Será que bater a porta do carro com força danifica o veículo de alguma forma? Ou isso é apenas mais um mito do universo automotivo?
Neste artigo você vai entender quais problemas podem surgir com o hábito de bater com força a porta do carro. Esse hábito é odiado pelos proprietários dos veículos, pois dá a impressão de que estraga o automóvel. Será que isso é real?
Não tem geladeira em casa, não?
Aposto que você já ouviu algum motorista falando isso. Afinal, essa é uma frase bem usada quando um passageiro entra ou sai do automóvel e acaba batendo com muita força a porta do carro.
Na maioria das vezes, quando alguém bate a porta do carro com força não é de propósito. Isso geralmente acontece pela desatenção do passageiro, seja por estar distraído no celular ou conversando com alguém, por exemplo.
Embora os motoristas não tenham certeza sobre os danos que isso pode causar, é natural que reclamem. Afinal, todos desejam preservar ao máximo as condições do veículo, pois além de deixar o veículo com uma estética mais conservada, isso ainda ajuda em outros fatores, como fazer uma boa revenda.
Bater a porta do carro gera problemas?
A resposta dessa dúvida é bastante variável e pode depender do modelo e do tempo de vida útil do veículo. A porta do carro é feita para aguentar pancadas do dia a dia, seja para fechá-la ou até mesmo quando sofre uma colisão. Portanto, ela passa por um processo bastante rigoroso de testes para oferecer segurança aos passageiros e ao motorista.
No entanto, mesmo com os testes mais agressivos de resistência e durabilidade, é necessário lembrar que trata-se de uma peça com vida útil como qualquer outra. Por isso, bater a porta do carro com força frequentemente pode apresentar real dano a longo prazo.
Portanto, se aquela batida na porta do carro for mais forte que o necessário de vez em quando, não é preciso esquentar a cabeça. Mas, é sempre bom evitar que isso aconteça.
Quais problemas podem surgir ao bater a porta do carro?
Como dissemos anteriormente, a resposta para essa questão vai depender do modelo do automóvel. Na maioria dos casos, o problema pode surgir no vidro da porta do carro. Isso pode ocorrer caso a janela esteja parcialmente ou totalmente aberta e receber um impacto extremamente forte.
+Auto Cooler
+Carros
Fonte: Minuto Seguros