Comunicação interna no condomínio

05/01/2019
| Colunista: , Geraldo Mercadante Simões
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Assunto: , Condomínios, Síndicos

GMS20190105

Segundo o guru da administração Peter Drucker, mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa estão ligados à falhas na comunicação. Essa realidade também se aplica aos condomínios, uma vez que alguns condomínios possuem mais pessoas até mesmo que as próprias empresas.

Quando alguém assume o posto de síndico de um condomínio, percebe a importância de estabelecer uma comunicação interna eficiente. É um dos desafios mais importantes dos síndicos.

Colaboradores e Condôminos

A interação entre condôminos e funcionários deve ser uma preocupação no que se refere à comunicação interna. Sem a definição de regras, cria-se espaço para conflitos, fofocas e mal entendidos.

Estabeleça um sistema de comunicação oficial, a ser respeitado por ambos os grupos. No caso de queixas, por exemplo, é preciso que o síndico seja o primeiro a ser avisado, para que possa tomar as ações cabíveis.

Eleja um funcionário como líder

Esta medida facilita e agiliza a comunicação entre o síndico e os profissionais, que têm suas demandas e interesses representados em uma única liderança.

Como atender os condôminos

Bilhetes no elevador, circulares na caixa de correspondência e livro de reclamações na portaria permanecem como meios usados nos prédios, mas cresce o número de condomínios que se utilizam da tecnologia para a comunicação interna.

Os síndicos podem, por exemplo, compartilhar com os moradores as informações em tempo real no WhatsApp trocando informações e ideias do dia a dia.

Muitas vezes os condôminos evitam se candidatar ao cargo de síndico, pois acreditam que serão importunados a toda hora, seja pessoalmente, por interfone ou telefone. Afinal, são muitas as solicitações ou reclamações das mais variadas ordens.

É importante que na ata de eleição do síndico estejam discriminados os canais de comunicação a serem utilizados. Assim, fica claro como o condômino deve agir quando precisar se comunicar com o síndico.

Abordagem pessoal

Uma boa conversa sempre ajuda a resolver pequenos desentendimentos. Quando o síndico é abordado por algum morador ou funcionário, o ideal é que ele responda às dúvidas e aos questionamentos. Deixar para responder somente por meios oficiais, como comunicados ou em reuniões, só vai alimentar os boatos ou aumentar os problemas. Responda, seja cordial e oficialize depois tudo o que foi conversado, caso seja de interesse comum.

Melhorar a comunicação do condomínio além de auxiliar nas contas com a redução de gastos,
facilita muito a vida de todos os envolvidos, economizando tempo e alguns fios de cabelo branco.
Tem dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Entre em contato para uma conversa.

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