A caipirinha é uma bebida alcoólica brasileira, feita com cachaça, limão, açúcar e gelo. Variações incluem a caipiroska, com vodka ao invés de cachaça e a caipiríssima, com rum
O nome caipirinha é uma alusão à expressão Caipira, utilizada para se referir às pessoas nascidas no interior. Desde então, essa bebida feita com um Tesouro Nacional, como é considerada a cachaça, foi sendo difundida pelo Brasil e ganhou o mundo todo.
Você sabe como surgiu a caipirinha?
Acredita-se que a tradicional caipirinha, feita com cachaça, limão amassado, açúcar e gelo, foi criada há muito tempo no interior de São Paulo, por volta de 1950. O motivo? Para servir de remédio contra gripes e resfriados, só que sem gelo. Você imaginava? Podemos dizer que hoje também é utilizada como remédio, só que para o desânimo.
Conforme foi conquistando fama, a caipirinha começou a ganhar outras variações. Hoje em dia também é feita com vodca ou rum, ou substituindo o limão por morango, abacaxi entre outras frutas.
INGREDIENTES
Os ingredientes são apenas quatro: cachaça, limão, açúcar e gelo.
PREPARO
1. Corte o limão ao meio e, depois, em fatias meia-lua finas.
2. Macere (esmague) levemente as fatias de limão com o açúcar em um copo baixo. Macerar demais deixa o drinque amargo.
3. Encha o copo com gelo e coloque a cachaça. Misture e finalize com fatias de limão.
DICAS
* Vai preparar caipirinha para muita gente? Basta se lembrar da regra dos terços: 1 parte do copo ou jarra de fatias de limão, 1 parte de gelo e 1 parte de cachaça.
* A regra é real: quanto melhor a cachaça, melhor a caipirinha.
* Pode cachaça envelhecida na caipirinha? Pode! Só lembre que isso vai levar uma nova camada de sabor para o drinque.