Valqueire. Disse gostar da ideia do Rodrigo sobre as câmeras, porém depende de investimentos. Referiu-se ao CEL Beltrame que está afastado das funções, mas tem experiência e conhecimento. Referiu-se também a questão de ser pragmático e sobre a sua missão Intensidade e Entrega. Respondeu quando se falou da operação do DETRAN e que amanhã, dia 11 terá reunião com o Presidente do DETRAN. Disse que já foram mais de 150 motos apreendidas em 4 meses, onde foram feitas operações conjuntas com os delegados. A
reunião é para tentar otimizar. Disse ser sabedor que ainda tem muitas motos irregulares e comparando o número de apreensão desse mês com o mesmo período do ano passado teremos surpresas. Disse que criou um chaveiro com o logotipo do jacaré estilizado e o brasão da polícia militar e no verso um QR code (código de barras). Em resposta a um questionamento solicitou que acompanhasse a mídia sociais do Batalhão. Falou de uma demanda para a prefeitura de falta de água na Covanca e que muitas das vezes não se pode atuar, assim como na Tirol e que o sujeito que estava ainda há pouco com pistola foi conduzido a 41ª DP para ser autuado, e sem que houvesse um só tiro. Falou sobre a resposta que foi dada sobre família do policial do BOPE onde está se prestando solidariedade e sobre carros roubados e recuperados onde saiu na mídia esse mês. Disse que não coloca fotos de presos e pessoas que vieram a óbito. Sobre a região da Tirol, disse que tem um órgão ligado ao COE – Comando de Polícia Especial-onde apoia os batalhões para retirada de barricadas nas favelas com equipamentos como caminhão basculante, caminhão rampa, retro escavadeira e britadeira sendo que eles têm uma agenda de atendimento e nem sempre era disponibilizado todas as vezes que se pedia. Falou do comando intermediário, o CPA, com 7 unidades subordinadas ao comandante de área. Disse que o 2º CPA tem um caminhão rampa, basculante, retro escavadeira e britadeira. Relatou que a operação realizada na CDD foi com o material da CPA. Disse que recebeu a informação para apreciar duas bases que estão em desuso e estão deterioradas na Tirol onde será a sede da companhia. Encerrou a sua fala se colocando à disposição de todos para mais esclarecimento.
A cada reunião sendo divulgado os contatos telefônicos.
▪ 28ª DP. Rua Cândido Benício, 727-Praça Seca – Tel. (21) 2332-1024/ 2332-1026/ 2332-1025/ 2332-1039/ 2332-1222. WHATTSAPP- DENÚNCIA (21) 98596-7427 Disque 100: Disque Direitos Humanos – Canal para receber denúncias relacionadas a violações de direitos humanos, especialmente aquelas que afetem populações vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com deficiências, LGBTQIA+, desabrigados e questões relacionadas a companhias aéreas. A linha direta e gratuita é oferecida 24h, 7 dias por semana, e as denúncias podem ser anônimas. Disque 181 e 2253-1177: Disque Denúncia- Linha direta gratuita para relatar crimes e agressões caso você deseje permanecer ANÔNIMO.
A cada reunião sendo divulgado os contatos telefônicos.
▪ Registro online WhatsApp 21- 97037-7737 Telefone 21- 2333-6532 Facebook delegacia.da.taquara Instagran 32dp -Taquara
Rodrigo D’Eça divulgou a data da próxima reunião, dia 14 de fevereiro de 2023, terça-feira, às 9h, no Edifício Sede Colônia Juliano Moreira, Av. Rodrigues Caldas, 3400 – Colônia – Jacarepaguá. Sinalizou a presença de 79 participantes à reunião.
VI – Decisões e Sugestões
VII – Local data e horário da próxima reunião: dia 14 de fevereiro de 2023, terça-feira, às 9h,
no Edifício Sede Colônia Juliano Moreira, Av. Rodrigues Caldas, 3400 – Colônia – Jacarepaguá.
VIII – Horário de encerramento: 13:15 h.
VIII – Outros: Não houve
+18º BPM

Voltar Próximo artigo