As décadas de 1930 e 1940 marcaram um período fascinante na indústria automotiva
O movimento art déco proporcionou às pessoas uma fuga dos problemas aparentemente infinitos que o mundo estava enfrentando, principalmente após a grande recessão de 1929. Os veículos requintados que você verá abaixo, exaltam extravagância, leveza e beleza pura. Passados 80 anos, esses carros inspirados no movimento art déco agora estão entre os mais cobiçados do mundo.
1938 Bugatti Type 57SC Atlantique
Este Bugatti é um dos únicos quatro Atlantiques fabricados, e apenas três deles existem ainda hoje. Ele pode ser visto no Peterson Automotive Museum, um grande museu de automóveis nos Estados Unidos, e estima-se que vale mais de 30 milhões de dólares. Este carro também é o protótipo, o que significa que foi o primeiro produzido. O segundo desapareceu em algum momento durante a Segunda Guerra Mundial, e acredita-se que virou sucata. O terceiro foi envolvido em um acidente e reconstruído em 1977. Tem um corpo de Figoni diferente em comparação com os outros carros. O último 57SC Atlantique fabricado é de propriedade do designer de moda Ralph Lauren, e é um dos carros mais cobiçados do mundo. Estima-se que vale cerca de 40 milhões de dólares. O que o torna especial são as linhas deslumbrantes, o supercompressor e os painéis de magnésio que foram unidos com grandes rebites expostos. Um dos carros mais especiais já criados.
1925 Rolls-Royce Phantom I Aerodynamic Coupe
Este exclusivo Rolls-Royce tem uma história fascinante. Começou como um conversível, mas recebeu uma charmosa carroceria em meados da década de 1930. Foi criado pela empresa belga Jonckheere. A aparência impressionante do cupê aerodinâmico e seus detalhes minuciosos o tornam um dos Rolls-Royces mais desejáveis do mundo, se não o mais desejável. Possui portas circulares, teto solar duplo, um interior palaciano e até mesmo um tipo de barbatana na parte traseira para estabilidade ao correr em alta velocidade. Infelizmente, durante os anos 1970, este carro caiu nas mãos de um homem que cometeu um sacrilégio automotivo. Ele cobriu este carro inestimável com tinta de pó de ouro e o usou para deslumbrar os colegas. O carro desapareceu por 20 anos antes de ressurgir nos anos 1990, e felizmente foi restaurado à sua glória original e hoje é, mais uma vez, o veículo que impressionou uma era.
1936 Delahaye 135 Competition Court Figoni et Falaschi Cabriolet
Em 1894, foi fundada em Paris a empresa automobilística Delahaye. Obteve um grande sucesso vendendo carros e caminhões, o que garantia grande parte da sua renda. No entanto, tudo isso mudou após a introdução do 135. Várias empresas criaram carrocerias inspiradas neste modelo, como a Charpron e a Letourner et Marchand, mas os carros Figoni et Falaschi são os mais cobiçados.
1938 Peugeot 402 Darl’mat Roadster
Os fundamentos deste Peugeot foram, na verdade, destinados a um carro familiar, o 402, mas a empresa Carrosserie Portout conseguiu alguns exemplos e criou algumas carrocerias verdadeiramente belas para esses automóveis. Cerca de 54 Roadsters, 32 Cabriolet e 20 versões cupê foram criadas no total. Um Roadster, resplandecente em sua pintura aveludada, pode ser visto na foto.
1934 Ford Model 40 Special Speedster
Naquela época, Edsel Ford, um dos filhos de Henry Ford, ordenou ao designer-chefe da Ford Motor Company a criar algo especial para ele depois de ter sido inspirado pelos carros que viu em uma viagem à Europa. Este carro impressionante e único é o resultado desses esforços. Embora tenha começado como um carro muito menos glamouroso do que os Bugattis ou os Rolls-Royces nesta lista, não há como negar que o resultado final é maravilhoso. Hoje está no Ford House Museum, na Califórnia, sob um forte esquema de segurança.
1938 Talbot-Lago T150-C Special Teardrop Coupe
Na tradução, teadrop é lágrima.
Ao observar o veículo, dá para perceber por que tem esse nome, veja a parte traseira!
Os carros fabricados por este fabricante francês são altamente valorizados hoje e valem milhões de dólares.
Os carros foram alimentados por uma variedade de motores de 4 e 6 cilindros, e representam o amado estilo art déco no auge da sua era.
1929 Ruxton Model C Roadster
Este modelo só foi produzido por dois anos pela New Era Motor Company de Nova York.
É um exemplo inicial da influência do movimento art déco no design do carro.
Além de sua beleza, também é notável pela tração dianteira.
A tração na roda traseira, era o sistema de transmissão mais usado na época.
Não importa qual carro você esteja dirigindo, para mantê-lo no caminho, você precisa de segurança e conforto.
Mantenha a revisão de seu carro em dia, verifique regularmente o estado dos pneus e não se esqueça da manutenção do ar condicionado.