Localizada no Espírito Santo, no sudeste do nosso país, a cidade de Conceição da Barra atrai primeiramente pelo seu característico carnaval, que é considerado pelos turistas como o terceiro melhor carnaval de rua de todo o Brasil.
Fundado em 1554, é um dos mais antigos municípios do estado. Em divisão territorial, o município é constituído de 4 distritos: Sede, Itaúnas, Braço do Rio e Cricaré. Seu território possui 1.184,944 km².
Conceição da Barra está a pouco mais de 250 Km da capital capixaba – Vitória. A cidade possui um clima maravilhoso de litoral, onde o sol reina o ano todo. Tem um dos carnavais de rua mais famosos do Estado. Fora que tem presença forte de manguezais e riqueza cultural.
Mineiros e paulistas invadem Conceição da Barra, quase na divisa com a Bahia, durante o verão. Além das praias, os visitantes curtem também os passeios de barco pelo rio Cricaré e suas comunidades ribeirinhas.
As praias extensas e contornadas por restinga, porém, são os grandes atrativos para quem vem de tão longe. A turma do burburinho segue na direção das praias do Farol e da Barra, com quiosques e boas ondas para a prática do surf.
No final da tarde, todos os caminhos levam ao porto, onde as tribos se reúnem para contemplar o pôr do sol. Os mais animados seguem direto para o Laboratório do Altair, um boteco que oferece mais de 50 tipos de batidas e pingas feitas com raízes, ervas e frutas da região.
Igreja Nossa Senhora da Conceição
A Igreja Matriz é um monumento que guarda aspectos arquitetônicos da época dos Jesuítas no século XVI.
Ao olhar a igreja você viaja no tempo.
A igreja costuma ficar aberto durante o dia para missas e visitação.
No interior ela guarda a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade e que recebe o amor dos moradores da região.
Casa da Cultura Hermógenes Lima da Fonseca
A casa da cultura fica na margem do Rio São Mateus (Cricaré), erguida por volta do ano de 1786 e que resiste até hoje ao passar do tempo.
A construção demonstra sua idade e no que se pode ver, necessita de cuidados especiais em sua estrutura.
Desde 2014 pertence à prefeitura municipal. O imóvel já foi até um hotel!
Praia do Farol
A praia do Farol está bem no centro de Conceição da Barra entre dois pontos extremamente importantes da cidade, vale a pena conhecer, o Farol da Barra, que faz parte da história da cidade e o Rio Cricaré.
Uma praia intacta, limpa e com areias finas e douradas conquistam os seus visitantes e os moradores da região. Em épocas de alta temporada a praia o farol costuma ficar bem cheia, principalmente pelos jovens que desejam praticar esportes aquáticos ou em suas areias.
Os paredões de pedra da praia não servem apenas para proteger a orla do avanço do mar, mas também para embelezar ainda mais o cenário cheio de coqueiros e as casas bem características.
Praia da Barra
Fica no centro da cidade.
Conta com presença de quiosques e restaurantes.
O calçadão é amplo e com ciclovia.
Por ter um mar mais agitado, a presença de surfistas é grande.
Praia da Guaxindiba
Essa praia vem ganhando cada vez mais atenção dos moradores locais e dos turistas.
O balneário não possui intervenção humana, o que deixa com ar mais selvagem. As ondas são fracas, principalmente na temporada baixa. É perto também da Foz do Rio Itaúnas. A área da praia pertence ao parque Estadual de Itaúnas, uma área de preservação.
Praia de Itaúnas
Também conhecida como Praia das Dunas, a Praia de Itaúnas, fica bem pertinho das dunas de Itaúnas, daí os diferentes nomes dados à região. Trata-se de uma das regiões mais deslumbrantes do Espírito Santo.
O contraste de grande volume de areia com mar é incrível! Nos meses de dezembro a março, é quando a região se torna ainda mais encantadora com a desova de tartarugas marinhas que acontece ali na região.
Vale a pena conferir um dia inteiro na praia e ainda aproveitar algumas atividades nas dunas, como os passeios oferecidos na região.
Praia de Conceição da Barra
Está é uma das praias mais procuradas na região capixaba, devido a sua estrutura bem interessante.
O grande problema a que quem pretende viajar com criança deve ficar longe desta praia, devido ao mar agitado que já foi contido até mesmo com a construção do paredão.
Em compensação os turistas são apaixonados pela região. Quando a praia de Conceição da Barra atinge a maré baixa, são formadas na areia lindas piscinas naturais, vale a pena conferir.
Quando ir
Conceição da Barra é cidade litorânea com sol o ano todo. Então, é uma ótima pedida o ano inteiro. De dezembro a fevereiro e durante os festivais da cidade, principalmente o Festival de Forró, a cidade fica bem cheia. Em alguns lugares os preços são até mais salgados, por isso, vale a pena deixar tudo reservado antes, caso seja nessas épocas.
© Portal em Foco. Todos os direitos reservados.