A emoção ao avistar pela primeira vez as lagoas dos Lençóis Maranhenses é inexplicável
Poderíamos facilmente dizer que os Lençóis Maranhenses são o paraíso
E não estaríamos exagerando
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil. É conhecido pela sua vasta paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva.
Localizado a 250 quilômetros da capital do Maranhão, São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abriga o fenômeno das lagoas interdunares à beira mar. As cidades vizinhas de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão servem de porta de entrada para o parque.
A areia branquinha e fina marca o cenário único e perfeito, que enche os olhos de quem tem a oportunidade de conhecê-lo.
Qual melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses?
A temporada de chuva nos Lençóis Maranhenses vai de janeiro a junho e atinge o auge nos meses de fevereiro a maio. É nesse período que as lagoas enchem e a paisagem se transforma em um paraíso. Para quem deseja viajar no auge da cheia, o ideal é ir aos Lençóis Maranhenses nos meses de abril e maio.
O que fazer nos Lençóis Maranhenses
Nenhuma paisagem no mundo se compara aos Lençóis Maranhenses. Só isso já é motivo suficiente para visitar a região. Entretanto, independentemente de ser um cenário único, os Lençóis Maranhenses conquistam a todos os turistas pela intensa imersão em pura beleza. E para ter certeza disso, basta assistir a um pôr do sol no alto das dunas ou dentro de uma das lagoas. Não será difícil cair de amores pelo destino. Acontece com todo o mundo.
* Vá ao máximo de lagoas que conseguir e mergulhe em todas elas.
* Assista a um pôr do sol nas dunas, à beira de uma lagoa.
* Todas as lagoas são lindas, mas o passeio da Lagoa das Emendadas é imperdível.
Qual a cidade mais próxima dos Lençóis Maranhenses?
A cidade de Barreirinhas, a 250 km de distância da capital maranhense, é bem estruturada para receber os visitantes.
A cidade é cercada pelas águas escuras do rio Preguiças, que leva o nome por causa da presença do simpático bicho-preguiça.
O ponto de encontro à noite em Barreirinhas tem endereço certo, as margens do Rio Preguiças na Av. Beira Rio, no centrinho da cidade, onde se concentram os bares, restaurantes e pizzarias com mesinhas nas calçadas e música ao vivo, um ambiente muito agradável.
Lagoa das Emendadas
Todos os passeios pelas lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses nos levam a lugares paradisíacos. Aos poucos vai ficando muito difícil escolher qual a melhor lagoa, a cor mais azul e o melhor pôr-do-sol. Mas, tem um passeio que bate todos os outros: Lagoa das Emendadas.
Para chegar à Lagoa das Emendadas, será preciso encarar algumas horas de caminhada, mas nada que o corpo não aguente. O percurso começa em carro 4×4 e o veículo segue até o local autorizado para carros. De lá, o trajeto segue a pé. A caminhada, ida e volta, tem 4h de duração, porém com várias paradas deliciosas para banho. O visual é espetacular e não será difícil perceber que esse é o mais belo passeio de um dia em todo o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Lagoa Azul
A Lagoa Azul do Maranhão tem esse tom de água por causa da argila e calcário do solo. Águas em tons azulados, esverdeados e avermelhados. Essa variedade de cores pode ser encontrada em um só lugar: a Lagoa Azul do Maranhão.
O circuito da Lagoa Azul está entre os mais famosos dos Lençóis Maranhenses. O passeio parte de Barreirinhas e tem meio dia de duração. Quando se fala no Circuito da Lagoa Azul, não necessariamente estão incluídas sempre as mesmas lagoas. O roteiro mais comum inclui visita à Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa da Paz, Lagoa do Peixe e, como não poderia faltar, à Lagoa Azul. Vale dizer, entretanto, que essa rota não é obrigatória.
O passeio segue rumo à região onde está a Lagoa Azul. Muitas vezes, os guias alteram o roteiro de acordo com as condições das lagoas na temporada. Se uma porção de água desconhecida está mais bonita que as do roteiro clássico, o guia poderá mudar a visita. E como todos os anos as lagoas estão diferentes, não é possível garantir que o mesmo cenário será visto em dois anos seguidos. Na verdade, a paisagem muda a cada semana, por isso nem sempre fotos representam o que você verá durante a sua visita.