Professor, como você se prepara para desenvolver emocionalmente seus alunos? Um dos fatores muito importante para o amadurecimento da criança (e de todos nós) é a autoconfiança. E para os alunos se tornaram mais autoconfiantes, a escola precisa tomar medidas educacionais que estimulem tal característica. Por quê? Porque os benefícios da autoconfiança extrapolam o ambiente escolar e se estendem a outros campos, como o pessoal.
Os alunos autoconfiantes se sentem mais preparados para desafios da vida cotidiana, vêem o ensino como algo mais prazeroso e acreditam mais no seu potencial. Basta observar que aprendizes confiantes tendem a falar mais e sabem o que fazer para serem vistos. Da mesma forma, os alunos autoconfiantes sentem-se mais livres no seu processo de aprendizagem, pois não se intimidam diante de uma nota baixa ou qualquer outra adversidade que surja.
O contrário acontece com os alunos inseguros. Para eles, aprender novos conteúdos pode ser um grande obstáculo. Esses estudantes estão sempre questionando suas habilidades e tendem a se afastar, por exemplo, de responder perguntas em sala de aula. Mas a confiança pode ser ensinada através de algumas estratégias criativas. E os professores, que têm uma influência poderosa sobre os alunos, podem ajudá-los a se sentirem seguros e orgulhosos de si mesmos. Assim como a se sentirem confiantes o suficiente para aprenderem novos assuntos.
Então, vamos lá! Confira algumas dicas estratégicas de ensino para deixar seus alunos mais seguros e trazer resultados positivos na aprendizagem:
* Distribua elogios e reconheça as realizações dos alunos, tanto em privado quanto na frente dos colegas de turma. Mesmo quando for comentar uma pequena crítica, comece com uma afirmação positiva, e então refira-se ao que eles precisam trabalhar.
* Tente não corrigir todas as coisas que o aluno diz errado. Deixe que ele desenvolva sua fala e argumentos sozinho. Não o interrompa enquanto falam para corrigi-los, isso prejudicará sua confiança. Se tiver que comentar algum erro, faça-o somente com o aluno, em uma conversa particular.
* Peça para o estudante estabelecer metas possíveis no início do ano. Seja aprender o alfabeto, a tabuada ou melhorar em uma língua estrangeira. Reforce para o aluno que elas devem ser trabalhadas durante todo o ano. Este é um caminho infalível para os alunos verem o quanto eles cresceram.
* Dê aos alunos a oportunidade de escolher certos conteúdos propostos para a sala de aula. Isso irá ajudá-los a desenvolver sua autoestima. Experimente construir um quadro ou tabelas com as matérias essenciais a serem trabalhadas e outras que serão a escolha deles. O estudante se sente mais confiante quando tem a oportunidade de escolher quais atividades ele quer aprender.
* Certifique-se de sempre expressar uma atitude positiva para todos os seus alunos. Isso irá mostrar a todos que o professor está disposto a ajudá-los e que eles merecem sua atenção.
* Crie oportunidades para que os alunos desenvolvam seus pontos fortes. Se um aluno sabe muita informação sobre algo, peça que fale sobre isso ou ajude o colega ao lado. Pedir aos alunos por sua ajuda é um grande impulso de confiança.
* Incentive os alunos a se aprimorarem nos estudos. Por exemplo: se um deles tirou nota 8 em seu teste de ciências, incentive-o a tirar 9 desta vez. É importante que os alunos incentivem a si mesmos, assim como os seus colegas de classe. A intenção é passar aos pequenos que eles são capazes.
* Mantenha um registro do desenvolvimento de todos os alunos durante o ano letivo, apontando no que são bons e no que precisam trabalhar. Este monitoramento cuidadoso ajudará o professor a perceber dificuldades à medida que elas surgem.
Além dessas observações da equipe pedagógica sobre seus alunos, é legal pensar também em atividades para a sala de aula que podem estimular a autoconfiança. Que tal aderir alguns exercícios bem práticos e simples?
Para a criançada da Educação Infantil, planeje uma atividade bem dinâmica. Peça aos alunos que desenhem ou colem uma imagem de si mesmos no meio de um pedaço de papel. Oriente-os a escrever ou desenhar todas as coisas que eles gostam sobre eles em torno da sua imagem.
Durante o ano, incentive-os a adicionarem novas palavras ou desenhos sempre que pensarem em algo novo que gostam sobre si mesmos, isso vai fazer com que eles fiquem cada vez mais autoconfiantes.
Outra opção é encorajá-los a ir além do que já aprenderam. Por exemplo: se o seu aluno já sabe contar até dez, peça para aprender a contar até quinze. Se ele já sabe o alfabeto pela metade, incentive a descobrir a outra. E assim por diante. A ideia é que eles fiquem cada vez mais seguros à medida que avançam, assumindo riscos.
Com os estudantes do Ensino Fundamental, promova pequenos desafios. Solicite que escolham uma coisa em que gostariam de melhorar e então estipule um prazo para realizar a tarefa.
Vamos supor: uma semana para aprender aquele vocabulário de uma língua estrangeira, para estudar uma matéria específica ou para elaborar uma redação. Mas lembre aos alunos que isso é um estímulo para que eles se auto desafiem e não para criar uma competição entre seus colegas de turma.
Como última dica, ofereça aos estudantes tempo para refletir após cada lição. Pergunte o que eles acham que correu bem e o que eles acham que causou estresse. Peça para que compartilhem suas respostas com a classe. Esta é uma ótima maneira para que eles vejam como seus colegas de turma superam seus problemas, o que os ajudará ainda mais com suas próprias superações.
Então, professores: preparados para desenvolverem alunos mais autoconfiantes?
Fonte: Estante Mágica
Amanda Avelino