Segundo o guru da administração Peter Drucker, mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa estão ligados à falhas na comunicação. Essa realidade também se aplica aos condomínios, uma vez que alguns condomínios possuem mais pessoas até mesmo que as próprias empresas.
Quando alguém assume o posto de síndico de um condomínio, percebe a importância de estabelecer uma comunicação interna eficiente. É um dos desafios mais importantes dos síndicos.
Colaboradores e Condôminos
A interação entre condôminos e funcionários deve ser uma preocupação no que se refere à comunicação interna. Sem a definição de regras, cria-se espaço para conflitos, fofocas e mal entendidos.
Estabeleça um sistema de comunicação oficial, a ser respeitado por ambos os grupos. No caso de queixas, por exemplo, é preciso que o síndico seja o primeiro a ser avisado, para que possa tomar as ações cabíveis.
Eleja um funcionário como líder
Esta medida facilita e agiliza a comunicação entre o síndico e os profissionais, que têm suas demandas e interesses representados em uma única liderança.
Como atender os condôminos
Bilhetes no elevador, circulares na caixa de correspondência e livro de reclamações na portaria permanecem como meios usados nos prédios, mas cresce o número de condomínios que se utilizam da tecnologia para a comunicação interna.
Os síndicos podem, por exemplo, compartilhar com os moradores as informações em tempo real no WhatsApp trocando informações e ideias do dia a dia.
Muitas vezes os condôminos evitam se candidatar ao cargo de síndico, pois acreditam que serão importunados a toda hora, seja pessoalmente, por interfone ou telefone. Afinal, são muitas as solicitações ou reclamações das mais variadas ordens.
É importante que na ata de eleição do síndico estejam discriminados os canais de comunicação a serem utilizados. Assim, fica claro como o condômino deve agir quando precisar se comunicar com o síndico.
Abordagem pessoal
Uma boa conversa sempre ajuda a resolver pequenos desentendimentos. Quando o síndico é abordado por algum morador ou funcionário, o ideal é que ele responda às dúvidas e aos questionamentos. Deixar para responder somente por meios oficiais, como comunicados ou em reuniões, só vai alimentar os boatos ou aumentar os problemas. Responda, seja cordial e oficialize depois tudo o que foi conversado, caso seja de interesse comum.
Melhorar a comunicação do condomínio além de auxiliar nas contas com a redução de gastos,
facilita muito a vida de todos os envolvidos, economizando tempo e alguns fios de cabelo branco.
Tem dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Entre em contato para uma conversa.