Em um mercado cada vez mais competitivo, saber se destacar no mundo do empreendedorismo ao começar um negócio próprio é uma boa solução
Mas como saber o que fazer para ter esse destaque? Se você é iniciante, já se fez essa pergunta e sabe que começar um novo empreendimento requer muito trabalho e dedicação.
A boa notícia para quem está começando é que você não precisa lidar como se estivesse abrindo a primeira empresa do mundo. Vale muito a pena aprender com as lições de empreendedores mais experientes para não cometer os mesmos erros e andar pela mesma estrada de sucesso.
Pensando assim, criei uma lista de lições e conselhos que aprendi ao longo do tempo e agora repasso aos iniciantes.
Encontre uma paixão
É fundamental para o empreendedor iniciante encontrar um negócio pelo qual é apaixonado, isso o ajudará a se manter mais entusiasmado e motivado a fazer aquele negócio a dar certo. A paixão funciona como combustível para um negócio e é o que mantém o empreendedor entusiasmado mesmo quando aparece os desafios. Se você começar um negócio que te deixa feliz, a chance de você desistir é menor. Você precisa gostar do que vai fazer com o negócio, porque é isso que vai manter seu foco e a sua dedicação dentro da empresa.
Não espere ter tudo para começar
Muitas pessoas esperam o momento ideal ou perfeito da economia para iniciarem um negócio, porém, esse momento pode nunca chegar. O ideal é usar os recursos que você tem, os conhecimentos que você adquiriu e a rede de contatos que você tem acesso. Dá o primeiro passo! Mesmo trabalhando com limitações, seu negócio pode dar super certo, porque isso vai te ajudar a ser criativo e criar soluções únicas para desafios que aparecerem.
Não tenha medo de começar pequeno
Grandes impérios muitas vezes começam como ideias simples que são desenvolvidas aos poucos. É importante você lembrar que o sucesso não é medido pelo tamanho do seu início, mas pela visão, determinação e capacidade de crescer e se adaptar. Começar pequeno também te dá vantagens como a proximidade maior com o projeto, com o controle da operação e a facilidade de entender os seus clientes.
Faça uma reserva de emergência
É de extrema importância o empreendedor ter uma reserva de emergência pessoal antes de abrir um negócio. Isso porque, no começo do negócio você vai ter incertezas financeiras, ganhos imprevisíveis. Você precisa ter um dinheiro guardado para lidar com as suas contas em casa, pois isso vai te dar mais tranquilidade no dia a dia e diminuir a pressão do seu negócio e o risco de você tomar decisões precipitadas.
Aprenda sobre o mercado antes de investir
Você precisa desenvolver um conhecimento profundo sobre o mercado que vai entrar, porque com isso, você vai conseguir reconhecer oportunidades, identificar desafios, entender o comportamento do consumidor, avaliar a concorrência e se preparar. Então, eu sugiro bastante pesquisas de mercado, análises de tendências e estudos de casos. Com isso, quando você começar com o maior número de informações e insights possíveis, vai aumentar muito suas chances de ter sucesso no seu negócio.
Comece o negócio para oferecer e não para ganhar
O empreendedor iniciante precisa começar um negócio com o objetivo de oferecer algo valioso para o mundo, e não buscar somente lucros. Esse conselho deveria ser levado a sério por todos os empreendedores, porque isso aumenta a qualidade e a paixão por trás do seu produto ou serviço e também constrói uma conexão mais autêntica com seus clientes. Quando o foco é em contribuir para resolver um problema real ou atender uma necessidade específica, o sucesso financeiro vem como uma consequência natural e você também vai trabalhar sabendo que tem um propósito maior.
Enfrente os desafios
Um dos conselhos mais valiosos que eu posso te dar como empreendedor é: enfrentar os problemas dos negócios sem deixar se abater. É um desafio, porque é muito mais fácil desistir, mas você precisa sempre buscar resolver os problemas da melhor forma possível. A jornada empreendedora é cheia de desafios e obstáculos que vão testar a sua resiliência, criatividade e determinação. Então, você precisa ter uma postura positiva e proativa diante das dificuldades para conseguir encontrar soluções mais eficazes, inspirar sua equipe e fortalecer a cultura da sua empresa.
Trate os erros como aprendizados
No empreendedorismo, os contratempos são inevitáveis, mas a maneira como você trata eles vão definir a trajetória do seu negócio. Encarar os erros como uma oportunidade de crescimento, vai ajudar a entender as lições de cada experiência e a melhorar suas habilidades, com isso você vai desenvolver um hábito de inovação e conseguir transformar as falhas em uma base sólida para fazer grandes coisas para dar certo com a sua empresa.
Divulgue seu negócio
Quem não é visto, não é lembrado. É preciso comunicar o seu negócio, falar da sua paixão, a sua visão e os diferenciais do seu empreendimento, isso é algo que ajuda a atrair clientes e parceiros e criar uma rede de apoio para você se desenvolver.
Você pode falar do seu negócio para todo mundo que conhece e para pessoas que podem ser seus potenciais clientes, seja nas suas conversas cotidianas, nas redes sociais, em eventos de networking e em cada oportunidade que você tiver. Só cuidado para não virar chato, você não tem apenas que divulgar o seu negócio, mas falar do que ele oferece. Fale com paixão, porque a paixão é contagiante, se você mostrar entusiasmo pelo seu projeto, vai inspirar outras pessoas a se engajarem, seja comprando um produto/serviço, seja falando da sua empresa para mais pessoas. Falar é uma ferramenta poderosa para construir pontes, inspirar confiança e abrir portas para novas oportunidades.
Henrique Mol
Presidente do Grupo Encontre Sua Franquia
+Empreendedorismo