QUALIDADE DE VIDA PARA ATENDER O CONSUMIDOR MODERNO
A era tecnológica, o mundo sem tempo para desperdício está voltado para proporcionar experiências inovadoras e práticas aos usuários. Porém, esse cenário de busca incessante pela produtividade e velocidade das ações resultou em um impacto na qualidade de vida das pessoas, com cidadãos mais ansiosos e sedentários. Saúde e tempo se transformaram em artigos raros e de luxo. E o mercado imobiliário vem se adaptando nos últimos anos para justamente proporcionar a qualidade de vida ao dia a dia das pessoas.
Um dos assuntos mais comentados da atualidade no setor é condomínio wellness, ou seja, condomínios focados no bem-estar do morador, destacando conceitos de sustentabilidade e qualidade de vida. Se tornando uma tendência no momento, esse tipo de condomínio segue a onda dos alimentos orgânicos, do crossfit e do boom da alimentação saudável no geral e outras formas de melhorar o estilo de vida.
A facilidade do acesso à informação faz com que as pessoas saibam as consequências de uma rotina desorganizada sem o devido cuidado com a saúde e as questões ambientais as fazendo repensar suas próprias maneiras de viver. Essa consciência tem provocado uma mudança radical em diversos nichos de mercado, dentre eles: alimentação, produtos de estética e também o setor imobiliário.
A ideia do empreendimento wellness é ir além do condomínio clube, substituindo a quantidade de serviços disponíveis pela qualidade. O crescimento desse tipo de condomínio está vinculado ao fato de que a preocupação com a saúde e o bem-estar vem aumentando em todo o mundo, assim como a necessidade de atrelar hábitos saudáveis que podem ser realizados no próprio condomínio.
Assim como espaços flexíveis atraem cada vez mais os clientes do mercado imobiliário, ambientes de relaxamento e conforto nas áreas de convivência comum são os novos expoentes do foco de conquista de consumidores no setor de imóveis:
Carlos Henrique Rocha, gerente de projetos do Super App COM21, detalha quem busca atualmente imóveis localizados nesse tipo de empreendimento:
– O conceito wellness atrai o chamado consumidor moderno, que está disposto a investir principalmente em imóveis e ambientes que atendem a este conceito. Estes condomínios promovem todo um ecossistema com base no bem-estar e não somente no conforto em si, mas no viver melhor e de forma saudável. Não falamos de academias bem montadas e aulas de hidroginástica, mas de todo um ambiente criado para dar equilíbrio mental, intelectual, emocional e espiritual. A criação destes ambientes parte de uma transformação arquitetural. O grande desafio está em equilibrar arquitetura, sustentabilidade, saúde e bem-estar em um só lugar.
Portanto, no conceito wellness não basta apenas inserir uma piscina no planejamento do empreendimento, mas também disponibilizá-la de uma forma que seja possível contemplar uma vista especial, uma posição adequada em relação ao pôr do sol, ou um espaço adequado para meditação, ou seja, o intuito é proporcionar uma sensação de bem-estar aos moradores.
Danilo Kundera, morador de um condomínio wellness localizado no bairro de Laranjeiras na cidade do Rio de Janeiro, explica o que ele buscava antes de adquirir um imóvel com essas características e os diferenciais que uma estrutura desse porte faz na vida dele:
– A princípio não estava buscando um condomínio com essa estrutura, mas após conhecer as instalações fiquei fascinado e resolvi comprar. A qualidade de um condomínio wellness me proporciona diversos benefícios, atrelando lazer, conforto e bem-estar. Tudo isso é um grande diferencial de um condomínio comum. Com certeza não só cumpriu (as expectativas), como me surpreendeu ao longo dos anos. Além de uma excelente estrutura, fiz grandes amigos.
Dentro da estrutura de um condomínio wellness geralmente estão disponibilizados ambientes para spa e massagens, sauna seca e úmida, horta orgânica, além dos espaços para prática de atividades físicas. Em cada ambiente é possível perceber uma ampla iluminação natural e vistas impactantes, permitindo diversos tipos de práticas voltadas para a saúde física e mental.
Nesse atual contexto, o grande desafio das incorporadoras é pensar além dos aspectos vinculados ao meio ambiente e voltar também as atenções para os aspectos fisiológicos das pessoas, buscando impactar de forma positiva o dia a dia dos moradores, impulsionando o investimento não apenas de patrimônio como também no bem-estar daqueles que vão morar nesses empreendimentos. É uma tendência que vale a pena acompanhar o comportamento nos próximos anos. Pode-se afirmar que o condomínio wellness é uma evolução do condomínio clube, é ir além do conceito de empreendimento com piscinas, quadras e espaços para jogos, é cuidar da mente e do corpo das pessoas.
Fonte: Stand Edição 53 – Revista do Creci-RJ
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