Carnaval com Responsabilidade

10/02/2020
| Colunista: , Álvaro Lopes
|
Assunto: , Datas Comemorativas, Saúde

O Carnaval é o período de festa popular mais aguardado pelos brasileiros

AlvaroLopes20200210

Com muita brincadeira, blocos e diversão para todas as idades, o feriado pode trazer também alguns perigos para a saúde, como o excesso de ingestão de álcool, exposição prolongada à altas temperaturas e o aumento de relações sexuais sem proteção.

Saiba como curtir as festas carnavalescas com segurança e manter a sua saúde em dia para continuar aproveitando o restante do ano.

Intercale a bebida alcoólica com a ingestão de água e alimentos sólidos

Apesar de ser muito consumida, a bebida alcoólica não faz nada bem, ela tem efeito diurético e promove a desidratação. O ideal é que o consumo da bebida seja intercalado com copos de água, sendo recomendado quatro vezes mais água do que bebida alcoólica para diminuir os efeitos nocivos do álcool. Alimentar-se antes de beber, assim como entre uma dose e outra, é igualmente regra de ouro contra a ressaca. Quando o estômago está cheio, ocorre menor e mais lenta absorção do álcool, o que permite que nosso corpo tenha mais tempo de metabolizá-lo.

Proteja-se do sol

O uso de protetor solar é de extrema importância para manter a saúde da pele, principalmente se a pessoa for ficar exposta ao sol por uma grande quantidade de tempo. Se o sol estiver intenso, não se esqueça de levar chapéu e óculos escuros para aumentar a proteção. As crianças e os idosos são, naturalmente, mais sensíveis aos efeitos do sol, então, a proteção com filtro solar, chapéu e óculos escuros é obrigatória para eles. Se possível, é indicado que eles curtam o Carnaval em locais com mais sombra.

Aposte em alimentos leves

A maratona de blocos de rua pode ser bem gostosa de curtir ao lado dos amigos, mas também bastante cansativa e desgastante. Para manter a energia, tome um café da manhã reforçado com sucos naturais, frutas, iogurtes, pão integral e mel e leve para a folia alimentos de alto valor energético, como banana, barrinha de cereal, chocolate meio amargo e nozes. Fique longe de frituras, doces e comidas muito pesadas para evitar indigestão e dores abdominais.

Pense duas vezes antes de pegar o carro

As festas cheias e possíveis tumultos também podem acabar aumentando os níveis de irritabilidade, prova disso é o número crescente de acidentes de trânsito no feriado. Nesse caso, para aproveitar ao máximo o que a folia tem de melhor para oferecer, prefira usar o transporte público, como ônibus e metrô, e deixe o carro na garagem. Se exagerar na bebida, a melhor opção é ir de carona ou táxi.

Apareceu alguém especial no bloco? Proteja-se

O Carnaval também é tempo de amor e novos encontros. Se der a sorte de encontrar uma pessoa legal no meio da folia, não se esqueça de se proteger. A época é uma das que mais registram novos casos de doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia, a sífilis e a AIDS. É obrigatório o uso de preservativos nas relações sexuais; em caso de suspeita de contaminação, procure imediatamente um médico de confiança para fazer o diagnóstico preciso e, caso seja confirmada a doença, inicie o tratamento adequado.

Que todos tenham um excelente Carnaval
Na Passarela da Freguesia Você encontra Fantasias, Confetes, Serpentinas e tudo mais para animar seu Carnaval

Fonte: Terra

Voltar Próximo artigo